Arquitetura
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Complementares/Tecnologias |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
![Requerida a integração com o Teams Ícone do Teams](/feup/pt/imagens/Spacer)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L.EC |
162 |
Plano de estudos oficial |
2 |
- |
6 |
45,5 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1 - Objetivos técnico-formativos
a) Transmitir uma boa compreensão, abrangente, da Arquitetura enquanto ato criativo e enquanto sistema de sub-sistemas, bem como o seu papel na prática da construção em Portugal.
b) Desenvolver a capacidade de ler / interpretar os projetos de arquitetura, através da assimilação da linguagem específica do desenho técnico de representação de projetos de arquitetura e dos espaços, em geral.
c) Incentivar os alunos para os princípios processuais que estruturam os projetos de arquitetura (hierarquia e sua constituição, faseamento, implicações regulamentares, políticas conjuntas na construção de habitações , etc), bem como para a eficácia da articulação dos profissionais de engenharia civil com o profissional arquitetura.
d) Refletir sobre os desafios da arquitetura no contexto de novos requisitos regulamentares europeus.
e) Demonstrar a importância dos factores que contribuem para o bom desempenho do Engenheiro Civil no dominio da Arquitetura e da Construção.
2 - Objectivos crítico-formativos
a) Assimilar o percurso analítico da arquitetura na evolução histórica do espaço arquitetónico, articulado às inovações construtivas e estruturais.
b) Enquadrar a revisão monográfica dos principais movimentos e obras de arquitetura (até hoje), de modo a ampliar a formação cultural e arquitetónica e a sensibilização para o "gosto".
c) Definir as suas competências profissionais ao nível do rendimento do trabalho em equipes multidiscplinares.
Resultados de aprendizagem e competências
Conhecimento: descrever os principais conceitos da arquitetura e dos seus subsistemas e identificar as técnicas construtivas vernaculares e eruditas, bem como os princípios subjacentes à criação da arquitetura ao longo da História.
Compreensão: interpretar e manipular elementos desenhados e escritos que fazem parte de um projeto arquitetónico. Identificar os códigos de representação e as técnicas de concepção de elementos de construção e vinculá-los criteriosamente às partes estruturais e não estruturais, identificando-os e distinguindo-os uns dos outros. Desenvolvimento de exercícios aplicados sobre a leitura e interpretação de projetos de arquitetura e sua articulação com as demais especialidades de engenharia civil. O desenho como intsrumneto fundamental de comunicação entre especialistas.
Aplicação: estabelecer procedimentos de categorização das diversas soluções conceptuais e construtivas em diferentes períodos da História da Arquitetura até ao início do século XXI, a fim de identificar novas interpretações de espaços arquitetónicos. Desenvolvimento de exercícios aplicados sobre as diferentes formas de representação dos sistemas construtivos em diferentes escalas.
Análise: comparar e classificar os resultados de pesquisas sobre o conjunto de sistemas construtivos e estruturais intrinsecamente associados à forma da Arquitetura. Indagar sobre os proveitos ancestrais da arquitetura em terra face às atuais exigências da transição climática.
Síntese: analisar as tecnologias construtivas na presença de soluções de desenho da Arquitetura contemporãnea em edifícios de serviços ou residenciais (ou de uso misto).
Avaliação: criticar os procedimentos e as práticas habitualmente utilizadas. Reexaminar criticamente técnicas recentes; refletir sobre possíveis melhorias das práticas de construção e de novos métodos para a construção.
Projeto em Engenharia: desenvolver exercícios práticos e laboratoriais sobre as tecnologias construtivas e a articulação dos diferentes sistemas e infraestruturas que convergem para o objeto arquitectónico no seu todo.
Investigação em Engenharia: identificar as várias fontes de referências técnicas e científicas acessíveis quer na Web quer na Biblioteca da FEUP, e sua aplicabilidade no contexto nacional.
Prática em Engenharia: conhecer e contactar entidades públicas e privadas, promover visitas de estudo guiadas por técnicos exteriores à Faculdade e questionando a articulação dos projectos de especialidades de engenharia com o projecto arquitetónico.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
De uma forma genérica, são considerados conhecimentos essenciais para a unidade curricular Arquitectura, a compreensão do território e a sua topografia e fisiologia, a leitura e compreensão dos projetos de arquitetura, tendo por base o desenho técnico, e a compreensão do objecto arquitetónico na sua relação direta com a engenharia civil e restantes especialidades, assim como com os processos construtivos e os sistemas estruturais.
