Código: | L.EIC029 | Sigla: | IA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia Informática e Computação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EIC | 181 | Plano Oficial | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
Esta unidade curricular apresenta um conjunto de assuntos nucleares para a área da Inteligência Artificial e dos Sistemas Inteligentes.
Os objetivos principais são:
Distribuição Percentual: Componente científica: 60%; Componente tecnológica: 40%
No final da unidade curricular, o estudante deverá ter capacidade para Representar, Adquirir, Manipular e Aplicar Conhecimento usando Sistemas Computacionais. Mais especificamente, o estudante deverá ser capaz de:
É útil o conhecimento de noções básicas de algoritmia, estruturas de dados e programação.
I. Introdução à Inteligência Artificial (IA)
Definição de IA. Fundamentos, Âmbito, Evolução e Cronologia da IA. Problemas e Abordagens da IA e dos Sistemas Inteligentes. Aplicações da IA
II. Agentes Inteligentes e Sistemas Multi-Agente
Conceito de Agente. Ambientes. Agentes Reativos, Deliberativos, Baseados em Objetivos, Baseados em Utilidade, com Aprendizagem e BDI. Sistemas Multi-Agente: Conceito, Motivação, Arquiteturas, Comunicação, Coordenação. Exemplos Práticos de Aplicação.
III. Métodos de Resolução de Problemas
Formulação de Problemas. Espaço de Estados. Estratégia de Pesquisa. Pesquisa Não Informada: Primeiro em Largura, Primeiro em Profundidade, Custo Uniforme, Aprofundamento Iterativo, Pesquisa Bidirecional. Pesquisa Inteligente: Pesquisa Gulosa, Algoritmo A*. Pesquisa com Adversários: Pesquisa em Jogos, Algoritmo Minimax, Cortes Alfa-Beta, Pesquisa com Informação Imperfeita. Exemplos Práticos de Aplicação.
IV. Otimização e Meta-heurísticasFormulação de Problemas de Decisão/Optimização. Algoritmos “Hill-Climbing”, Arrefecimento Simulado, Pesquisa Tabu, “Ant Colony”. Algoritmos Genéticos e Computação Evolucionária. Satisfação de Restrições. Exemplos Práticos de Aplicação.
V. Engenharia do ConhecimentoRepresentação do Conhecimento e Raciocínio. Lógica Proposicional e Lógica de Predicados. Redes Semânticas, “Frames”, Regras e Ontologias. Programação em Lógica e Programação com Restrições. Raciocínio com Conhecimento Incerto. Sistemas Baseados em Conhecimento. Sistemas Periciais: Motor de Inferência, Geração de Explicações, Sistemas Genéricos (“Shells”). Exemplos Práticos de Aplicação.
VI. Aprendizagem ComputacionalTipos de Aprendizagem. Aprendizagem de conceitos, por exemplo, por analogia, baseada em explicações. Aprendizagem Indutiva: Algoritmos ID3 e C4.5. Redes Neuronais Artificiais: Princípios básicos e algoritmos fundamentais. Máquinas de Vetores de Suporte (“Support Vector Machines”). Aprendizagem por Reforço. Aprendizagem em Profundidade (“Deep Learning”). Exemplo Práticos de Aplicação.
VII. Processamento de Linguagem Natural
Níveis de Processamento. Análises Sintática e Semântica. ATN, Gramáticas Semânticas e Gramáticas de Caso. Aproximação Clássica e uso da Lógica. Gramáticas com Cláusulas Definidas. Gramáticas de Extraposição. Abordagem Estatística. Mineração de Texto (“Text Mining”). Exemplo Práticos de Aplicação.
VIII. Tópicos Avançados de Inteligência Artificial
Perceção/Visão, Comunicação, Interação, Planeamento, Escalonamento, Robótica, Simulação Inteligente, Inteligência Social. Aplicações de Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes. O Futuro da IA. IA e a Sociedade. IA Benéfica. IA Explicável. Máquina Éticas. IA fraca e IA forte. Super Inteligência. A Singularidade Tecnológica.
Exposição com interacção nas Aulas teóricas. Exercícios de modelação e resolução de problemas, de programaçao e desenvolvimento de projeto nas Aulas teórico-práticas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Teste | 10,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho laboratorial | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Não exceder o número limite de faltas e obter nota >= 7.5 (em 20) na componente de Avaliação Distribuída (AD)
Componente de Avaliação Distribuída (AD): peso=50%, inclui dois trabalhos práticos (% relativas):
Componente de Teste/Exame (CE): peso=50% (prova com consulta, com a duração de 2h30m).
A aprovação implica obtenção de nota >= 7.5 (em 20) em cada uma das duas componentes de avaliação, classificação distribuída (CD) e exame (CE).
A avaliação dos estudantes em exame de época especial é composta por: realização de dois trabalhos práticos, respetivos relatórios e demonstrações (peso=50%), e realização de exame (peso=50%).
A aprovação implica a necessidade de nota >=7.5 (em 20) em qualquer das parcelas de avaliação.
Os estudantes inscritos ao abrigo de regimes especiais devem comparecer a todos os pontos de avaliação.
A avaliação dos estudantes em exame de época especial é composta por: realização de dois trabalhos práticos, respetivos relatórios e demonstrações (peso=50%), e realização de exame (peso=50%).
A aprovação implica a necessidade de nota >=7.5 (em 20) em qualquer uma das parcelas de avaliação (AD e E).
A melhoria de classificação pode ser efetuada quer por trabalho quer por teste de recurso (ou ambos).
A classificação dos minitestes não é contabilizada para efeitos de melhoria de classificação, passando a sua ponderação para a componente de Exame.