Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > L.EC004

Desenho Técnico

Código: L.EC004     Sigla: DT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Complementares/Tecnologias

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Construções Civis
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EC 233 Plano de estudos oficial 1 - 7,5 65 202,5
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-10-01.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação, Lingua de trabalho, Programa, Obtenção de frequência, Fórmula de cálculo da classificação final, Bibliografia Complementar, Bibliografia Complementar, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Obtenção de frequência, Fórmula de cálculo da classificação final, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Língua de trabalho

Português

Objetivos

JUSTIFICAÇÃO:
A elaboração e a interpretação das peças desenhadas dos projetos requerem capacidades de interpretação e de definição das formas geométricas em três dimensões e da sua representação no plano, por um lado, e o conhecimento das «linguagens» de representação gráfica utilizadas em Engenharia, por outro.

OBJETIVOS:
Desenvolvimento das capacidades de identificação e definição das formas geométricas em três dimensões e da sua representação no plano. Aplicação de «linguagens» de representação gráfica utilizadas em Engenharia – o Desenho Técnico, o Método Cotado e o Desenho Topográfico. A importância do Desenho Técnico como «linguagem profissional» associada à conceção, execução e interpretação de peças desenhadas dos projetos.

Resultados de aprendizagem e competências

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
- Interpretar e definir formas geométricas em três dimensões e sua representação no plano; - Executar e interpretar perspetivas, vistas e cortes de objetos;
- Deter conhecimentos sobre o Desenho de Arquitetura;
- Resolver problemas práticos usando o Método Cotado;
- Utilizar o Desenho Topográfico em problemas de Engenharia, designadamente no âmbito dos projetos de estradas e de barragens, envolvendo cálculo de volumes de aterros e escavações e de albufeiras.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Desenho Técnico: Formatos. Traços. Teoria das projeções. Projeção - central, paralela e ortogonal. Vistas. Disposição das vistas. Vistas principais. Vistas auxiliares primárias e secundárias. Cortes. Indicação e disposição de cortes. Cortes parciais. Rotação de planos de corte. Secções. Indicação e disposição de secções. Secções deslocadas e rebatidas. Tracejados.

Desenho de Arquitetura: Desenhos de localização, de conjunto e de pormenor. Plantas. Alçados. Cortes. Representação simbólica de: portas e janelas; aparelhos sanitários e outro equipamento permanente; escadas; mobiliário; revestimento de superfícies. Cotagem de plantas e de cortes.

Aplicação do Desenho Assistido por Computador no âmbito do Desenho Técnico e do Desenho de Arquitetura.

Método cotado: Ponto, reta e plano. União e intersecção. Perpendicularidade. Problemas métricos. Aplicações. Desenho cotado de telhados. Sombras: luz solar; luz de vela.

Superfícies topográficas: Definição. Curvas de nível. Escalas. Equidistância. Intersecção com planos e retas. Perfis. Linhas de máximo e de igual declive. Aplicações. Troços de estradas - desenho em planta; áreas ocupadas pelos taludes de aterro e escavação; perfis longitudinais e transversais; volumes de aterro e escavação. Barragens – desenho em planta; volumes de albufeiras.

Conteúdo científico - 80% Conteúdo tecnológico - 20%

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
A elaboração e a interpretação das peças desenhadas dos projetos requerem, por um lado, capacidades de interpretação e de definição das formas geométricas em três dimensões e da sua representação no plano e, por outro lado, o conhecimento das «linguagens» de representação gráfica utilizadas em Engenharia.

Bibliografia Obrigatória

Guilherme Ricca; Sebentas de “Desenho Técnico” e “Método Cotado”. FEUP.
José Leitão Borges; “Método Cotado. Sombras”. FEUP.
José Leitão Borges; Cadernos de Exercícios: “Desenho Técnico - Exercícios”, “Método Cotado e Desenho Topográfico - Exercícios”, “Método Cotado. Telhados e Sombras - Exercícios”. FEUP.

Bibliografia Complementar

Luís Veiga da Cunha; “Desenho Técnico”. Fundação Calouste Gulbenkian.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Explanação gradual da matéria e resolução de exercícios.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
A introdução de técnicas e problemas com grau de dificuldade crescente permite, numa fase inicial, ultrapassar falhas de base que alguns estudantes apresentem e, gradualmente, absorver os conhecimentos sobre o Desenho Técnico.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 88,00
Trabalho prático ou de projeto 12,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 60,00
Total: 60,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação da L.EC. Considerase que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída – realização individual de dois testes escritos, sem consulta, e dum trabalho de Desenho Assistido por Computador (Autocad), facultativo, a realizar fora das aulas. A nota final à disciplina (NF) é dada pela seguinte fórmula:

NF= Máximo ((0,44*T1+0,44*T2+0,12*TA); (0,50*T1+0,50*T2))

sendo: T1 - classificação no teste 1; T2 - classificação no teste 2; TA - classificação no trabalho de Autocad.

Nota: A classificação máxima obtida pela fórmula anterior está limitada a 18 valores. Para obter uma classificação superior, o estudante necessita de atingir nos testes (0,50*T1+0,50*T2) uma classificação superior a 18,5 valores e realizar uma prova complementar (oral e/ou escrita).

Melhoria de classificação

Existe também uma prova de recurso, para aprovação ou melhoria de classificação, podendo os estudantes optar por serem avaliados apenas sobre a matéria relativa a um dos testes ou à globalidade da matéria.

Observações

Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas

Conhecimentos prévios: Idealmente, conhecimentos de Geometria Descritiva ministrados no Ensino Secundário.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 19:02:14 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias