Metodologias de Investigação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MM |
44 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
6 |
45 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Metodologias de Investigação é uma unidade curricular obrigatória no 2.º semestre do 1.º ano do plano de estudos do Mestrado em Multimédia. Atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, a unidade curricular pretende contribuir para capacitar o estudante para realizar uma dissertação que inclui uma componente teórica e uma componente empírica. Como tal, torna-se importante promover o desenvolvimento de competências como escrita científica, desenho metodológico, e comunicação científica.
Importa realçar o papel da unidade curricular na tomada de consciência da relevância da dimensão ética e no desenvolvimento de padrões de atuação coerentes com as melhores práticas de investigação na área do Multimédia.
A unidade curricular pretende contribuir para capacitar os futuros mestres a integrar dados da investigação mais recente assim como conciliar investigação e desenvolvimento nos momentos de conceção e avaliação de produtos, processos e serviços em diferentes contextos profissionais. Simultaneamente, pretende-se contribuir para aumentar a capacidade de significar a relevância da atuação dos mestres em multimédia a nível sócio-profissional.
Resultados de aprendizagem e competências
Escrita científica
- Identificar os principais componentes constituintes de um artigo científico e de uma dissertação de mestrado
- Utilizar a Web of Science e Scopus e selecionar artigos científicos relevantes para a área de interesse
- Utilizar um software (Zotero, EndNote ou Mendeley) enquanto software de gestão bibliográfica como apoio à escrita
- Analisar o conteúdo de artigos científicos sob a forma de uma recensão crítica
- Citar de forma apropriada as fontes bibliográficas e referências de acordo com as normas da APA
- Preparar um projeto de dissertação de mestrado respeitando a estrutura recomendada no mestrado
Desenho metodológico
- Distinguir o método científico clássico do método popperiano
- Categorizar e formular objetivos, questões e hipóteses de investigação
- Descrever as principais características dos desenhos metodológicos (experimental, quasi-experimental e não-experimental)
- Avaliar a adequação de uma determinada opção metodológica aos objetivos de investigação no que diz respeito à validade teórica, interna e externa da investigação
Recolha, tratamento e apresentação de dados
- Descrever e comparar entre si as principais características das diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados: inquérito (entrevista e questionário), observação e estudo documental, no que diz respeito à comunicação e ao acesso aos dados
- Identificar as técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizados numa determinada investigação
- Selecionar as técnicas e instrumentos de recolha de dados mais adequados aos objetivos de investigação formulados e compatíveis com os recursos e calendário do mestrado.
- Formular itens concisos, pertinentes e claros (não-ambíguos) para um questionário
- Construir uma base de dados coerente a partir de um questionário
- Calcular estatísticas simples (frequência absoluta, frequência relativa, média, mediana, desvio-padrão) através do programas estatísticos
- Elaborar um guião de entrevista semi-estruturada
- Criar categorias para proceder a uma análise de conteúdo de acordo com os seguintes princípios: exaustividade, homogeneidade, pertinência, objetividade e fiabilidade, e produtividade
- Produzir e integrar quadros e figuras adequados ao tipo de dados e ao contexto de apresentação
Sentido ético
- Diferenciar os casos de aplicação das garantias de confidencialidade, anonimato e consentimento informado no âmbito da investigação
- Integrar no projeto de investigação os procedimentos éticos necessários para assegurar que o projeto de investigação respeita escrupulosamente os direitos e dignidade dos participantes antes, durante e depois da investigação se realizar
Comunicação científica
- Preparar diapositivos de apoio a apresentações orais coerentes com os princípios da aprendizagem multimédia
- Apresentar em público, concisa, organizada e claramente, um projeto de investigação em multimédia
Reflexividade
- Questionar as virtudes e limitações do processo de revisão científica por pares.
- Debater o lugar do multimédia enquanto área de investigação multidisciplinar
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução ao curso: Perspetivas epistemológicas sobre a investigação científica
- Estrutura do artigo científico e da dissertação de mestrado
- Técnicas de pesquisa de literatura
- Questões e hipóteses de investigação, validade da investigação
- Desenho do estudo: desenhos experimentais, quase-experimentais e não-experimentais
- Técnicas e instrumentos de recolha de dados
- Abordagens quantitativas e qualitativas
- Técnicas de análise de dados
- (Novas) Tendências de investigação multimédia
- Ética na era digitalBibliografia Obrigatória
Bruno Latour;
Reassembling the social – An introduction to actor-network-theory, Oxford University Press, 2005
Observações Bibliográficas
A bibiografia recomendada pode ser consulta na página Moodle associada à UC e numa biblioteca Zotero .
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas com componente expositiva e componente baseada na resolução de problemas (PBL) e dinâmicas de grupo.
- Apresentação de trabalhos pelos estudantes.
Software
NVIVO
SPSS
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Exame |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
72,00 |
Estudo autónomo |
42,00 |
Frequência das aulas |
48,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
O estudante deverá obter uma classificação igual ou superior a 10 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação terá componentes formativas e contínuas, conjugando parâmetros flexíveis com outros mais “convencionais”, como um teste. Haverá momentos de auto e heteroavaliação nas apresentações das tarefas desenvolvidas. Os docentes da disciplina farão exercícios de arbitragem, moderação e garantia de bom senso e transparência. Em todos os casos, as atividades dos alunos são tipicamente balizadas por quatro critérios:
a) Rigor científico
b) Criatividade/originalidade
c) Clareza
d) Empenho/apresentação
Além das tarefas, haverá um teste teórico. Numa escala de 0 a 20, a nota final terá o seguinte perfil:
A - Avaliação da proposta de dissertação
B - Avaliação da apresentação da proposta de dissertação
C - Exame
Ponderação:
A - 60%
B - 10%
C - 30%
A nota final de cada aluno resultará da seguinte fórmula: A*0,50+B*0,10+C*0,30
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os descritos na FEUP. Exceções a ponderar em cada caso.
Melhoria de classificação
Realização de exame