Código: | MM0061 | Sigla: | IPROG |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Tecnologia da Comunicação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Multimédia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MM | 12 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 45 | 162 |
2 |
Em termos gerais, pretende-se que o/a estudante adquira as competências englobadas no pensamento computacional, acrescido da capacidade efetiva de desenvolver programas de baixa / média complexidade utilizando uma linguagem de programação.
No final desta unidade curricular o/a estudante deverá adquirir as seguintes competências:
Conhecimentos:
Atitudes e comportamentos:
Aptidões e habilidades:
A metodologia de ensino baseia-se num modelo pedagógico construcionista, que alia um foco no desenvolvimento do pensamento computacional, através de um conjunto de dinâmicas pedagógicas ativas, desenvolvendo através de problemas que apelam à criatividade (jogos digitais) as competências básicas para o desenvolvimento de software de baixa/média complexidade. A unidade curricular é desenhada numa perspetiva de ludificação (gamification), criando ciclos iterativos curtos que promovem uma atividade regular de aprendizagem, conjugando uma componente supervisionada pelo docente e outra a desenvolver pelo estudante em autonomia.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 30,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 80,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 162,00 |
Terão frequência os estudantes que não ultrapassem o limite de faltas (25% do número de aulas práticas previstas).
Os trabalhadores estudantes e equivalentes dispensados das aulas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os alunos ordinários, e realizar as provas práticas de avaliação individual previstas.
A componente distribuída tem um peso de 70% e o exame final 30%.
A avaliação distribuída é composta por duas componentes:
São definidas 4 provas práticas em computador que permitem avaliar a capacidade de, em autonomia, o estudante ser capaz de colocar em funcionamento algoritmos para resolver determinados problemas de baixa/média complexidade. A correção é automática por computador.
Os pontos obtidos pelo estudante nas atividades ludificadas são convertidos na avaliação contínua. Neste caso particular, um máximo de 1000 pontos corresponde a 100% na avaliação contínua.
A fórmula de cálculo da avaliação distribuída será:
PPC * 70% + AC * 30%
PPC = média das provas práticas em computador
AC = avaliação contínua
Idêntica à dos estudantes em regime normal. Os alunos inscritos nestas situações especiais, terão de realizar as mesmas avaliações e no mesmo período dos estudantes em regime normal.
A nota de exame pode ser melhorada em época de recurso. A nota da avaliação distribuída poderá ser melhorada na edição seguinte da unidade curricular