Gestão de Qualidade e Melhoria de Processos de Software
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Ciências informáticas |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Esta unidade curricular tem por objetivo dotar os estudantes de competências e capacidades para assumir papéis de liderança relacionados com a gestão de qualidade, garantia de qualidade, melhoria de processos e certificações de qualidade em organizações de desenvolvimento de software.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular pretende-se que os estudantes:
- Reconheçam a importância da qualidade de produtos, processos e serviços de software e da sua gestão;
- Conheçam e saibam aplicar boas práticas, métodos e normas para a avaliação, melhoria e certificação de processos de desenvolvimento de software nas organizações, como CMMI-DEV e ITmark;
- Conheçam e saibam aplicar boas práticas, métodos e normas para a modelação de processos de software e a medição e análise de desempenho de processos, como SPEM e ISO/IEC 12207;
- Conheçam e saibam aplicar boas práticas, métodos e normas para a avaliação, melhoria e certificação de processos de gestão de serviços nas organizações, como CMMI-SVC e ISO 20000;
- Conheçam e saibam aplicar boas práticas, métodos e normas para a avaliação, melhoria e certificação de processos de gestão da segurança da informação nas organizações, como ISO 27001 e RGPD;
- Conheçam e saibam aplicar boas práticas, métodos e normas para a medição de qualidade de produtos de software, como ISO 25023;
- Conheçam e saibam aplicar normas de qualidade para domínios específicos, como a norma IEC 62304 para "Software as a Medical Device".
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos gerais sobre engenharia de software.
Programa
- Estado atual e importância da qualidade de produtos, processos e serviços de software e da sua gestão;
- Modelos de boas práticas, métodos e normas para a avaliação, melhoria e certificação de processos de desenvolvimento de software nas organizações, como CMMI-DEV e ITmark;
- Modelos de boas práticas, métodos e normas para a modelação de processos de software e medição e análise de desempenho de processos, como SPEM e ISO/IEC 12207;
- Modelos de boas práticas, métodos e normas para a avaliação, melhoria e certificação de processos de gestão de serviços nas organizações, como CMMI-SVC e ISO 20000;
- Modelos de boas práticas, métodos e normas para a avaliação, melhoria e certificação de processos de gestão de segurança da informação nas organizações, como ISO 27001 e RGPD;
- Métodos e normas para a medição de qualidade de produtos de software, como ISO 25023;
- Normas de qualidade para domínios específicos, como a norma IEC 62304 para "Software as a Medical Device".
Bibliografia Obrigatória
Sommerville Ian;
Software engineering. ISBN: 978-0-13-705346-9
Chrissis, M. B., Konrad, M., Shrum, S.;
CMMI for Development: Guidelines for Process Integration and Product Improvement (3rd ed.), Addison-Wesley Professional, 2011. ISBN: 978-0321711502
Bibliografia Complementar
Forrester, E., Buteau, B., Shrum, S.;
CMMI for Services: Guidelines for Superior Service (2nd ed.), Addison Wesley Professional, 2011. ISBN: 978-0321711526
Jones, E.;
Quality Management for Organizations Using Lean Six Sigma Techniques, CRC Press, 2014. ISBN: 9781439897829
Jones Capers;
Software engineering best practices. ISBN: 978-0-07-162161-8
Humphrey, W., Over, J.;
Leadership, Teamwork, and Trust: Building a Competitive Software Capability, Addison Wesley Professional, 2011. ISBN: 978-0321624505
Humphrey Watts S. 1927-;
PSP. ISBN: 978-0-321-30549-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
ENSINO
As aulas terão duas componentes principais: (i) componente teórica de exposição e discussão dos tópicos programáticos e de casos de estudo; (ii) componente prática de realização de pequenos exercícios, bem como de análise de casos práticos e elaboração de recomendações em relação a organizações concretas (de preferência organizações de onde os estudantes são oriundos).
AVALIAÇÃO
1) Apresentação de tópicos selectionados dos modelos e normas internacionais abordados (10%);
2) Trabalho prático de "gap analysis" numa organização de desenvolvimento de software (peso 35%);
3) Trabalho de pesquisa e exposição de um tópico relacionado com a unidade curricular (peso 15%);
4) Exame final individual (peso 40%).
Software
Appraisal Assistant
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
40,00 |
Trabalho de campo |
35,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
52,00 |
Frequência das aulas |
52,00 |
Trabalho de campo |
20,00 |
Trabalho de investigação |
8,00 |
Total: |
132,00 |
Obtenção de frequência
Ter realizado com sucesso os elementos de avaliação distribuída.
Fórmula de cálculo da classificação final
AVALIAÇÃO
1) Apresentação de tópicos selectionados dos modelos e normas internacionais abordados (10%);
2) Trabalho prático de "gap analysis" numa organização de desenvolvimento de software (peso 35%);
3) Trabalho de pesquisa e exposição de um tópico relacionado com a unidade curricular (peso 15%);
4) Exame final individual (peso 40%).
Observações
Prazos previstos:
- Apresentação de tópicos selecionados dos modelos e normas internacionais abordados: semana de 24 a 26/Fev;
- Trabalho prático de "gap analysis" numa organização de desenvolvimento de software: 30 de abril;
- Trabalho de pesquisa e exposição de um tópico relacionado com a unidade curricular: semana de 19 a 21 de maio.