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Negociação Internacional

Código: MIET0029     Sigla: NI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão de Empresas

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIET 18 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 1 - 3 21 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-09-20.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Avaliação especial, Programa, Bibliografia Complementar, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Avaliação especial, Programa

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Introduzir o estudo detalhado do processo negocial.

Identificar, classificar e explicar a origem da negociação (conflito) e os aspetos externos (valores culturais e éticos)condicionantes da tomada de decisão.

Apresentar os requisitos éticos estabelecidos na legislação europeia de combate à corrupção e ligados às tomadas de decisão e liderança.

Adquirir capacidades de análise crítica das diversas situações e de definir e implementar ações ao longo do processo de negociação (da preparação ao follow-up dos acordos)

Resultados de aprendizagem e competências

No final, os participantes estarão em condições de

  • Identificar os conflitos e desenvolver ações que permitam a gestão dos processos de tomadas de decisão e de ações de mitigação dos diversos impactos culturais e éticos, que os salvaguardem, em particular das questões não-éticas;
  • Identificar e implementar as condicionantes éticas (nomeadamente as resultantes da legislação europeia em vigor);
  • Identificar os aspetos culturais e desenvolver processos de mitigação dos seus impactos na negociação;
  • Desenvolver a estratégia, o planeamento, a preparação e participação em processos de Negociação em ambiente multicultural (com enfoque no desenvolvimento da metodologia win-win).

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

não se aplica

Programa

1 - Do Local para o Global. Breve história. O mito da "aldeia global". A negociação (inter)nacional ou (multi)cultural?. Que negociações no dia-a-dia? A razão da negociação. Conflito: a fonte e a base da negociação. Tipos e fontes de conflitos, a sua escalada e consequências. Os elementos de tomada de decisão: valores, discernimento e processo de tomada de decisão Negociação (inter)nacional ou multicultural?
2. Conflito. Tipos, fontes, desenvolvimento e gestão do conflito. A tomada de decisão (valores, discernimento, processo de tomada de decisão)
3.Cultura: Valores, modelos e dimensões. Impactos inter e transculturais. O impacto da cultura na negociaçã
4.Ética: do comportamento individual, à liderança, da tomada de decisão e à gestão. Valores e dilemas éticos. A “cegueira ética”. Gestor tóxico. As questões éticas nos negócios (diretivas europeias e suas consequência)
5.Negociação.  Estratégia, tipo, processo e fases da negociação
6.Visão geral das interligações: negociação-cultura-ética. Wrap-up


Nota: Um caso de estudo será utilizado em toda as sessões, sendo analisado, em cada sessão, de acordo com as questões abordadas na sessão.

Bibliografia Obrigatória

Palazzo, G & Krings, F & Hoffrage, U; Ethical blindness, Journal of Business Ethics, 2012
Singhapakdi, A , Marta, Janet , Erao, C. Cici, Muris ; Is Cross-Cultural Similarity an Indicator of Similar Marketing Ethics?”, , Journal of Business Ethics. ISBN: https://doi.org/10.1023/A:1010699529874
Schneider, C & Fehrenbacher, D & Weber, E,; Catch me if I fall. Cross-national differences in willingness to take financial risks as a function of social and state ‘cushioning”,, nternational Business Review, 2017
Doh, J., Husted, B. W., Matten, D., & Santoro, M; hoy there! toward greater congruence and synergy between international business and business ethics theory and researc, Business Ethics Quarterly, 2010

Bibliografia Complementar

Harris Jr, C et al ; Engineering Ethics_concepts and cases, Wadsworth, 2009
Lempereur, A & Colson, A ;; The first move,, Michele Pekar. , 2010
Harris, M. , Pritchard, M., Rabins, M, James, R., Engelhardt, E. ; Engineering Ethics: Concepts and Cases , Wadsworth , 2009. ISBN: 978-1337554503
Crane, A & Matten, D; Business Ethics, OUP, 2015
Cloke, Kenneth & Goldsmith, Joan; Resolving conflicts at work _ ten strategies for everyone on the job, \jossey-Bass, 2011. ISBN: 978-0-470-92224-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia empregue baseia-se numa conjunção das seguintes abordagens:

  • Apresentação de conceitos teóricos;
  • Apresentação e análise de case-studies;
  • Identificação e análise de situações no dia-a-dia;
  • Debate sobre impactos e formas de mitigação dos mesmos.

A avaliação será distribuída, sem exame final, efetuada através de:

  • a participação nas sessões (20%);
  • as 4 melhores classificações obtidas nos quiz de cada sessão (40 %)
  • trabalho individuall (40%)

Obtenção de frequência:

  • presença em 75 % das sessões
  • A classificação positiva será expressa de 10 a 20 valores
NOTA: os quiz abordam temas da sessão, bem como do caso de estudo

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 40,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 63,00
Frequência das aulas 21,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 114,00

Obtenção de frequência

Obtenção de frequência:

  • presença em 75 % das sessões
  • A classificação positiva será expressa de 10 a 20 valores
A presença em sessão é contabilizada com a entrada em sala (ou no meio que for definido pela Universidade / Faculdade, em função do COVID19) até 15 minutos do horário estabelecido para o inicio da sessão e permanência  até ao final da sessão ou últimos 10 minutos

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = [(NP / NTS)*.20+ (Q1+Q2+Q3+Q4)*.10+TI*.40]*20

CF-  Classificação Final (0-20)
NP - Numero de Presenças (em horas)
NTS- Número total de sessões (em horas)
Q1, Q2, Q3, Q4 - Quiz (em %) 
TI - Trabalho individual (em %)

Provas e trabalhos especiais

não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

No caso de alunos em regimes espciais - que não optem por realizar a frequeêcnia com as avaliações por quiz  e trabalho individual, podem requer um exame final e a apresnetaçãod e um trabalho individual a ser acordado com os docentes (criação de um caso de estudo, ou simulação de situação de negociação internacional, ou outro)

A classificação final é obtida pela formula:
 CF = (TF*.40+TI*.60]*20

CF-  Classificação Final (0-20)
 TF -teste final (em %)
TI - Trabalho individual (em %)

Melhoria de classificação

A melhoria de classifiicação pode ser efectuada por exame final abrangendo toda a área de conhecimento da unidade curricular
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