Em relação ao domínio das competências adquiridas com a frequência em outras unidades curriculares da Licenciatura em Engenharia Civil, que podem contribuir para a solidez de preparação dos Estudantes na conjugação com a unidade curricular Arquitetura, destacam-se, em particular:
a) Do 1º Ano
- Desenho Técnico (1º sem.);
- Topografia e Sistemas de Informação Geográfica (2º sem.);
- História da Engenharia Civil (1ºAno - 1º sem.).
b) Do 2º Ano
- Competências Transversias -ocasionalmente (2º sem.).
Programa
Parte I
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA ARQUITETURA.
Objetivos da disciplina. Introdução de noções básicas e considerações fundamentais sobre o facto arquitectónico. Noções de Espaço, de Arquitetura, de Estrutura e de Composição. Como se caracteriza o espaço arquitetónico. O Espaço criado pelas coisas. Como surge a arquitetura? A necessidade de delimitar um espaço. A Entidade “vazio”. Pressupostos de Arquitetura. Elementos de composição arquitetónica. Percepção espacial. Espaço vazio; espaço abstrato. A Composição Arquitetónica. Elementos de composição arquitetónica e condicionantes arquitetónicas. Composição volumétrica. Organização formal. Propriedades visuais do espaço.
Métodos e sistemas construtivos - conclusão.
Parte II
METODOLOGIA PROJETUAL EM ARQUITETURA
O Projecto de Arquitectura - faseamento. Programa. Projecto de Licenciamento. Memória descritiva e justificativa. Projetos de especialidades. Projecto Base. Projecto de Execução. Caderno de Encargos. Condições técnicas, gerais e especiais. Mapa de quantidades e medições. Estimativa orçamental. Peças desenhadas. Detalhar o projecto e a obra.
Parte III
LÉXICO DE TERMOS TÉCNICOS E ARQUITETÓNICOS.
Introdução à gramática arquitetónica.
Exploração de termos técnicos seleccionados do panorama da arquitetura e da construção. Apresentação de ilustrações detalhadas - conclusão.
Parte IV
APRENDER AS TECNOLOGIAS CONSTRUTIVAS A PARTIR DA CULTURA VERNACULAR. A DIMENSÃO SUSTENTÁVEL DA ARQUITETURA POPULAR PORTUGUESA E INTERNACIONAL.
Da casa minhota à casa algarvia. A casa da Madeira e a casa dos Açores.
Parte V
O ESPAÇO ARQUITETÓNICO ATRAVÉS DA HISTÓRIA
Análise da evolução da forma da Arquitetura através da compreensão dos sistemas e tecnologias associados, desde a Antiguidade Clássica aos séculos XIX, XX e início de XXI.
Bibliografia Obrigatória
Bruno Zevi;
Saber ver a arquitectura. ISBN: 85-336-0541-2
JORDAN, R.Furneaux;
História da Arquitectura no Ocidente, Editorial Verbo, 1985
TAFURI, Manfredo;
Teorias e História da Arquitectura, Editorial Presença/Martins Fontes, 1979
CHING, Francis D. K. ;
Forma, Espacio y orden, Ediciones Gustavo Gili/México, 1998. ISBN: 968-887-340-3
ALVES, F. Brandão; Rangel, Bárbara;
Engineering as a lesson in architecture / A Engenharia como Lição de Arquitetura, CDO – Revista Cientifica Internacional de Construção, nº 04 pp. 92-94 – GEQUALEC - FEUP, 2013. ISBN: 978-989-96696-9-7
Marco Vitrúvio Polião;
Tratado de Arquitectura - Os Dez Livros de Architectura, IST Press (http://www.fnac.pt/Tratado-de-Arquitectura-Vitruvio/a178447)
RODRIGUES, M. et al. ;
Vocabulário Técnico e Crítico de Arquitectura, Quimera, 2002. ISBN: 9789725891452
BRANCO, J. Paz ;
Dicionário técnico de construção civil, Coop. Técnica, EP Gustave Eiffel, 1993. ISBN: Depósito Legal 68236/93
DETHIER, Jean & CARDOSO, Helena;
Arquitecturas de terra ou o futuro de uma tradição milenar: Europa, Terceiro Mundo, Estados Unidos,, Fundação Calouste Gulbenkian, 1990
ALVES, F. Brandão & RANGEL, Bárbara;
O contributo do ensino da Arquitectura na formação dos estudantes de Engenharia Civil da FEUP, Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, 2012. ISBN: Teaching through Design
RANGEL, B., SOUSA, H., ALVES, F. ; Sustentabilidade e Tecnologias Tradicionais na Arquitectura Contemporânea Portuguesa, Forum of Construction Technology Conference - FEUP, 2009
