Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MM0060

Seminário Multimédia

Código: MM0060     Sigla: SEMUL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Qualquer área científica

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MM 37 Plano de estudos oficial 1 - 6 45 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-07-25.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Bibliografia Complementar, Programa, Bibliografia Obrigatória, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O principal objetivo da disciplina é explorar o transmedia storytelling. Para potenciar este objetivo selecionaram-se conteúdos programáticos que cobrem os conteúdos e metodologias relevantes para este tópico.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC, os estudantes deverão ser capazes de:

  • Identificar os principais elementos do transmedia storytelling
  • Compreender a importância da tecnologia e criatividade no transmedia storytelling
  • Criar um projeto transmedia storytelling

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1) Transmedia storytelling:
  • História
    o Personagens
    o Mundo narrativo
    o Estrutura narrativa
  • Audiência
  • Plataformas

2) Criatividade e tecnologia (incluindo):
  • Inteligência artificial
  • Web3
  • Metaverso
  • Realidade estendida (realidade virtual, realidade mista, realidade aumentada)
  • NFT’s
  • Blockchain

Bibliografia Obrigatória

Dowd, T.; Fry, M.; Niederman, M.; Steiff, J.; Storytelling Across Worlds, Focal Press, 2013
Carolyn Handler Miller; Digital Storytelling 4e: A creator's guide to interactive entertainment, CRC Press, 2019. ISBN: 978-1138341609
QuHarrison Terry, Scott Keeney; The Metaverse Handbook: Innovating for the Interne t′s Next Tectonic Shift, Wiley, 2022. ISBN: 978-1119892526

Bibliografia Complementar

Robert Pratten; Getting Started in Transmedia Storytelling: A Practical Guide for Beginners 2nd Edition, CreateSpace Independent Publishing Platform, 2015. ISBN: 1515339165
Andrea Phillips; A creator's guide to transmedia storytelling: How to captivate and engage audiences across multiple platforms, McGraw Hill Professional, 2012. ISBN: 0071791523
Frank Rose; The Sea We Swim In: How Stories Work in a Data-Driven World, W. W. Norton & Company, 2021. ISBN: 1324003138
Edited by Matthew Freeman, Renira Rampazzo Gambarato; The Routledge Companion to Transmedia Studies, Routledge, 2018. ISBN: 978-1138483439
Kelly McErlean ; Interactive Narratives and Transmedia Storytelling, Routledge, 2018. ISBN: 978-1138638822
Robert McKee; Story. ISBN: 978-0-413-71560-9
Christopher Vogler; The Writer's Journey: Mythic Structure for Writers. 25th Anniversary Edition, Michael Wiese Productions, 2020. ISBN: 978-1615933150
Matthew Ball; The Metaverse: And How it Will Revolutionize Everything, WW Norton & Co, 2022. ISBN: 978-1324092032
Ed Catmull; Creativity, Inc: overcoming the unseen forces that stand in the way of true inspiration, Bantam Press, 2014. ISBN: 0593070097
Kevin Ashton; How To Fly A Horse: The Secret History of Creation, Invention, and Discovery, William Heinemann, 2015. ISBN: 043402290X
Walter Isaacson; The Innovators: How a Group of Inventors, Hackers, Geniuses and Geeks Created the Digital Revolution, Simon and Schuster, 2014. ISBN: 1471138798

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta unidade curricular teórico-prática é uma introdução ao transmedia storytelling e fornece aos estudantes uma oportunidade para desenvolver a sua compreensão e linguagem por este tipo de projetos. Cada estudante analisará individualmente um caso de estudo e fará parte de uma equipa que produzirá uma bíblia transmedia.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 0,00
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de investigação 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Em cada uma das componentes de avaliação, o estudante deverá obter uma classificação igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação distribuída inclui um trabalho individual e um trabalho em grupo:

Classificação final = Relatório Individual * 40% + Trabalho em Grupo * 60%

Melhoria de classificação

A nota final pode ser melhorada apenas numa nova edição da disciplina.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-05 às 05:51:12 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias