Desenho Assistido por Computador
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências de Engenharia |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/feup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Desenvolvimento das capacidades de leitura e concepção de desenhos técnicos 2D.
- Aprendizagem de conceitos basicos sobre ferramentas usadas no fabrico de peças injetadas ou estampadas.
- Aprendizagem de uma ferramenta CAD 3D híbrida (superfícies e sólidos).
- Aplicação dos conhecimentos adquiridos num projecto de desenvolvimento de produto.
- Planeamento de um projecto e respectivo desenvolvimento em grupo.
Resultados de aprendizagem e competências
- Interpretar formas geométricas em 3 dimensões e sua representação bidimensional
- Domínio de uma ferramenta CAD 3D híbrida (superfícies e sólidos), sendo capaz de desenhar geometrias em 3 dimensões a partir de desenhos técnicos bidimensionais
- Capacidade de planear estratégias para a modelação de geometrias 3D complexas
- Gestão de tempo e planeamento de projectos com recurso a mapas de Gantt
- Gestão de relacionamento interpessoal na realização de projectos
- Utilização da terminologia associada ao desenho assistido por computador
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
- Conhecimentos de Windows 10
- Conhecimentos de Desenho Técnico
- Conhecimentos de Inglês
Programa
- CAD no processo de Design e Produção
- Diferentes aplicações CAD
- Típos de entidades CAD
- Metodologias de modelação
- Geometria 3D com mais detalhes
- Criação de entidades CAD
- Fabrico de uma peça
- Design para fabrico
- Documentação da fabricação
- Troca de dados
- Visualização e partilha de modelos
- Técnicas avançadas de modelação – “wrapping” de texturas em 3D
- Técnicas avançadas de modelação – “morphing”
- Geração de imagens fotorealistas
- Software associado
- Engenharia Inversa/Inspecção
- Equipamentos úteis - Braços hápticos/”Space Balls”/Braços de digitalização 3D
- Prototipagem rápida
- Introdução ao projecto de design
Bibliografia Obrigatória
Roy Plastock, Gordon Kaley;
Computação Gráfica, MC Graw Hill, 1991. ISBN: 972.9241-18-X
José Manuel de Simões Morais;
Desenho técnico básico. ISBN: 972-96525-2-X
Bibliografia Complementar
Carlos Relvas;
Controlo numérico computorizado. ISBN: 972-95794-6-6
Internacional Seminar ; ed. R. A. Adey;
CAD modelling. ISBN: 0-905451-28-7
Mikell P. Groover, Emory W. Zimmerrs Jr.;
CAD/CAM. ISBN: 0-13-110255-9
ed. W. A. Smith;
A guide to CAD/CAM. ISBN: 0-8551-0026-5
Observações Bibliográficas
Serve como bibliografia os curso de formação da aplicação CAD "Fusion360" da Autodesk.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Durante as aulas, é prática comum solicitar aos alunos a sua participação e intervenção activa, no sentido de emitirem opinião sobre alguns dos temas tratados ou de serem esclarecidas todas as dúvidas que vão surgindo.
Regra geral, os primeiros minutos de cada aula servem para sumariar os assuntos tratados em aulas anteriores, procurando assim dar uma continuidade à matéria a ser leccionada durante a aula. É igualmente comum fazer-se uma síntese, no final de cada aula, dos assuntos nela versados.
Nas primeiras 6 semanas é leccionado o curso de formação da aplicação "Fusion360" da Autodesk, um software CAD 3D híbrido. Nestas 6 semanas é também leccionada uma componente teórica, que aborda temas como o princípio matemático das aplicações CAD, o sobreamento, a concepção e fabrico de produto, perifêricos úteis no âmbito do CAD.
Após estas 6 semanas, dá-se o início do trabalho no projecto, no qual grupos de 3 alunos desenvolvem um produto de consumo.
O papel do docente é auxiliar cada grupo, corrigir problemas nos modelos CAD e ensinar técnicas de modelação mais eficientes. Sempre que possível, tenta-se concretizar os conceitos através de exemplos práticos de actividade industrial que permitam uma melhor compreensão.
Pretende-se que esta disciplina seja leccionada com vista a uma aplicação directa na indústria, no que diz respeito ao recurso e à implementação de tecnologias de CAD. Para alcançar este objectivo, as aulas procuram treinar a capacidade de auto aprendizagem do aluno.
Em paralelo, pretende-se que os alunos sejam obrigados a planear e distribuir o trabalho dentro de cada grupo. Para tal são incentivados a criar mapas de Gantt e definir responsáveis para os diferentes componentes do projecto. A avaliação final dos projectos é feita em conjunto entre o docente e os estudantes. A componente de relações interpessoais é incentivada através de uma distribuição diferenciada da classificação obtida entre os elementos de um grupo, segundo uma auto-avaliação dos respectivos membros.
Software
Autodesk Fusion 360
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia do design
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas > Computação gráfica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
70,00 |
Teste |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
120,00 |
Total: |
120,00 |
Obtenção de frequência
Para obter frequência à disciplina é necessário não reprovar por excesso de faltas não justificadas e obter uma classificação positiva no projeto e nos testes.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação final = "Média dos testes de CAD" * 0.30 + "Classificação individual no Projeto" * 0.70
Provas e trabalhos especiais
Não
Trabalho de estágio/projeto
Os estudantes formam grupos de 2 ou 3 pessoas e desenvolvem o projecto CAD de um produto especificado pelo docente.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Realização de uma prova prática em Autodesk Fusion360 (30% da classificação) e realização de um projeto individual (70% da classificação). Ambas as componentes devem ter classificação positiva.
Melhoria de classificação
Os estudantes podem ter acesso ao exame de recurso no final do semestre. Este exame de recurso incido sobre a avaliação realizada por 3 testes.
A melhoria da classificação do projeto não está contemplada no exame de recurso.
Observações
Nos primeiros 10 minutos da aula é feita a chamada de presença. Estão reprovados os estudantes que tenham um número de faltas não justificadas acima de 25% do número de aulas.
O atraso para além de 10 minutos no início da aula é considerado uma falta.
As justificações de faltas devem ser entregues na secretaria do departamento nos prazos previstos pelos regulamentos da FEUP.
Os 3 testes a realizar durante o semestre são provas práticas de CAD e devem ser realizados nos computadores da FEUP.
A classificação dos projetos é feita pelos estudantes e pelo docente durante sessão pública da apresentação dos projetos. É disponibilizado um formulário para o efeito e a avaliação média dos estudantes tem o mesmo peso que a avaliação do docente, caso manifesta manipulação ou fraude por parte dos estudantes. Nesse caso será apenas considerada a avaliação do docente.