Economia e Gestão dos Media
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia e Gestão |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MM |
15 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
6 |
45 |
162 |
2 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
01. Fornecer conceitos teóricos para a compreensão dos media: suas complexidades, especificidades e modelos de negócio
02. Discutir constrangimentos, tendências e desafios à atividade media
03. Discutir responsabilidade social e estratégias de sustentabilidade
04. Fornecer uma introdução ao Marketing
05. Estimular competências para o desenvolvimento de projeto: da definição do modelo de negócio à sua implementação.
06. Fornecer conceitos essenciais sobre estratégia, propriedade intelectual, comunicação e projetos.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
- Caracterizar os produtos e mercados Media
- Conhecer os diferentes sistemas de media nas economias Ocidentais e compreender o “path dependence”
- Identificar e analisar oportunidades, constrangimentos, tendências e desafios à atividade dos Media
- Analisar - informada e criticamente - questões relativas a sustentabilidade e responsabilidade social dos media;
- Compreender o que é e como evoluiu o Marketing
- Conceber modelos de negócios no campo dos Media
- Desenvolver e apresentar um projeto empresarial num sector media.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Os media
1.1. Complexidade e especificidades
1.2. Mercados e modelos de negócios
2. Marketing: uma introdução
3. Desenvolvimento de projetos e estratégia no(s) setor(es) media
3.1. Ferramentas e estratégias de criação de valor
- Da ideia ao projeto
- Sustentabilidade
- Estratégias de diferenciação
- Propriedade intelectual
- Comunicação e pitch
Bibliografia Obrigatória
ALBARRAN, A., CHAN-OLMSTED, S.M., WIRTH, M.;
Handbook of Media Management and Economics, Routedge. ISBN: 0-8058-5003-1
DOYLE, Gillian;
Understanding Media Economics, Sage Publications, 2013
PICARD, Robert G;
he Economics and Financing of Media Companies, Fordham University Press, 2011
PICARD, Robert G.; WILDMAN, Steven S.;
Handbook on the Economics of the Media, Edward Elgar Publishing, 2015. ISBN: ISBN-13: 978-1784715175
written by Alexander Osterwalder and Yves Pigneur;
Business model generation. ISBN: 978-0-470-87641-1
KOTLER, Philip, ARMSTRONG Gary;
Principles of Marketing, 2016
Kotler, Philip;
Marketing 3.0. ISBN: 978-989-694-004-1
HALLIN, Daniel C., MANCINI, Paolo;
Comparing Media Systems: Three Models of Media and Politics, Cambridge University Press, 2004
CAVACO, Suzana;
Imprensa portuguesa no fim do Estado Novo: consumo e contextos, 2019. ISBN: DOI: https://doi.org/10.14195/2183-5462_35_6
Johannes M. Bauer;
Handbook on the economics of the Internet. ISBN: 978-1-78811-677-0
Bilton, C.; The New Adhocracy: Strategy, Risk and the Small Creative Firm, Centre for Cultural Policy Studies Research Papers, 1999. ISBN: 9781902808017
Kim, W. C. & Maubourgne, R. ; Blue Ocean Strategy - How to Create Uncontested Market Space and Make Competition Irrelevant, Harvard Business School Publishing Corporation, 2016. ISBN: 978-1-59139-619-2
SIMÃO, F. São;
Authors’ Rights and Rights’ Authors: On the Relationship Between Copyright and Artistic Work, PhD dissertation, Faculty of Fine Arts, University of Porto, 2020 (https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/129308.)
Ruth Towse;
Handbook on the digital creative economy. ISBN: 978-1-78100-488-3
Richard Whittington;
Exploring strategy. ISBN: 978-1-292-28245-9
Observações Bibliográficas
Outra bibliografia será indicada e/ou disponibilizada pela equipa docente
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os métodos de ensino adotados resultam de uma combinação de exposição teórica e discussão de casos práticos.
Os estudantes serão chamados a desenvolver e apresentar um projeto empresarial num sector media
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
63,00 |
Estudo autónomo |
63,00 |
Frequência das aulas |
36,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A frequência das aulas é fortemente incentivada, apesar de não se exigir requisito mínimo.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação distribuída sem exame final é composta por um trabalho de grupo com defesa oral (50%) + teste escrito (50%). O estudante deverá obter nota igual ou superior a 7,5 valores (numa escala de 0 a 20) em cada componente da avaliação.