RANGEL, B., SOUSA, H., ALVES, F.; A matéria como instrumento da composição arquitectónica. O contributo metodológico dos sistemas tradicionais de alvenarias resistentes de pedra na arquitectura contemporânea portuguesa, GEQUALEC, 2009. ISBN: 978-989-96696-9-7 (Construlink Press, Vol. 7 Nº 21 pp. 17-42,)
da CUNHA, Luís Veiga;
Desenho Técnico, Fundação Calouste Gulbenkian, 2004. ISBN: 9789723110661
Bibliografia Complementar
HERTZBERGER, Herman ;
Lições de Arquitetura, Martins Fontes, S.Paulo - 2ª Edição, 1999. ISBN: 85-336-1034-3 (http://docslide.com.br/documents/herman-hertzberger-licoes-de-arquitetura.html - 2ª Edição)
ALBERNAZ, M. P. & LIMA, C. M.;
Dicionário Ilustrado de Arquitetura, Vicent Wissenbach. ISBN: CDD 720.981-03 (Dicionário on-line)
HERNANDÉZ-RIOS, R. A.;
QUE ES ESTRUCTURA?, Cuadernos Del Instituto Juan de Herrera, 2008. ISBN: 84-89977-98-4
Observações Bibliográficas
Oportunamente são fornecidos aos Estudantes textos de apoio complementares.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Dada a natureza dos temas da unidade curricular e o seu conteúdo teórico, as aulas serão sempre apoiadas, tanto quanto possível, pelo sistema E-Learning, por meios audiovisuais (ex: exibição de filmes sobre diferentes períodos da história, monografias de arquitetura abrangidas no programa, projecção de uma série de diapositivos em PowerPoint, e outras fontes privadas especificamente orientadas para algumas das matérias - Análise da Forma Arquitetónica, Tipologias e Organização do Espaço Arquitetónico, Legislação, entre outros). Além disso, os estudantes serão estimulados a refletir sobre vários assuntos, seja na sequência da lecionação das matérias nas aulas (programa da disciplina), seja pelo debate suscitado pelas visitas técnicas a obras de referência.
As aulas práticas e laboratoriais acompanham o estudo dos tópicos através da aplicação de exercícios focados na compreensão do projeto, das tecnologias construtivas, das infraestruturas e do sistema estrutural associado à forma da Arquitetura.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR
Os métodos de ensino permitem estabelecer procedimentos de categorização das diversas soluções conceptuais e construtivas em diferentes períodos da história da arquitetura até o início do século XXI, a fim de identificar a evolução e as novas interpretações de espaços arquitetónicos.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR
Considerando que o estudante de Engenharia Civil poderá vir a desenvolver, no seu percurso profissional, projetos de especialidades, nomeadamente para edifícios, tal prática implicará a necessidade de saber articular eficazmente a sua solução àquela preconizada pelo arquiteto e/ou por outros projetistas.
Conteúdo Científico - distribuição estimada – 40%.
Conteúdo Tecnológico - distribuição estimada – 60%.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
25,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
45,50 |
Trabalho de campo |
4,00 |
Trabalho laboratorial |
4,00 |
Total: |
53,50 |
Obtenção de frequência
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação da LEC.
Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de regimes de aulas previstos.
Fórmula de cálculo da classificação final
- Componente teórica CT
Elaboração de 1 teste na parte final do semestre - eventualmente recorrendo à plataforma Moodle (SIGEX - on-line).
- Componente teórico-prática - CTP
Exercício 1 + Exercício 2 + Exercício 3 (itens obrigatórios).
O Exame de Época de Recurso, pode ser desenvolvido ou não na mesma modalidade do teste ou, caso seja oportuno, pode ser realizado um exame oral.
CLASSIFICAÇÃO FINAL (CF) = 0.50 CT + 0.50 CTP
Provas e trabalhos especiais
Os Estudantes de Programas Especiais poderão ser autorizados a substituir o teste por uma monografia, desenvolvida individualmente, sempre que acordado com o Docente.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Prevista no RGA - LEC - FEUP.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação pode ser feita em Época de Recurso.
Observações
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 20 horas.