Complementos de Aprendizagem Computacional
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Inteligência Artificial |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
M.EIC |
14 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
6 |
39 |
162 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
O objetivo geral é criar competências no tratamento de dados de natureza complexa. Pretende-se desenvolver a capacidade de tratar dados que não sejam simplesmente tabelas de observações i.i.d. Os tipos de dados complexos (DC) abordados incluem os que são importantes hoje (texto, grafos e dados espácio-temporalmente referenciados) mas irá também acomodar novos tipos ou fontes de dados para preparar os estudantes para o desenvolvimento de técnicas adequadas para os problemas com que sejam confrontados nas suas vidas profissionais.
Resultados de aprendizagem e competências
Os learning outcomes são:
- compreender a natureza de tipos de DC comuns e o seu impacto nas metodologias de análise de dados, em particular em relação aos algoritmos e à avaliação.
- compreender as abordagens típicas e também o estado da arte para análise dos tipos de DC mais comuns.
- configurar e utilizar tecnologias para análise de tipos de DC.
- desenvolver (criar/adaptar) metodologias para análise de novos tipos e fontes de DC.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Competências básicas em Inteligência Artificial e Aprendizagem Computacional (
Machine Learning), incluindo Estatística e Programação.
Programa
- Tópicos avançados em sistemas de recomendação
- Processamento de linguagem natural/Text mining
- Análise de Redes Sociais/Social network analysis
- Análise de dados multi-relacionais/Inductive Logic Programming
- Análise de dados espácio-temporalmente referenciados
- Tendências em análise de dados complexos
Bibliografia Obrigatória
Charu C. Aggarwal;
Data mining. ISBN: 978-3-319-14142-8
David Easley;
Networks, crowds, and markets
Jordan, M. I., & Mitchell, T. M. ; Machine learning: Trends, perspectives, and prospects, 2015 (https://doi.org/10.1126/science.aaa8415)
Bibliografia Complementar
Jiawei Han;
Data mining. ISBN: 978-0-12-381479-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Exposição de conteúdos pelo docente.
- Realização de exercícios teórico-práticos pelos estudantes.
- Discussão de artigos científicos.
- Seminários por outros investigadores.
- Prova escrita.
Software
R
python
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
45,00 |
Estudo autónomo |
78,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
No caso de falta de uma das componentes da avaliação, a nota respetiva é de 0 (zero) valores.
Nota mínima em cada componente: 7,0 (sete) valores (em 20).
Fórmula de cálculo da classificação final
50% Mini-teste + 50% Projeto
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos com estatuto que isenta da frequência das aulas têm que realizar todas as componentes de avaliação, devendo contactar o regente para definir eventuais ajustes.
Melhoria de classificação
Pode ser feita melhoria de classificação na prova escrita na época de recurso do ano em que o estudante é aprovado.
Para os momentos em que não foi feita melhoria de classificação no ano em que o estudante é aprovado, pode ser feita melhoria em um ou mais dos momentos de avaliação no ano seguinte, na época normal ou de recurso.