Código: | MM0027 | Sigla: | SDI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Tecnologia de Comunicação |
OFICIAL | Tecnologia Musical |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Multimédia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MM | 32 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 45 | 162 |
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1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.
3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
No final da frequência desta unidade curricular, o aluno será capaz de:
1) Conhecer de forma aprofundada o conceito de interactividade e as suas aplicações em sistemas digitais.
2) Conhecer as principais plataformas e técnicas dos sistemas digitais interactivos.
3) Desenvolver trabalho na área dos sistemas digitais interactivos.
4) Trazer os seus conhecimentos e experiências profissionais anteriores para o desenvolvimento de sistemas digitais interactivos em ambiente colaborativo multidisciplinar.
1) O que é interacção? Uma análise detalhada sobre os vários conceitos de interacção no meio digital.
a) contextualização histórica;
b) percepção, memória e cognição;
c) serendipidade e processos estocásticos na simulação de interactividade;
2) Sistemas digitais interactivos:
a) instalações interactivas;
b) música interactiva;
c) dança interactiva;
d) cinema interactivo;
3) Plataformas tecnológicas dos sistemas digitais interactivos:
a) Max/MSP e Pure Data;
b) Processsing e openFrameworks;
c) Arduino;
d) MIDI e OSC.
4) Interfaces para aquisição, mapeamento e veiculação de dados em sistemas digitais interactivos:
a) audição por computador;
b) visão por computador;
c) sensores.
5) Aplicações práticas de sistemas digitais interactivos.
Unidade curricular ministrada sob a forma de Seminário compreensivo, intercalado com sessões de aplicação prática sobre as tecnologias abordadas.
Desenvolvimentos destas aplicações práticas são realizados individualmente pelos alunos fora das horas de contacto e contribuem no seu conjunto para 40% da avaliação final.
O trabalho de grupo final, que contribui com 60% para a avaliação final, consiste na concepção e implementação de um sistema digital interactivo como, e.g., uma instalação interactiva.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 40,00 |
Trabalho laboratorial | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Trabalho laboratorial | 70,00 |
Total: | 165,00 |
Fórmula de avaliação: 0,4 * pt + 0,6 * tf
pt - pequenos trabalhos realizados durante o semestre;
tf - trabalho final em grupo.
No fim do semestre, todos os estudantes devem submeter por e-mail a avaliação justificada dos colegas de grupo assim como a sua auto-avaliação do projecto final. A avaliação do trabalho final terá em conta esta auto- e hetero-avaliação.
Melhoria considerável do trabalho final ou apresentação de outro trabalho previamente aprovado pelo regente da Unidade Curricular.
Na presença de alunos estrangeiros ou havendo necessidade (e.g., apresentações por professores estrangeiros), a língua de ensino utilizada será o inglês. Os alunos poderão apresentar trabalhos em português ou inglês.