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Dissertação

Código: M.EM069     Sigla: D

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://sites.google.com/gcloud.fe.up.pt/dissertacoes-gi
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EM 8 Plano de Estudos Oficial 2 - 30 6,5 810

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Realização de uma dissertação visando a integração e aplicação de competências, atitudes e conhecimentos adquiridos ao longo do curso. O trabalho terá lugar no âmbito de uma organização externa ou internamente em ambiente de investigação, promovendo o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de trabalho individual e de grupo.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deverá ter relativamente:

(... ao processo de I&D)
⁃ capacidade de usar uma visão holística para identificar, formular e lidar com questões complexas de forma crítica, independente e criativa;
⁃ capacidade de planear e usar métodos adequados para realizar tarefas qualificadas e de avaliar esse trabalho;
⁃ capacidade de criar, analisar e avaliar criticamente diferentes soluções técnicas;
⁃ capacidade de integrar o conhecimento de forma crítica e sistemática;
⁃ capacidade de contribuir para trabalho de I&D;
⁃ consciência dos aspetos éticos do trabalho de I&D;

(... ao seu relacionamento)
⁃ capacidade de integração numa organização;
⁃ capacidade de integração numa equipa de trabalho;

(... ao tema específico da dissertação)
⁃ um conhecimento aprofundado sobre o tema;
⁃ uma visão profunda sobre o estado da arte;
⁃ capacidade para apresentar e discutir as conclusões do seu trabalho assim como as questões de investigação e o conhecimento que lhe serviram de base.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

O estudante deve ter concluído com sucesso todas as UC relevantes para o projeto que irá desenvolver.

Programa

A unidade curricular de dissertação é frequentada a tempo inteiro pelos estudantes.

Antes do início da unidade curricular os estudantes frequentam uma sessão de formação em Infoliteracia organizada pela Biblioteca da FEUP e uma outra sessão, garantida pela regente da UC, onde são sensibilizados para as situações que vivenciarão nas organizações externas e também para pontos a ter em conta na elaboração da dissertação.

No âmbito do seu projeto cada estudante tem um orientador da FEUP e, sempre que este decorre numa organização externa, tem também um orientador nessa organização.

É seguido o programa de trabalho individual definido na proposta inicial selecionada pelo estudante.

O projeto tem uma duração de cerca de 20 semanas (30 ECTS - 810 horas) envolvendo as seguintes fases:
⁃ Definição detalhada do problema a analisar;
⁃ Revisão bibliográfica;
⁃ Desenvolvimento e/ou aplicação de modelo(s);
⁃ Obtenção e quantificação de resultados;
⁃ Elaboração da dissertação;
⁃ Apresentação pública final e discussão perante um júri.






Esta unidade curricular finaliza o percurso académico dos estudantes no ciclo de estudos.
Os conteúdos programáticos da UC visam completar essa formação, usando os conhecimentos adquiridos durante o ciclo de estudos.
A proposta de dissertação atribuída a cada estudante, dado o processo de seleção detalhado em “Metodologias de ensino”, será a mais adequada a cada estudante dentre as propostas disponíveis para este.
O(s) orientador(es) de cada estudante assegurarão o seu progresso na realização da dissertação, de forma a concretizar os objetivos fixados e cumprindo as diferentes fases detalhadas nos conteúdos programáticos.





Bibliografia Obrigatória

Oliveira, Luis Adriano ; Dissertação e tese em ciência e tecnologia : segundo Bolonha , LinkLidel-Edições Técnicas, 2011. ISBN: 978-972-757-742-2
McMillan, Kathleen; os : How to write dissertations & project reports, LinkPrentice Hall, 2011. ISBN: 978-0-273-74383-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem





A UC envolve um processo de seleção pelos estudantes das propostas de dissertação (PD).
Esse processo é conduzido no âmbito do SI da FEUP e inclui as seguintes fases:
-Chamada interna e externa de PD,acompanhada de um apontador para a página web dissertações.
-Análise das PD recebidas e clarificação dos seus objetivos e âmbito em conjunto com o proponente.
-Lista das PD aceites disponibilizada aos estudantes para seleção e eventual contacto com os proponentes para esclarecimentos.


