Sistemas Multiagente
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Sistemas Inteligentes |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PRODEI |
10 |
Plano de estudos Oficial |
1 |
- |
6 |
28 |
162 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
A unidade curricular assume-se como de Engenharia (evidenciando apenas a teoria essencial para se entender as aplicações práticas) e proporciona uma perspetiva global das técnicas associadas à computação baseada em agentes, explorando, por um lado, a modelação e simulação de sistemas complexos baseadas em agentes computacionais, e também o desenvolvimento de aplicações de agentes inteligentes e de sistemas multi-agente com capacidade de adaptação.
A Programação e a Engenharia de Software Orientada a Agentes são apresentadas como uma nova metáfora para a descrição e programação de sistemas computacionais distribuídos.
Os conhecimentos adquiridos serão consolidados através da utilização de ferramentas de software apropriadas, com as quais os estudantes são incentivados a elaborar pequenos projetos de desenvolvimento. O objetivo principal é que os estudantes saibam especificar e implementar sistemas complexos, adaptativos, distribuídos e descentralizados usando o paradigma dos sistemas multi-agente.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
- Modelar sistemas complexos recorrendo a agentes computacionais
- Projetar sistemas distribuídos e descentralizados seguindo o paradigma dos sistemas multi-agente
- Desenvolver agentes de software inteligentes, seguindo diferentes arquiteturas
- Avaliar a execução de uma simulação baseada em agentes ou de um sistema multi-agente distribuído
- Desenvolver sistemas multi-agente com mecanismos de adaptabilidade
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
É útil o conhecimento de técnicas de Inteligência Artificial
Programa
1. Computação baseada em agentes
- Objetivos e enquadramento
- Simulação baseada em agentes vs sistemas multi-agente
- Ferramentas para desenvolvimento de sistemas multiagente e para simulação baseada em agentes: JADE e Repast
2. Agentes inteligentes
- Definições
- Agentes e ambientes
- Tipos básicos de agentes
- Arquiteturas de agentes. Raciocício dedutivo. Raciocínio prático: agentes BDI. Agentes reativos: arquitetura de subsumpção.
3. Sistemas multi-agente
- Definições
- Comunicação. Atos de discurso. ACL. Standards FIPA. Protocolos de interação. JADE.
- Engenharia de Software Orientada a Agentes
4. Tomada de decisão multiagente
- Teoria de jogos. Utilidades e preferências. Estratégias dominantes. Equilíbrio de Nash. Ótimo de Pareto. Incerteza. Jogos cooperativos.
- Desenho de mecanismos. Teoria da escolha social.
- Leilões. Protocolos de leilão. Leilões combinatórios. Leilões duplos.
- Negociação. Attributos da negociação. Táticas de negociação:tempo e comportamento. Negociação para alocação de tarefas. Acordos e utilidades. Acordos Pareto-ótimos e individualmente racionais. Protocolo de concessão monótona. Negociação na alocação de recursos.
5. Introdução à simulação baseada em agentes
- Modelação e simulação baseada em agentes (ABMS).
- Modelos baseados em agentes e systemas complexos adaptativos.
- Elementos de uma ferramenta ABMS.
- Repast: componentes de um modelo, escalonador, coleção e visualização de dados, visualização do ambiente.
6. Agentes conversacionais
- Chatbots e agentes de diálogo baseados em objetivos.
- O teste de Turing.
- Marcos históricos: ELIZA, PARRY, ALICE, Tay, Siri e Alexa.
- Arquiteturas de chatbots. Domínios abertos vs fechados. Respostas preformatadas vs generativas.
- Desenvolvimento de chatbot. Locuções, intenções, entidades e ações.
- A framework Rasa.
7. Aprendizagem por reforço
- Agentes com aprendizagem.
- Aprendizagem por reforço. Funções de reforço e valor. Processos de decisão de Markov. Tarefas episódicas e contínuas. Aprendizagem por diferença temporal. Q-learning.
- Deep reinforcement learning
Bibliografia Obrigatória
Michael Wooldridge;
An introduction to multiagent systems. ISBN: 978-0-470-51946-2 (2nd Edition)
Bibliografia Complementar
Yoav Shoham;
Multiagent systems. ISBN: 978-0-521-89943-7
Stuart Russel, Peter Norvig;
Artificial Intelligence: A modern Approach.
Richard S. Sutton, Andrew G. Barto; Reinforcement Learning: An Introduction, A Bradford Book, 2018. ISBN: 978-0262039246 (2nd Edition)
Observações Bibliográficas
Apontamentos do docente da cadeira estão disponíveis. Artigos selecionados serão fornecidos para os capítulos mais avançados. Notes published by the instructor are available. Specific scientific papers can be provided for the most advanced topics.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição com interação nas aulas.
Acompanhamento da realização de um projeto. Aprendizagem orientada por projetos.
Software
REPAST
JADE
Palavras Chave
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Arquitectura de computadores > Computação distribuída
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da informação
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Cibernética > Inteligência artificial
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho laboratorial |
70,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
28,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
20,00 |
Frequência das aulas |
28,00 |
Trabalho de investigação |
36,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Um aluno inscrito obtém frequência se cumprir a assiduidade às aulas teórico-práticas (máximo de faltas permitido corresponde a 25% das aulas previstas).
Fórmula de cálculo da classificação final
A Avaliação Distribuída inclui:
- apresentação intermédia de um projeto individual ou em grupo: 20%
- implementação de um projecto individual ou em grupo: 50%
- escrita de um artigo científico relativo ao projecto: 30%
A obtenção de aprovação implica nota >=35% em cada uma das componentes indicadas acima.
Provas e trabalhos especiais
Avaliação inclui:
- implementação de um projecto individual ou em grupo: 70%
- escrita de um artigo científico relativo ao projecto: 30%
A obtenção de aprovação implica nota >=35% em cada uma das componentes indicadas acima.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes inscritos ao abrigo de regimes especiais devem efectuar todos os pontos de avaliação.
A avaliação dos estudantes em exame de época especial obdece às mesmas ponderações e regras da avaliação em época normal.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação é realizada na edição seguinte da unidade curricular.