Código: | MM0054 | Sigla: | LM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes visuais |
OFICIAL | Tecnologia de Comunicação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Multimédia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MM | 35 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 45 | 162 |
Os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular incluem o desenvolvimento das seguintes atitudes profissionais, competências e capacidades:
a) autonomia e iniciativa na aquisição e integração de conhecimentos na área das tecnologias multimédia;
b) competências de gestão de projetos multi-disciplinares e de trabalho em equipa;
c) capacidade de conceber, projectar e implementar sistemas e aplicações multimédia inovadores, com base em tecnologias emergentes;
d) capacidade de estruturar e produzir conteúdos multimédia com eficácia comunicacional e adequados ao público-alvo.
Como resultado da aprendizagem, baseada em projetos desenvolvidos em equipas multi-disciplinares, pretende-se que os estudantes adquiram competências na área multimédia, de integração de conhecimentos, de gestão de projetos, de produção de conteúdos e de projeto e implementação de novos produtos, sistemas e aplicações.
Mediação tecnológica da comunicação humana.
Empatia e emoção na narrativa e cultura.
Economia comportamental e experiência de utilizador.
Projeto 1: Narrativas digitais
A transmissão da cultura humana sempre se fez através da narrativa. Neste projeto pretende-se explorar a linguagem dos novos media na construção de narrativas.
Projeto 2: Sistemas de interação social
É a interação social que nos torna humanos. Neste projeto pretende-se desenvolver novas formas de interação social mediada tecnologicamente.
Dada a natureza multi-disciplinar da área multimédia e sendo esta uma unidade curricular centrada na prática laboratorial, considerou-se adequado como método o ensino/aprendizagem baseado em projetos. Os projetos são desenvolvidos em grupos, dos diversos cursos que convergem nesta unidade curricular.
A metodologia de desenvolvimento destes projetos organiza-se em quatro fases iterativas: descobrir, definir, desenvolver, entregar (duplo diamante). São também abordadas ferramentas para o planeamento, documentação e comunicação dos projetos.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 25,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 100,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 20,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 162,00 |
Deverá ser demonstrada a participação ativa no planeamento e concretização dos projetos de grupo.
A classificação final resulta da média aritmética das classificações obtidas nos projetos. Em cada projeto são avaliadas as seguintes componentes:
a) 50% Resultados do projeto:
demonstração do protótipo (sucesso no cumprimento dos objetivos, grau de inovação, eficácia comunicacional, qualidade da produção, solução técnica);
b) 25% Comunicação do projeto: idea pitch, project pitch, project site, marketing teaser;
c) 25% Documentação do projeto: especificações da experiência de utilizador, tecnologia e interface.
A classificação final dependerá também do resultado obtido na avaliação entre pares em cada equipa de projeto.
Aos estudantes abrangidos por estatutos que beneficiam de avaliação especial é requerida, como aos restantes, a demonstração de uma participação ativa no planeamento e concretização dos projetos de grupo para a obtenção de frequência. Essa participação será em moldes a combinar com os docentes e com os grupos de projeto, de modo a facilitar a realização autónoma de grande parte das atividades, não sendo necessária a presença nas aulas.
Sendo a avaliação distribuída sem exame final e resultante do desenvolvimento dos projetos em grupo, a classificação final só pode ser melhorada pela frequência de uma nova edição da unidade curricular.