-Os proponentes das PD selecionadas por cada estudante têm acesso à informação pessoal disponibilizada por este (contactos, CV e classificações obtidas).
-A afetação dos estudantes às PD feita de acordo com os critérios de seleção dos proponentes e as preferências expressas pelos estudantes.


O acompanhamento dos projetos é realizado através da realização de reuniões periódicas de supervisão entre o estudante e o(s) seu(s) orientador(es).







Esta unidade curricular finaliza o percurso académico dos estudantes no ciclo de estudos e pretende ser uma unidade curricular integradora dos conhecimentos adquiridos. O recurso maioritário a temas de dissertação propostos por empresas e o modelo de acompanhamento por parte de um orientador da FEUP e de um orientador da empresa proponente do projeto de dissertação permitem que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos.


Os objetivos relativos ao processo de I&D serão atingidos quer através dos conhecimentos adquiridos pelo estudante ao longo do seu percurso académico, quer pela supervisão próxima do orientador da FEUP. Os objetivos relativos à dissertação em empresa serão obtidos pelo dia a dia de trabalho numa organização e através do acompanhamento do orientador da empresa. Os objetivos relacionados com o tema específico da dissertação serão atingidos através da supervisão em paralelo do orientador da empresa, o “dono” do problema e do orientador da FEUP, que acompanhará mais de perto a estruturação do problema e a criação da visão aprofundada do estado da arte.


O trabalho será avaliado por um júri que seguirá as regras de avaliação de dissertações de mestrado da FEUP em vigor.









Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 405,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 81,00
Estudo autónomo 81,00
Realização de Estágio 81,00
Trabalho de campo 81,00
Trabalho de investigação 81,00
Total: 810,00

Obtenção de frequência

Conforme previsto nas normas regulamentares para os mestrados, o projeto deve decorrer em regime de exclusividade.

Fórmula de cálculo da classificação final

-- Uma classificação de 10 a 13 valores corresponde a um trabalho de dificuldade relativamente baixa, em que foram atingidos os objetivos mínimos;

 -- Uma classificação de 14 a 15 valores corresponde a um trabalho de dificuldade média, realizado com razoável autonomia e sendo atingidos todos os objetivos;

 -- Uma classificação de 16 valores corresponde a um trabalho muito bom, de dificuldade elevada, realizado com elevado nível autonomia, sendo cumpridos ou mesmo ultrapassados todos os objetivos enunciados;

 -- Uma classificação de 17 valores deve corresponder a um trabalho excelente, apresentado e defendido de modo exemplar, com um relatório muito bem estruturado, conciso e completo, com um nível de desempenho e de autonomia notáveis;

 -- Uma classificação de 18 valores deve corresponder a um trabalho excelente, apresentado e defendido de modo exemplar, com um relatório muito bem estruturado, conciso e completo, com um nível de desempenho e de autonomia notáveis e realçado pelo(s) orientador(es) durante a sua realização, e em que sejam encontradas soluções inovadoras, com potencial de publicação científica ou que tenham contribuído de forma muito significativa para a melhoria de processos ao nível empresarial;

 -- Classificações acima de 18 valores devem ter um caráter verdadeiramente excecional e só devem ser atribuídas a estudantes que tenham atingido níveis de excelência em todas as componentes e fatores em avaliação, em que sejam encontradas soluções inovadoras, com potencial de publicação científica em revistas ou conferências com elevada reputação a nível internacional ou que tenham contribuído de forma excecional para a melhoria de processos ao nível empresarial.

Para classificações acima de 18 valores é obrigatório o preenchimento do campo "justificação" da ata com argumentos que defendam e justifiquem a classificação atribuída.

Trabalho de estágio/projeto

Trabalho de 810 horas, cerca de 20 semanas, realizado em exclusividade.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

Não aplicável, uma vez que a classificação é atribuída por um júri.
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