Código: | EIC0034 | Sigla: | GEMP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Métodos Quantitativos e Gestão |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=3249 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEIC | 146 | Plano de estudos a partir de 2009/10 | 4 | - | 4,5 | 56 | 121,5 |
A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da Gestão, integrando uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação à análise e à discussão de casos de estudo.
No final da unidade curricular, os estudantes devem:
1. Compreender as diferentes áreas funcionais da Gestão e a forma como se interligam na estratégia global da empresa.
2. Compreender e explorar a forma como as tecnologias de informação podem ser um elemento potenciador da Gestão.
3. Ser capazes de aplicar um conjunto conceitos, métodos e ferramentas de Gestão.
4. Ser capazes de coordenar múltiplas tarefas interdisciplinares, integrando as diferentes área da Gestão, de forma a atingir os objetivos comuns.
5. Ser capazes de aplicar os métodos e ferramentas da Gestão à análise de empresas e da identificação de melhorias.
6. Ser capazes de aplicar os métodos e ferramentas de Gestão à análise e discussão de casos.
7. Ser capazes de desenvolver trabalho em equipa.
1.A GESTÃO E O SEU CONTEXTO
1.1.A Gestão e o papel do Gestor
1.2.A evolução da Gestão
2.GESTÃO DE ÁREAS FUNCIONAIS
2.1.Marketing
2.2.Gestão Financeira
2.3.Gestão de Operações
3.GESTÃO ESTRATÉGICA
3.1.Gestão estratégica e competitividade
3.2.Missão e objectivos
3.3.Análise do meio ambiente externo
3.4.Análise do meio ambiente interno
3.5.Desenvolvimento de estratégias de negócio
4.ORGANIZAÇÃO
4.1.Elementos Básicos de organização
4.2.Estruturas organizacionais
5. CONTROLO
A1. As aulas teóricas serão usadas para a apresentação de conceitos, sendo acompanhada da apresentação de casos e sua discussão.
A2. As aulas práticas envolverão a discussão de casos, havendo dois tipos:
(1) casos de discussão - estes casos serão disponibilizados aos alunos na semana anterior e serão discutidos em aula, sem avaliação.
(2) 3 casos de avaliação - os casos serão disponibilizados no início do semestre, e os alunos deverão realizar um relatório de 20 slides e fazer a discussão em aula, contando o relatório e discussão para a avaliação de frequência. Os alunos que não comparecerem na aula de discussão do caso terão zero valores na componente de discussão do caso, que representa 50% da avaliação do caso.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 25,00 |
Participação presencial | 15,00 |
Trabalho escrito | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 20,00 |
Estudo autónomo | 30,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho escrito | 15,50 |
Total: | 121,50 |
No início do semestre, os alunos deverão organizar-se em grupos, sendo que toda a avaliação de frequência será realizada por grupo:
•60% da classificação final- Apresentação e discussão de três casos de estudo.
•15% da classificação final- participação individual na discussão dos casos.
A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho poderá variar entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação.
Minimum classification of 37,5% in each of the evaluation components.
Nota final= 0,6*(apresentação e discussão em grupo de casos) + 0,15*(participação individual na discussão dos casos) + 0,25*nota de exame.
Os alunos que não comparecerem na aula de discussão do caso terão zero valores na componente de discussão do caso, que representa 50% da avaliação do caso.
A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho será ajustada entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação do trabalho de grupo.
O exame é sem consulta.
Nota mínima de 37,5% em cada uma das componentes de avaliação.
Nas épocas especiais a classificação final será obtida da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho.
3. realizar um exame.
nota final= 0,4*(relatório e apresentação oral do trabalho individual) + 0,6*nota de exame.
Classificação mínima de 37,5% em cada uma das componentes de avaliação
Os estudantes em regime especial que não possam frequentar as aulas obterão a nota de frequência da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho.
3. Muito embora a frequência da totalidade das aulas não seja obrigatória, a presença nas aulas práticas nos três momentos de apresentação e discussão da componente de avaliação de frequência é obrigatória, mesmo para os estudantes em regime especial.
4. Os trabalhadores estudantes deverão contactar os docentes no início das aulas para definir o plano de trabalhos.
A melhoria da parte do exame obedecerá ao regulamento em vigor.
A melhoria da componente de frequência será realizada no ano seguinte.