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Metodologias Ágeis de Desenvolvimento de Software

Código: EIC0062     Sigla: MADS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia de Software

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 47 Plano de estudos a partir de 2009/10 5 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O principal objectivo da unidade curricular é dotar os estudantes de conhecimentos avançados e experiência adicional em gestão e desenvolvimento de software com métodos ágeis, nomeadamente na análise, definição, utilização e refinamento de processos e práticas ágeis no contexto um projeto e organização concreta.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, o estudante deve:

- ter desenvolvido capacidades avançadas e adquido conhecimentos avançados necessários para autonomamente não só realizar desenvolvimento ágil de software, mas também orientar e apoiar equipas na adoção de agilidade, nos seus vários papeis: engenharia de processo, desenvolvedor, gestor, mentor;

- ter adquirido espiriito critico sobre métodos ágeis, a sua filosofia, os valores, a sua necessidade e aplicabilidade, e os desafios e oportunidades que suscitam nas pessoas, equipas e organizações que desenvolvem e gerem projetos de software, bem como noutros contextos de negócio e organizações fora da indústria de software;

- ter adquirido experiência prática na utilização, eles próprios, e mentoria na adoção, de outros, sobre desenvolvimento ágil de software, gestão de projetos ágeis, e agilidade de negócio;

- ter praticado algumas das variantes mais conhecidas de processos e práticas ágeis, da sua preferência;

- ter gerido e participado num projecto real, como caso de estudo, a desenvolver ao longo do semestre.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos e experiência prévia em agilidade ou em um dos métodos ágeis mais populares, tais como Scrum, XP, ou Kanban.

Programa

Visão geral sobre agilidade e métodos ágeis: valores, principios fundamentais, práticas mais populares.

Motivação sobre a importância atual e futura dos métodos ágeis no desenvolvimento de software e na gestão eficaz de projetos de software.

Estudo aprofundado sobre os métodos ágeis mais populares (Scrum, XP, Kanban), nomeadamente nos seus aspetos comuns, aspetos mais diferenciadores, principais vantagens e dificuldades na sua adoção, e contextos de aplicabilidade mais favorável.

Seminários em tópicos e tendências ágeis de maior atualidade, em termos de investigação ou prática, na academia ou indústria:
- Agile at Large
- Agilie Quality
- Agile for Critical Systems
- DevOps
- Scrum Patterns
- Live Software Development: ultimate agility
- Business Agility: from the idea to the product
- Agile Everywhere: case studies

Aplicação dos conhecimentos adquiridos na realização de um trabalho prático ao longo do semestre, envolvendo casos de estudo reais e agilidade técnica ou de equipa, com componentes tais como:
(1) pesquisa, análise e sintese de literatura existente em tópico de interesse e relevante em termos de agilidade; 
(2) ou desenvolvimento de ideia inovadora, utilizando uma abordagem ágil (mobius loop, lean startups, etc);
(3) ou especificação e desenvolvimento ágil de protótipo de aplicação (a definir);
(4) ou outras a definir. 

Bibliografia Obrigatória

Jeff Sutherland, James O. Coplien, and The Scrum Patterns Group; A Scrum Book: The Spirit of the Game, Pragmatic Bookshelf, 2019. ISBN: 978-1-68050-671-6

Bibliografia Complementar

Jim Highsmith; Agile Project Management: Creating Innovative Products, Addison-Wesley Professional , 2004. ISBN: 978-0321219770

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são utilizadas tanto para a exposição formal dos conhecimentos da disciplina como para o desenvolvimento ágil de um trabalho prático ao longo do semestre. Por forma a focar a
atenção dos alunos nos tópicos principais, serão propostas pequenas leituras e questões sobre os tópicos em estudo para desenvolvimento fora de aulas.

As questões e o trabalho conjuntamente incentivarão os alunos a complementar os conhecimentos transmitidos com outros conhecimentos resultantes de pesquisas individuais efectuadas sobre os conteúdos da disciplina.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Programação > Engenharia de software

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 10,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 120,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Nota mínima de 40% em cada uma das componentes de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = (Trabalho x 50%) + (Exame x 40%) + (Participação individual x 10%)

Trabalho: desenvolvimento de trabalho prático relacionado com agilidade.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Condições idênticas às dos restantes estudantes. Os estudantes nesta condição devem contactar o docente da disciplina no início do semestre para o notificar do seu estado.

Melhoria de classificação

Melhorias de classificação podem ser concretizadas nas duas componentes, exame e avaliação distribuída. Esta última pode ser conseguida com base num trabalho com conteúdo e prazos de realização a combinar com os docentes.

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