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Sistemas de Informação

Código: MEB0036     Sigla: SI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Informática

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Biomédica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEB 3 Plano de estudos oficial 1 - 6 39 162

Língua de trabalho

Português
Obs.: Materiais em Inglês

Objetivos

Esta unidade curricular tem como principal objetivo fornecer o conhecimento e a prática para o planeamento e desenho de um sistema de informação, principalmente na sua vertente de representação e organização da informação. A compreensão e utilização eficiente do modelo relacional de dados e a sua implementação num sistema de gestão de bases de dados fazem também parte dos objetivos.

Outro objetivo é o conhecimento e a prática da construção de uma interface adequada capaz de facilitar e dar suporte aos processos de negócio subjacentes ao sistema de informação. Essa interface deverá permitir executar o fluxo de um processo de negócio através das operações normais de pesquisa, atualização, criação e eliminação de dados do sistema.

Resultados de aprendizagem e competências

Após esta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de analisar e modelar processos organizacionais e as suas necessidades em termos de dados e informação, devendo também desenhar e construir esquemas relacionais eficientes, a partir dos modelos.

Outro resultado esperado será o desenho e implementação de uma interface web, usando uma tecnologia de servidor simples, assim como das operações sobre a base de dados relacional que implementa o modelo criado e identificado a partir do processo organizacional.

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de: 

  • Identificar os requisitos de um sistema de informação
  • Desenhar o modelo de dados de um sistema de informação usando diagramas de classes UML
  • Transformar o modelo UML para o modelo relacional
  • Criar e explorar a base de dados usando um sistema de gestão de bases de dados relacional
  • Elaborar interrogações à base de dados em SQL
  • Desenhar a interface com o utilizador em HTML 5
  • Utilizar a linguagem de scripting PHP e algumas das suas bibliotecas para construir a interface com o utilizador e a camada de regras da aplicação web
  • Definir estilos de apresentação através da utilização de CSS
  • Compreender as questões envolvidas na implementação de sistemas de recomendação para aplicações web
  • Usar o sistema de controlo de versões Git para colaborar de forma eficiente quando inserido/a numa equipa de desenvolvimento
  • Montar e executar uma aplicação web usando um container Docker

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Modelo de classes UML:


    • Modelação de um sistema de informação;

    • Classes, associações e atributos.


  2. Modelo relacional:


    • Passagem do modelo UML para o modelo relacional;

    • Relações e restrições.


  3. Linguagem SQL:


    • Definição de bases de dados;

    • Interrogação de bases de dados;

    • Manipulação de bases de dados.


  4. Sistema de gestão de bases de dados;

  5. Sistemas de informação na web;

  6. Linguagens web do lado do cliente:


    • Estrutura de uma página web usando HTML;

    • Definição de estilos usando CSS.


  7. Linguagem de scripting do lado do servidor: PHP.

  8. Funcionalidades do sistema de controlo de versões Git

  9. Funcionalidades básicas do sistema de containers Docker

  10. Aplicação prática:


    • Análise, desenho e implementação de um sistema de informação na web.


Bibliografia Obrigatória

Ramakrishnan Raghu; Database Management Systems. ISBN: 0-07-115508-2
Silberschatz Abraham; Database system concepts. ISBN: 0-07-114810-8

Bibliografia Complementar

Jon Loeliger, Matthew McCullough; Version Control with Git, 2nd Edition. ISBN: 978-1-44931-638-9
Ullman Jeffrey D.; A First Course in Database Systems. ISBN: 0-13-8687647-9
Adrian Mouat; Using Docker: Developing and Deploying Software with Containers. ISBN: 978-1-49191-576-9

Observações Bibliográficas

.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  • Aulas teóricas: exposição dos assuntos a tratar, acompanhados pela apresentação e discussão de exemplos práticos.

  • Aulas práticas: resolução de exercícios práticos e apoio à realização do projecto.

  • Avaliação: projeto e exame.

Software

SQLite
PHP
Docker
Git

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Gestão de bases de dados
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da internet
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da informação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 15,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho laboratorial 58,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência


  • Completar e apresentar o projeto, obtendo a classificação final mínima de 8 (em 20) valores. O projeto divide-se em duas entregas distintas:


    • 30%: relatório contendo os modelos UML e relacional

    • 70%: implementação de um website usando HTML, CSS e PHP


  • Classificação mínima de 8 (em 20) valores no exame escrito

Fórmula de cálculo da classificação final

0.5 * Projeto + 0.5 * Exame

Projeto - Classificação final do projeto
Exame - Classificação do exame escrito

Avaliação especial (TE, DA, ...)

O projeto é obrigatório e deve ser executado e apresentado nos prazos estabelecidos para a unidade curricular. O exame é também obrigatório seguindo as normas estabelecidas.

Os trabalhadores estudantes (e equivalentes) dispensados das aulas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução do projeto, assim como devem fazer a apresentação final deste juntamente com os alunos ordinários, e realizar o exame escrito de avaliação individual previsto.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação do exame escrito segue as normas gerais.
O projeto, devido à sua extensão, só poderá ser melhorado na próxima instância da unidade curricular.

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