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Interfaces Multimodais

Código: MM0053     Sigla: IM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1825
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MM 18 Plano de estudos oficial 1 - 6 45 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo dos sistemas computacionais e do design da interação com estes.

Resultados de aprendizagem e competências

São estudadas práticas de projeto para o design da interação, dedicando particular atenção ao design centrado no utilizador e aos padrões de design utilizados como ferramentas no estudo e na análise crítica de sistemas interativos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A unidade curricular é desenvolvida em módulos sequenciais, sendo dedicado espaço de exposição, reflexão, discussão e desenvolvimento do projecto em cada módulo:
* Sistemas de padrões para o design da interação;
* Utilização de sistemas interativos;
* Design centrado no utilizador;
* Organização do conteúdo: arquitetura da informação;
* Framework de design;
* Navegação;
* Multimodalidade;
* Composição, layout e visualização de informação;
* Avaliação de usabilidade;
* Metodologias de projeto de design de interação.

Bibliografia Obrigatória

Brown, Daniel M.; Communicating Design. Developing Web Site Documentation for Design and Planning, New Riders, 2007. ISBN: 978-0-321-39235-0
Caddick, Richard; Cable, Steve; Communicating the User Experience, Wiley, 2011. ISBN: 978-1-119-97110-8
Clark, Josh; Designing for Touch, A Book Apart, 2015. ISBN: 978-1-9375572-9-4
Cooper, Alan; Robert Reimann; David Cronin; Christopher Noessel; About Face: the Essentials of Interaction Design, Fourth Edition, John Wiley & Sons, 2014. ISBN: 978-1-118-76657-6
Jenifer Tidwell; Designing interfaces. ISBN: 978-1-449-37970-4

Bibliografia Complementar

Donald A. Norman; The design of everyday things. ISBN: 0-262-64037-6
Donald A. Norman; The Invisible computer. ISBN: 0-262-64041-4
Donald A. Norman; The psychology of everyday things. ISBN: 0-465-06709-3
Donald A. Norman; Emotional design. ISBN: 0-465-05135-9
Donald A. Norman; Living with complexity. ISBN: 978-0-262-01486-1
Donald A. Norman; The design of future things. ISBN: 978-0-465-00227-6
Yvonne Rogers, Helen Sharp, Jennifer Preece; Interaction design. ISBN: 978-0-470-66576-3
Alan Dix...[et al.]; Human-computer interaction. ISBN: 978-0-13-046109-4
Alexander, Christopher; Notes on The Synthesis of Form, Harvard University Press, 1964. ISBN: 0-674-62751-2
Alexander, Christopher; The Timeless Way of Building, Oxford University Press, 1979. ISBN: 0-19-502402-8
Alexander, Christopher; Ishikawa, Sara; Silverstein, Murray; Jacobson, Max; Fiksdahl-King, Ingrid; Angel, Shlomo; A Pattern Language: Towns, Buildings, Construction, Oxford University Press, 1977. ISBN: 0-19-501919-9
Buurman, Gerhard M.; Total Interaction: Theory and Practice of a New Paradigm for the Design Disciplines, Birkhäuser, 2005. ISBN: 978-3-7643-7076-3
Crumlish, Christian; Malone, Erin; Designing Social Interfaces, O'Reilly, 2009. ISBN: 978-0-596-15492-9
Disabato, Nick; Cadence & Slang, Sheridan Books, 2010. ISBN: 978-0-615-34171-2
Hallnäs, Lars; Redström, Johan; Interaction Design: Foundations, Experiments, Chalmers, 2006. ISBN: 91-631-8554-7
Jehl, Scott; Responsible Responsive Design, A Book Apart, 2014. ISBN: 978-1-9375571-6-4
Krug, Steve; Don't Make Me Think, Revisited: A Common Sense Approach to Web Usability, New Riders, 2014. ISBN: 978-0-321-96551-6
Löwgren, Jonas; Stolterman, Erik; Thoughtful Interaction Design: A Design Perspective on Information Technology, The MIT Press, 2004. ISBN: 0-262-12271-5
MacKenzie, I. Scott; Human-Computer Interaction: An Empirical Research Perspective, Morgan Kaufmann, 2013. ISBN: 978-0-12-405865-1
Marcotte, Ethan; Responsive Web Design, A Book Apart, 2011. ISBN: 978-0-9844425-7-7
Marcotte, Ethan; Responsive Design: Patterns & Principles, A Book Apart, 2015. ISBN: 978-1-9375573-4-8
Mathis, Lukas; Designed for Use: Usable Interfaces for Applications and the Web, The Pragmatic Bookshelf, 2011. ISBN: 978-1-93435-675-3
McGrane, Karen; Going Responsive, A Book Apart, 2015. ISBN: 978-1-9375573-1-7
Moggridge, Bill; Designing Interactions, The MIT Press, 2007. ISBN: 978-0-262-13474-3
Nielsen, Jakob; Designing Web Usability, New Riders, 2000. ISBN: 1-56205-810-X
Nielsen, Jakob; Loranger, Hoa; Prioritizing Web Usability, New Riders, 2006. ISBN: 0-321-35031-6
Norman, Donald A.; Things That Make Us Smart: Defending Human Attributes in the Age of the Machine., Basic Books, 1993. ISBN: 0-201-62695-0
Pickering, Heydon; Inclusive Design Patterns: Coding Accessibility into Web Design, Smashing Magazine, 2016. ISBN: 978-3-945749-45-6
Raskin, Jef; The Humane Interface: New Directions for Designing Interactive Systems, ACM Press, 2000. ISBN: 0-2-1-37937-6
Sterling, Bruce; Shaping Things, The MIT Press, 2005. ISBN: 0-262-69326-7
Thackara, John; In The Bubble: Designing in a Complex World, The MIT Press, 2005. ISBN: 0-262-70115-4
Wardrip-Fruin, Noah; Montfort, Nick; The New Media Reader, The MIT Press, 2003. ISBN: 0-262-23227-8

