Como Elaborar uma Dissertação de Mestrado em Engenharia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Engenharia e técnicas afins |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S (de 04-10-2021 a 21-01-2022) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CEDME |
415 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
|
3,5 |
12 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os estudantes desenvolvam conhecimentos e competências de informação relacionados com o processo de elaboração da Dissertação. Mais especificamente, visa-se contribuir para a sua proficiência desde a fase inicial do planeamento do trabalho, à pesquisa da informação e estruturação do documento, fazendo uso ético das fontes. Esta formação livre constitui-se assim como uma oferta formativa que visa responder às necessidades reais e atuais dos estudantes, contribuindo diretamente para uma melhoria da qualidade dos trabalhos de dissertação produzidos.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que os estudantes desenvolvam conhecimentos e competências de informação relacionados com o processo de elaboração da dissertação. Mais especificamente, visa-se contribuir para a sua proficiência desde a fase inicial do planeamento do trabalho, passando pela pesquisa da informação e estruturação do documento, fazendo uso ético das fontes.
De entre os resultados de aprendizagem mais específicos, destacam-se os seguintes:
- Enquadramento das competências de informação no âmbito do processo de investigação, incluindo os dados de investigação;
- Identificação de palavras-chave relacionadas com o tema de investigação;
- Construção de expressões de pesquisa aplicando diferentes estratégias (operadores booleanos, proximidade, tesauros, entre outras)
- Identificação das principais bases bibliográficas e exploração das funcionalidades que as caracterizam;
- Estruturação do documento da dissertação e caracterização das suas partes componentes;
- Aplicação de normas bibliográficas para citar e referenciar as fontes por forma a evitar o plágio;
- Utilização de ferramentas de gestão bibliográfica para citação e referenciação automática das fontes.
Tendo em conta as necessidades e constrangimentos com que os estudantes se deparam durante a realização de um trabalho académico de maior exigência - como é o caso da Dissertação de Mestrado - esta formação afigura-se de grande relevância, procurando dar um apoio efetivo e contextual durante essa fase específica do percurso académico. Esta formação constitui-se assim como uma oferta formativa que visa responder às necessidades reais e atuais dos estudantes, visando contribuir diretamente para uma melhoria da qualidade dos trabalhos de dissertação produzidos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Contexto de partida
- As competências de informação e o processo de investigação (dados de investigação)
- Palavras-chave relacionadas com o tema de investigação
- Pesquisa de literatura científica e técnica
- Recursos e técnicas de pesquisa bibliográfica
- Exploração de funcionalidades das bases de dados
- Elaboração do documento de dissertação
- Estrutura do documento
- Descrição das partes componentes
- Uso ético e eficiente das fontes bibliográficas
- Citação e referenciação das fontes (estilos bibliográficos)
- Uso de gestores bibliográficos
Bibliografia Obrigatória
John Biggam;
Succeeding with your master.s dissertation. ISBN: 978-0-3352-4321-1
Bryan Greetham;
How to write your undergraduate dissertation. ISBN: 978-1-137-38976-3
Bibliografia Complementar
Petra Gratton;
Achieving success with the engineering dissertation. ISBN: 978-3-030-33192-4
Paul Gruba;
How to write your first thesis. ISBN: 978-3-319-61854-8
Samuel Bruning Larsen;
Doing projects and reports in engineering. ISBN: 978-1-352-00563-9
Kathleen McMillan;
How to write dissertations and project reports. ISBN: 978-0-273-74383-5
Subhash Chandra Parija;
Thesis writing for Master.s and Ph.D. program. ISBN: 978-981-13-0889-5
Elizabeth A. Wentz;
How to design, write, and present a successful dissertation proposal. ISBN: 978-1-4522-5788-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Considerando que a proposta apresentada foi desenvolvida para funcionar em regime de e-learning, a formação terá 3h30 de sessões síncronas (de contacto online) e 8h30 de sessões assíncronas (de aprendizagem autónoma).
Os conteúdos serão desenvolvidos por forma a implementar metodologias de ensino e aprendizagem ativa. Em cada tópico serão fornecidos materiais em diversos formatos (como por ex. vídeos, “podcasts”, documentos, materiais infográficos, entre outros), visando proporcionar uma aprendizagem adaptada aos diferentes estilos dos estudantes. As apresentações de índole expositiva em vídeo sobre cada uma das temáticas estruturantes da formação serão acompanhadas de atividades de natureza exploratória e “hands-on”, permitindo uma aprendizagem ao ritmo de cada um (em modo de trabalho autónomo). Essas atividades, concebidas numa lógica de avaliação formativa, permitem aos estudantes aferir conhecimentos e competências desenvolvidos ao longo da formação.
Software
Mendeley
Palavras Chave
Humanidades > Ciência da Informação > Biblioteconomia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
8,50 |
Frequência das aulas |
3,50 |
Total: |
12,00 |
Obtenção de frequência
Participação em todos os momentos de avaliação e nas aulas síncronas.
Fórmula de cálculo da classificação final
40% trabalho escrito + 60% exame
Observações
Horário das sessões síncronas:- sextas, das 16:00 às 16:20.