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Economia e Gestão dos Media

Código: MM0066     Sigla: EGM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia e Gestão

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MM 15 Plano de estudos oficial 1 - 6 45 162
2
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-09-15.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Observações Bibliográficas

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

01. Fornecer conceitos teóricos para a compreensão dos media: suas complexidades, especificidades e modelos de negócio
02. Discutir constrangimentos, tendências e desafios à atividade media
03. Discutir responsabilidade social e estratégias de sustentabilidade
04. Fornecer uma introdução ao Marketing
05. Estimular competências para o desenvolvimento de projeto: da definição do modelo de negócio à sua implementação.
06. Fornecer conceitos essenciais sobre estratégia, propriedade intelectual, comunicação e projetos.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:


  • Caracterizar os produtos e mercados Media

  • Conhecer os diferentes sistemas de media nas economias Ocidentais e compreender o “path dependence”

  • Identificar e analisar oportunidades, constrangimentos, tendências e desafios à atividade dos Media

  • Analisar - informada e criticamente - questões relativas a sustentabilidade e responsabilidade social dos media;

  • Compreender o que é e como evoluiu o Marketing

  • Conceber modelos de negócios no campo dos Media

  • Desenvolver e apresentar um projeto empresarial num sector media.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Os media
1.1. Complexidade e especificidades
1.2. Mercados e modelos de negócios

2. Marketing: uma introdução

3. Desenvolvimento de projetos e estratégia no(s) setor(es) media
3.1. Ferramentas e estratégias de criação de valor

  • Da ideia ao projeto
  • Sustentabilidade
  • Estratégias de diferenciação
  • Propriedade intelectual
  • Comunicação e pitch

Bibliografia Obrigatória

ALBARRAN, A., CHAN-OLMSTED, S.M., WIRTH, M.; Handbook of Media Management and Economics, Routedge. ISBN: 0-8058-5003-1
DOYLE, Gillian; Understanding Media Economics, Sage Publications, 2013
PICARD, Robert G; he Economics and Financing of Media Companies, Fordham University Press, 2011
PICARD, Robert G.; WILDMAN, Steven S.; Handbook on the Economics of the Media, Edward Elgar Publishing, 2015. ISBN: ISBN-13: 978-1784715175
written by Alexander Osterwalder and Yves Pigneur; Business model generation. ISBN: 978-0-470-87641-1
KOTLER, Philip, ARMSTRONG Gary; Principles of Marketing, 2016
Kotler, Philip; Marketing 3.0. ISBN: 978-989-694-004-1
HALLIN, Daniel C., MANCINI, Paolo; Comparing Media Systems: Three Models of Media and Politics, Cambridge University Press, 2004
CAVACO, Suzana; Imprensa portuguesa no fim do Estado Novo: consumo e contextos, 2019. ISBN: DOI: https://doi.org/10.14195/2183-5462_35_6
Johannes M. Bauer; Handbook on the economics of the Internet. ISBN: 978-1-78811-677-0
Bilton, C.; The New Adhocracy: Strategy, Risk and the Small Creative Firm, Centre for Cultural Policy Studies Research Papers, 1999. ISBN: 9781902808017
Kim, W. C. & Maubourgne, R. ; Blue Ocean Strategy - How to Create Uncontested Market Space and Make Competition Irrelevant, Harvard Business School Publishing Corporation, 2016. ISBN: 978-1-59139-619-2
SIMÃO, F. São; Authors’ Rights and Rights’ Authors: On the Relationship Between Copyright and Artistic Work, PhD dissertation, Faculty of Fine Arts, University of Porto, 2020 (https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/129308.)
Ruth Towse; Handbook on the digital creative economy. ISBN: 978-1-78100-488-3
Richard Whittington; Exploring strategy. ISBN: 978-1-292-28245-9

Observações Bibliográficas

Outra bibliografia será indicada e/ou disponibilizada pela equipa docente

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino adotados resultam de uma combinação de exposição teórica e discussão de casos práticos. 
Os estudantes serão chamados a desenvolver e apresentar um projeto empresarial num sector media

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 63,00
Estudo autónomo 63,00
Frequência das aulas 36,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência das aulas é fortemente incentivada, apesar de não se exigir requisito mínimo.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação distribuída sem exame final é composta por um trabalho de grupo com defesa oral (50%) + teste escrito (50%). O estudante deverá obter nota igual ou superior a 7,5 valores (numa escala de 0 a 20) em cada componente da avaliação.

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