Código: | ESG0017 | Sigla: | IPC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Interacção e Multimédia |
OFICIAL | Engenharia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MESG | 27 | Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
OBJECTIVO GERAL O principal objectivo da disciplina é o de preparar os estudantes para analisarem e projectarem as componentes interactivas dos sistemas, em particular da interface com os utilizadores, de uma forma adequada às suas necessidades, considerando o curto, médio e longo prazo.
OBJECTIVOS PARTICULARES
1. Preparar os estudantes para analisarem sistemas interactivos, em termos de um conjunto de parâmetros quantitativos e qualitativos.
2. Preparar os estudantes para utilizarem técnicas de estudo, observação e interrogação de utilizadores suportadas na compreensão do modelo conceptual dos utilizadores de sistemas.
3. Preparar os alunos para utilizarem um processo de construção de produtos interactivos baseado numa filosofia de projecto, incluindo a avaliação dos utilizadores, concepção, prototipagem, validação, construção e manutenção.
No final desta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
- compreender a importância da interação com o utilizador no desenvolvimento de sistemas interativos
- compreender os principais princípios de desenho de interação
- conceber um sistema interativo utilizando uma abordagem centrada no utilizador, baseada na recolha e definição de requisitos, e na construção e avaliação de proptótipos.
- fazer testes de usabilidade em sistemas já existentes, assim como propor e testar sugestões de melhoria.
1. Projecto de Concepção da Interacção.
2. Compreender e Conceitualizar a Interacção.
3. Compreender os Utilizadores.
4. Compreender como as interfaces afectam os utilizadores.
5. Interfaces e Interacção
6. O Processo de concepção da Interacção.
7. Identificar Necessidades de Definir Requisitos e construção de protótipos.
8. Introdução à Avaliação de Usabilidade.
A leccionação desta disciplina baseia-se nos seguintes componentes de actividades complementares de ensino pelos docentes e de aprendizagem pelos estudantes:
A1. NOÇÕES TEÓRICAS A exposição de noções teóricas feita nas aulas Teóricas e Teórico-Práticas deverá ser apreendida pelos estudantes através de actividades de estudo e conceitualização.
A2. CASOS TEÓRICO-PRÁTICOS A exposição de casos e respectivas resoluções realizadas nas aulas Teóricas e Teórico-Práticas deverá ser objecto de estudo, conceitualização e experimentação com novos problemas por parte dos alunos.
A3. PROJECTO DE IPC O projecto de análise de um sistema interactivo e especificação da sua evolução, a realizar por grupos de alunos, será alvo de acompanhamento por parte dos docentes da disciplina durante as aulas Teórico-Práticas ou em sessões especiais programadas para o efeito.
COMPONENTES DE AVALIAÇÃO A avaliação baseia-se nos seguintes 2 componentes (P1, P2 e P3)
P1. Projecto de grupo – avaliação distribuída (30%). Cada grupo de alunos vai identificar um projecto de um sistema a estudar do ponto de vista da interacção com os utilizadores. O trabalho deverá envolver um estudo prévio do sistema e de sistemas concorrentes, contactos com eventuais utilizadores e projectistas ou autores seleccionados, a realização de entrevistas e inquéritos aos utilizadores, incluindo a realização de uma sessão de avaliação baseada num guião previamente produzido, a análise das entrevistas e inquéritos, especificação de casos de uso essenciais, e projecto e teste de um protótipo desenvolvido. Trata-se de efectuar um ciclo de desenvolvimento de acordo com o modelo apresentado nas aulas.
P1.1 – Proposta do projecto de grupo (5%) Relatório com a proposta de trabalho de grupo (1 página) e apresentação aos colegas e docente (máximo 10 minutos).
P1.2 – Relatório do Projecto (15%). Relatório final com a descrição do trabalho realizado pelo grupo (máximo 20 páginas).
P1.3 – Apresentação do Projecto (10%). Apresentação aos colegas e docente do trabalho realizado pelo grupo (máximo 10 minutos). Os componentes do projecto devem ser entregues em papel no secretariado do curso até às datas acordadas (até às 17h00). Por cada dia de atraso na entrega das componentes P1.1 e P1.2 a penalização é de 1 valor em 20 nas respectivas classificações.
Nota mínima na componente P1 para ter aprovação à disciplina: 10 valores em 20.
P2. Prova escrita individual – avaliação com exame final (40%).
Nota mínima para ter aprovação à disciplina: 8 valores (ou seja, não é possível obter classificação positiva final na disciplina com uma classificação muito boa no projecto de grupo e muito fraca no exame final.
P3. Trabalhos de casa (30%)
No final de algumas aulas será proposto aos estudantes a realização de pequenos trabalhos relativos à matéria abordada nessa aula.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 40,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 30,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 25,00 |
Estudo autónomo | 40,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho laboratorial | 25,00 |
Total: | 162,00 |
É necessário obter classificação positiva na componente P1 para ter frequência na disciplina (cf. definição de frequência, “Normas Gerais de Avaliação da FEUP 2002”, Art. 4º, nº 1 e Art. 5º, nº 16). Apenas os estudante que tenham obtido frequência se podem apresentar a exame normal ou de recurso. Toda a avaliação terá em conta a apresentação, correcção e qualidade do português/inglês utilizado.
P1.1: Apresentação da Proposta do Projecto (5%)
P1.2: Relatório do Projecto (15%)
P1.3: Apresentação Final do Projecto (10%)
P1: Nota Global do Projecto P1 = (0.05 * P1.1 + 0.15 * P1.2 + 0.1 * P1.3) / 0.30
P2: Exame Final (40%)
P3: Trabalhos de casa (30%)
Nota Final = 0.3*P1 + 0.4 * P2 + 0.3 * P3
O cálculo das classificações para os alunos com regimes especiais rege-se pelas mesmas normas de avaliação que os alunos ordinários.
A componente de avaliação distribuída P1 pode ser melhorada mediante inscrição na disciplina no ano seguinte. A componente de avaliação P2, exame normal, pode ser melhorada no exame de recurso.
Todo o contacto geral com os discentes será efectuado com base em mensagens de correio electrónico, em particular com base nos endereços que constam do Sigarra e recorrendo ao correio electrónico dinâmico. Algumas aulas sobre temas específicos poderão ser dadas por especialistas convidados ou por outros docentes.