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Agentes e Inteligência Artificial Distribuída

Código: EIC0033     Sigla: AIAD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Inteligência Artificial

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 168 Plano de estudos a partir de 2009/10 4 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-09-08.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Pre_requisitos, Fórmula de cálculo da classificação final, Bibliografia Complementar, Programa, Software de apoio à Unidade Curricular, Bibliografia Obrigatória, Provas e trabalhos especiais

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular assume-se como de Engenharia (evidenciando apenas a teoria essencial para se entender as aplicações práticas) e proporciona uma perspetiva global das técnicas associadas à computação baseada em agentes, explorando, por um lado, a modelação e simulação de sistemas complexos baseadas em agentes computacionais, e também o desenvolvimento de aplicações de agentes inteligentes e de sistemas multi-agente com capacidade de adaptação.
A Programação e a Engenharia de Software Orientada a Agentes são apresentadas como uma nova metáfora para a descrição e programação de sistemas computacionais distribuídos. 

Os conhecimentos adquiridos serão consolidados através da utilização de ferramentas de software apropriadas, com as quais os estudantes são incentivados a elaborar pequenos projetos de desenvolvimento. O objetivo principal é que os estudantes saibam especificar e implementar sistemas complexos, adaptativos, distribuídos e descentralizados usando o paradigma dos sistemas multi-agente.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

  • Modelar sistemas complexos recorrendo a agentes computacionais
  • Projetar sistemas distribuídos e descentralizados seguindo o paradigma dos sistemas multi-agente
  • Desenvolver agentes de software inteligentes, seguindo diferentes arquiteturas
  • Avaliar a execução de uma simulação baseada em agentes ou de um sistema multi-agente distribuído
  • Desenvolver sistemas multi-agente com mecanismos de adaptabilidade

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

É útil o conhecimento de técnicas de Inteligência Artificial

Programa

1. Computação baseada em agentes

  • Objetivos e enquadramento
  • Simulação baseada em agentes vs sistemas multi-agente
  • Ferramentas para desenvolvimento de sistemas multiagente e para simulação baseada em agentes: JADE e Repast
2. Agentes inteligentes
  • Definições
  • Agentes e ambientes
  • Tipos básicos de agentes
  • Arquiteturas de agentes. Raciocício dedutivo. Raciocínio prático: agentes BDI. Agentes reativos: arquitetura de subsumpção.
3. Sistemas multi-agente
  • Definições
  • Comunicação. Atos de discurso. ACL. Standards FIPA. Protocolos de interação. JADE.
  • Engenharia de Software Orientada a Agentes
4. Tomada de decisão multiagente
  • Teoria de jogos. Utilidades e preferências. Estratégias dominantes. Equilíbrio de Nash. Ótimo de Pareto. Incerteza. Jogos cooperativos.
  • Desenho de mecanismos. Teoria da escolha social.
  • Leilões. Protocolos de leilão. Leilões combinatórios. Leilões duplos.
  • Negociação. Attributos da negociação. Táticas de negociação:tempo e comportamento. Negociação para alocação de tarefas. Acordos e utilidades. Acordos Pareto-ótimos e individualmente racionais. Protocolo de concessão monótona. Negociação na alocação de recursos.

5. Introdução à simulação baseada em agentes

  • Modelação e simulação baseada em agentes (ABMS).
  • Modelos baseados em agentes e systemas complexos adaptativos.
  • Elementos de uma ferramenta ABMS.
  • Repast: componentes de um modelo, escalonador, coleção e visualização de dados, visualização do ambiente.
6. Agentes conversacionais
  • Chatbots e agentes de diálogo baseados em objetivos.
  • O teste de Turing.
  • Marcos históricos: ELIZA, PARRY, ALICE, Tay, Siri e Alexa.
  • Arquiteturas de chatbots. Domínios abertos vs fechados. Respostas preformatadas vs generativas.
  • Desenvolvimento de chatbot. Locuções, intenções, entidades e ações.
  • A framework Rasa.
7. Aprendizagem por reforço
  • Agentes com aprendizagem.
  • Aprendizagem por reforço. Funções de reforço e valor. Processos de decisão de Markov. Tarefas episódicas e contínuas. Aprendizagem por diferença temporal. Q-learning.
  • Deep reinforcement learning

Bibliografia Obrigatória

Michael Wooldridge; An introduction to multiagent systems. ISBN: 978-0-470-51946-2 (2nd Edition, 2009)

Bibliografia Complementar

Shoham Yoav; Multiagent systems. ISBN: 978-0-521-89943-7
S. Russel and P. Norvig; 'Artificial Intelligence: A Modern Approach', Prentice Hall, 2003
Richard S. Sutton, Andrew G. Barto; Reinforcement Learning: An Introduction, A Bradford Book, 2018. ISBN: 978-0262039246

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição com interação nas aulas teóricas. Exploração de ferramentas nas aulas teorico-práticas.
Acompanhamento da realização dos trabalhos práticos. Aprendizagem orientada por projetos.

Software

Plataforma de Sistemas Multi-Agente JADE
Ambiente de Simulação REPAST

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Cibernética > Inteligência artificial
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Arquitectura de computadores > Computação distribuída
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de simulação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 44,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho laboratorial 66,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Um aluno inscrito obtém frequência se cumprir a assiduidade às aulas teórico-práticas (máximo de faltas permitido corresponde a 25% das aulas previstas).

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final = 50% * Trabalho + 50% * Exame
Trabalho = 70% * Trabalho1 + 30% * Trabalho2

Para obter aprovação, aplicam-se as seguintes classificações mínimas:
- Trabalho1: 8.0 valores em 20
- Trabalho2: 8.0 valores em 20
- Exame: 7.0 valores em 20

Provas e trabalhos especiais

A avaliação em épocas especiais consiste na elaboração de dois Trabalhos práticos e de um Exame escrito (com consulta), valendo cada uma destas componentes 50% da nota final. A aprovação na Unidade Curricular pressupõe a obtenção de uma classificação mínima de 8.0 valores em 20, em cada um dos trabalhos e de uma classificação mínima de 7.0 em 20 no exame escrito.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Todos os componentes de avaliação são exigidos a todos os alunos, independentemente do regime de inscrição e da necessidade de obter avaliação de frequência. Os alunos inscritos ao abrigo de regimes especiais sem frequência de aulas práticas devem acordar com os docentes sessões de acompanhamento e avaliação prática.

Melhoria de classificação




A melhoria da classificação só pode ser obtida na edição seguinte da Unidade Curricular.




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