Sistemas de Gestão da Qualidade
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Gestão Industrial |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/feup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
M.EEC |
12 |
Plano de Estudos Oficial |
2 |
- |
6 |
39 |
|
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
- Objetivo 1: compreender os princípios fundamentais do controlo, garantia e gestão da qualidade;
- Objetivo 2: compreender os princípios, organização e requisitos da norma ISO 9001;
- Objetivo 3: ser capaz de analisar e documentar procedimentos e processos de trabalho de acordo com a norma ISO 9001;
- Objetivo 4: conhecer as ferramentas fundamentais de melhoria da qualidade e compreender a metodologia de resolução de problemas;
- Objetivo 5: utilizar a resolução estruturada de problemas e os métodos estatísticos de controlo de qualidade com recurso a programas de software específicos;
- Objetivo 6: utilizar ferramentas de controlo estatístico do processo para reduzir a variabilidade dos processos e melhorar a sua capacidade;
- Objetivo 7: conhecer outros referenciais, metodologias e ferramentas no âmbito da gestão da qualidade.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular o aluno deve:
- compreender os princípios fundamentais de controlo, da garantia e da gestão da qualidade;
- ser capaz de desenvolver sistemas de gestão da qualidade segundo a norma ISO9001;
- ser capaz de analisar e documentar procedimentos e processos de trabalho;
- conhecer as ferramentas fundamentais de qualidade e compreender a metodologia de resolução de problemas;
- utilizar a metodologia estruturada de resolução de problemas e os métodos estatísticos de controlo de qualidade com recurso a programas de software específicos;
- utilizar ferramentas de controle estatístico do processo para reduzir a variabilidade dos processos e melhorar a sua capacidade.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Frequência de uma unidade curricular de Estatística:
• Estatística descritiva e teoria elementar de probabilidade;
• Variáveis aleatórias e distribuições de probabilidade;
• Amostragem aleatória e distribuições amostrais;
• Inferência estatística: intervalos de confiança e teste de hipóteses;
• Análise de variância: modelo com um fator com efeitos fixos.
Programa
PRIMEIRA PARTE – CONCEITOS E FUNDAMENTOS DE GESTÃO DA QUALIDADE
- Definições de qualidade de produtos, processos, serviços e organizações;
- Conceitos de controlo, garantia e gestão da qualidade;
- Princípios da gestão da qualidade (controlo dos processos, orientação ao cliente, melhoria contínua, envolvimento e liderança, gestão baseada em factos)
- Custos da qualidade.
- Análise de casos.
SEGUNDA PARTE - REFERENCIAIS PARA A GESTÃO DA QUALIDADE
- Apresentação e análise os princípios, organização e requisitos da família das normas ISO 9000, com ênfase na norma ISO 9001.
- Análise e documentação de procedimentos de trabalho no contexto da norma ISO 9001;
- Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) de acordo com a norma ISO 9001. Análises de casos práticos.
- Processos de auditoria e de certificação de Sistemas de Gestão.
- Referência a outros referenciais de gestão no âmbito ambiental da higiene e segurança e da responsabilidade social.
TERCEIRA PARTE - MÉTODOS E FERRAMENTAS DA QUALIDADE
- Resolução estruturada de problemas: apresentação de diversas abordagens e introdução à metodologia Six Sigma;
- Evolução histórica dos métodos estatísticos para a melhoria da qualidade: amostragem, controlo estatístico do processo, desenho de experiências;
- Ferramentas básicas da Qualidade - fluxogramas, folhas de registo de dados, histogramas, diagrama de Pareto, diagrama de causa-efeito, diagrama de dispersão;
- Controlo estatístico de processos: cartas de controlo Shewart para atributos e variáveis;
- Análise da capacidade dos processos;
- Análise de sistemas de medida;
- Evolução das metodologias de melhoria contínua: da gestão da qualidade total à metodologia Lean Six Sigma. Uma visão integrada das metodologias de melhoria contínua.
Bibliografia Obrigatória
Américo Azevedo - José Faria; Material de Apoio à Disciplina
José António Cabral - Henriqueta Nóvoa; Slides de Apoio à Disciplina
Bibliografia Complementar
Douglas C. Montgomery;
Introduction to statistical quality control. ISBN: 0-471-66122-8
J. M. Juran, Frank M. Gryna, Jr;
Quality planning and analysis. ISBN: 0-07-099385-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas teóricas: exposição dos conceitos relativos aos capítulos do programa.
- Aulas práticas: resolução de problemas e casos, análise de textos incluídos em manuais ou artigos científicos.
- Seminários com palestrantes convidados.
- Realização de trabalhos práticos individuais e em grupo (reduzida dimensão e complexidade) de apoio às aulas teóricas.
Software
Minitab Software
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
30,00 |
Estudo autónomo |
76,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
É necessário obter a classificação mínima indicada para ter frequência na disciplina (cf. definição de frequência, “Normas Gerais de Avaliação”, Conselho Pedagógico da FEUP).
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada das seguintes componentes:
- exame final: 60%
- trabalhos práticos (individuais e grupo): 40%
A aprovação na disciplina também pressupõe a obtenção das seguintes classificações mínimas:
- exame final: mínimo de 40%
- trabalhos práticos (individuais e grupo): mínimo de 40%
No caso de haver uma diferença superior a 3 valores (numa escala 0 a 20) nas classificações obtidas nos trabalhos práticos e na prova escrita, então, a classificação superior será diminuída até que a diferença seja de 3 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
No caso dos Estudantes que usufruam de um estatuto especial que os dispense da presença nas aulas, a componente de avaliação "participação em aula", será substituída por uma prova oral. Essa prova será realizada durante o mês de junho e terá o mesmo peso (10%) e estará sujeita à mesma nota mínima (50%).
Os Estudantes nestas condições, podem também optar pelo regime de avaliação dos Estudantes ordinários. Nesse caso, devem comunicar a sua opção aos Docentes, o mais tardar, até ao final da 3ª semana de aulas.
Melhoria de classificação
Apenas a componente relativa ao exame escrito pode ser melhorada através de provas de melhoria.
Observações
Link para Moodle guest: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=4310 + KEY: QM2122
Link Zoom para as aulas teóricas: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85439477181