Observações Bibliográficas

A bibliografia complementar compila obras referenciadas ao longo das aulas expositivas, de interesse para a u.c. mas que não são de leitura obrigatória.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular articula aulas expositivas com o desenvolvimento de um projecto em três fases sequenciais. Este inclui investigação contextual, trabalho de campo, preparação e produção de protótipos, preparação de entregáveis, avaliação de usabilidade e a apresentação e discussão dos resultados de cada uma das fases. A avaliação é distribuída sem exame final, sendo a classificação final calculada a partir da média de classificação dos trabalhos desenvolvidos e entregues para avaliação, sendo ponderada a presença e participação dos estudantes nas aulas.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Sistema de computadores > Interacção pessoa-computador
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho laboratorial 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 80,00
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não exceder o número limite de faltas e participar ativamente na elaboração dos projetos. Os trabalhadores estudantes e equivalentes são dispensados das aulas mas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os alunos ordinários.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média da classificação das diferentes fases do projeto desenvolvido e entregue para avaliação. Será também ponderada a presença e participação dos estudantes nas aulas.

CF = F1 * 30% + F2 * 30% + F3 * 30% + AC * 10%
CF - Classificação Final
F1, F2, F3 - Fases do projeto
* AC - Avaliação contínua










Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para Trabalhadores estudantes e equivalentes, a avaliação contínua AC na fórmula de Cálculo da Classificação Final poderá ser não considerada, com o consequente aumento da avaliação das três fases para 33%, 33% e 34% respetivamente. Adicionalmente, deverão os mesmos respeitar o disposto anteriormente no campo "Obtenção de Frequência", nomeadamente a apresentação regular dos projetos em curso. Os dirigentes associativos estão sujeitos às regras normais de avaliação.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final será realizada em momento único com a entrega e apresentação de um projeto de melhoria. O estudante deverá contactar o docente, oportunamente, para a especificação do projeto, sendo também necessário apresentar a evolução do seu trabalho ao docente, com periodicidade a combinar com este.

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