Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > ESG0004

Comportamento Organizacional

Código: ESG0004     Sigla: CO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MESG 29 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 1 - 6 42 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-01-16.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Obtenção de frequência, Programa, Bibliografia Complementar, Observações, Modo de trabalho, Componentes de Avaliação e Ocupação, Palavras Chave, Bibliografia Obrigatória, Tipo de avaliação

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

A presente Unidade Curricular tem por objetivo desenvolver nos/as estudantes competências fundamentais para o desenvolvimento da sua atividade profissional em contexto organizacional, quer do ponto de vista individual, quer grupal (integração em equipas de trabalho e funções de liderança), assumindo que práticas organizacionais transformadoras de pessoas e contextos são sustentadas no conhecimento científico, no conhecimento do contexto real de trabalho e na cooperação entre diversos agentes.

 

Resultados de aprendizagem e competências

No final da Unidade Curricular, os/as estudantes devem ser capazes de:

  • Identificar e definir conceitos de base relativos ao comportamento e mudança organizacionais;
  • Reconhecer as principais tendências globais e nacionais com impacto nos contextos de trabalho, pessoas e equipas;
  • Posicionar a dimensão das pessoas e das equipas de trabalho enquanto elemento estratégico na gestão da organização;
  • Reconhecer o papel da cultura organizacional na gestão de pessoas e equipas de trabalho;
  • Reconhecer a relevância de atuar ao nível individual (do seu próprio desenvolvimento) e grupal (do desenvolvimento dos outros, sejam pares, parceiros ou liderados);
  • Conhecer práticas sustentáveis de gestão das pessoas, do recrutamento à transição para a reforma;
  • Identificar, recolher e analisar indicadores capazes de evidenciar o impacto das práticas implementadas ao nível organizacional, grupal e individual;
  • Resolver casos práticos relacionados com a gestão de pessoas e equipas, considerando os conhecimentos teóricos e a dimensão da ética empresarial;

Construir e apresentar, de forma coerente e eficaz, propostas de intervenção em contexto organizacional.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Conceitos base

  • Comportamento Organizacional
  • A organização como sistema fechado vs aberto
  • A organização como construção social

2. Desafios globais e impacto nas organizações

  • Desenvolvimento tecnológico e alterações demográficas
  • Novas modalidades de trabalho
  • (Re)construção de percursos profissionais e de vida
  • Construção do propósito organizacional e individual
  • Potencial da inclusão da diversidade

3.  Posicionamento estratégico

  • Contributo das pessoas e equipas na definição e implementação da estratégia
  • Sustentabilidade da força de trabalho
  • Saúde e bem-estar no trabalho
  • Definição e monitorização de indicadores organizacionais

4. Cultura Organizacional

  • Propósito organizacional
  • Valores
  • Alteração das fronteiras organizacionais

5. As pessoas nas organizações

  • Percursos profissionais e pessoais
  • Aprendizagem ao longo da vida
  • Ética enquanto orientadora da ação

6. Os grupos nas organizações

  • Dinâmica de grupos
  • Liderança
  • Gestão do ciclo de vida das equipas

 

Bibliografia Obrigatória

Buchanan, D.; Organizational Behavior, 2013. ISBN: 0-273-68222-9
Goffee, R. & Jones, G.; Why should anyone be lead by you? What it takes to be an authentic leader., Harvard Business School Press, 2016
Isson, J. P. & Harriott, J. S.; People Analytics in the Era of Big Data: Changing the Way You Attract, Acquire, Develop, and Retain Talent., John Wiley & Sons, Inc., 2016

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Enquadramento concetual das temáticas centrais da Unidade Curricular, complementado com análise crítica e coletiva de dados e de casos de organizações de diferentes setores de atividade, dimensão, geografia e propósito. Partilha de práticas desenvolvidas por empresas e outras instituições, com recurso a apresentações por parte de profissionais capazes contextualizar os desafios e respostas da organização que representam. Recurso a leituras prévias, preparação de guiões com questões, e resolução de casos práticos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 55,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Participação presencial 15,00
Trabalho prático ou de projeto 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 14,00
Estudo autónomo 39,00
Frequência das aulas 39,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A definir em linha com as orientações da FEUP

Fórmula de cálculo da classificação final

Resolução de casos de estudo ao longo do semestre  - 15%
Entrega intermédia relatório do trabalho - 15%
Apresentação oral do trabalho – 15%
Entrega do Trabalho individual escrito– 55%

Observações



Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-22 às 18:28:42 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias