Física II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Física |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Atualmente o processamento, armazenamento e transmissão de informação são feitos usando fenômenos eletromagnéticos. Consequentemente, a formação de base de um engenheiro informático deve incluir o estudo da eletricidade, do magnetismo e dos circuitos elétricos
Esta unidade curricular visa dotar os estudantes com conhecimentos básicos de eletromagnetismo e processamento de sinais. A abordagem é experimental, com recurso a experiências simples que os estudantes podem realizar durante as aulas teórico-práticas para consolidar os conhecimentos teóricos e adquirir experiência no uso dos instrumentos de medição. O Sistema de Computação Algébrica (CAS) usado na unidade curricular Física 1 é também aproveitado para facilitar a resolução de problemas e para visualizar campos elétricos e magnéticos.
Resultados de aprendizagem e competências
Para obter aprovação nesta unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:
- Analisar circuitos elétricos simples e explicar o seu funcionamento.
- Identificar fenómenos eletromagnéticos na sua experiência quotidiana.
- Usar princípios físicos para explicar o funcionamento dos aparelhos elétricos.
- Avaliar diferentes dispositivos elétricos com funções semelhantes (por exemplo: ecrãs de CRT, plasma, LCD e LED) apontando as vantagens e desvantagens de cada um.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Espera-se que os estudantes inscritos já tenham frequentado as unidades curriculares Física 1 e Complementos de Matemática, do primeiro ano, ou unidades curriculares equivalentes.
Programa
- Eletrostática. Estrutura atómica. Cargas e forças elétricas. Condutores e isoladores.
- Eletricidade. Potencial eletrostático. Fontes de força eletromotriz. Condutores, semicondutores e diódos. Corrente elétrica. Potência elétrica. Lei de Ohm. Resistência. Supercondutividade. Associações de resistências.
- Capacidade elétrica. Condutores isolados. Condensadores. Energia eletrostática. Associações de condensadores.
- Circuitos de corrente contínua. Diagramas de circuitos. Leis dos circuitos. Método das malhas. Estado estacionário de circuitos com condensadores.
- Campo e potencial elétricos. Campo e potencial produzidos por sistemas de sistemas de cargas pontuais. Linhas de campo e superfícies equipotenciais. Pontos críticos do campo elétrico. Fluxo elétrico. Lei de Gauss. Campo e potencial nos condutores.
- Campo magnético. Forças magnéticas. Torque e momento magnético. Lei de Ampère. Espiras e bobinas.
- Indução eletromagnética. Campo elétrico induzido. Leis de Faraday e de Lenz. Geradores de corrente alternada. Indutância. Autoindução.
- Processamento de sinais. Estado transitório dos circuitos. Equações diferenciais dos circuitos. Função de transferência. Constantes de tempo. Impedância generalizada. Associações de impedâncias.
- Circuitos de corrente alternada. Funções sinusoidais. Fasores. Tensão alternada. Impedância complexa. Potência dissipada nos circuitos. Filtros de frequência. Função de resposta. Ressonância.
Bibliografia Obrigatória
Jaime E. Villate;
Eletricidade, Magnetismo e Circuitos, 3ª edição, Edição do autor, 2019. ISBN: 978-972-99396-6-2 (Disponível em http://def.fe.up.pt/eletricidade)
Bibliografia Complementar
Villate, Jaime E.;
Electromagnetismo. ISBN: 972-773-010-8
Herman J. Blinchikoff, Anatol I. Zverev;
Filtering in the time and frequency domains. ISBN: 1-884938-17-7
Steve Adams, Jonathan Allday;
Advanced Physics. ISBN: 0-19-914680-2
Observações Bibliográficas
O livro pode ser consultado e copiado livremente em http://def.fe.up.pt/pt/eletricidade
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta é uma unidade curricular prática, com um método de ensino ativo e com recurso a equipamento de laboratório e ferramentas informáticas de e-learning e sistema de computação algébrica (CAS).
As aulas teórico-práticas decorrem na sala de computadores do DEF (sala B233). Em cada aula os estudantes trabalham em grupo num dos terminais da sala, com acesso à Web e ao material disponibilizado que inclui algumas atividade práticas ou simulações, apontamentos, perguntas de escolha múltipla e problemas. Os estudantes deverão resolver em grupo as perguntas de escolha múltipla e alguns dos problemas. Os restantes problemas, no respetivo capítulo, constituem trabalho para casa.
Nas aulas teóricas são realizadas demonstrações experimentais e são dados esclarecimentos adicionais sobre o material do livro de texto. O apoio à disciplina, incluindo publicação de apontamentos, material a usar nas aulas teórico-práticas, correções/resoluções dos testes e exames, lançamento de classificações e contato com os docentes, através de fóruns, é feito através do servidor de e-learning (https://def.fe.up.pt/eic0014) que permite acesso público, excepto a secção de avaliação que é restrita aos alunos inscritos.
Software
Maxima
Moodle
Palavras Chave
Ciências Físicas > Física > Electrónica
Ciências Físicas > Física > Electromagnetismo
Ciências Físicas > Física
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Participação presencial |
0,00 |
Teste |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
106,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Condições de aprovação
A única condição de aprovação para o trabalhador-estudante é obter uma classificação final mínima de 10 valores. Para obter aprovação, os restantes estudantes devem cumprir três condições, na ordem seguinte: 1º Assiduidade. 2º Classificação mínima de 5 valores na componente distribuída da avaliação. 3º Classificação final mínima de 10 valores. As duas primeiras condições podem já ter sido cumpridas em qualquer ano anterior; nesse caso o estudante pode optar por não repetir as condiçoes já cumpridas (frequeentar as aulas teórico-práticas e obter a nota mímima na média dos testes), passando à condição seguinte.
Condição de assiduidade
Considera-se que um estudante cumpre a assiduidade se, tendo estado inscrito numa das turmas teórico-práticas, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas para essa turma. Por exemplo, se esitiver inscrito numa turma que tem 11 aulas durante o semestre, o estudante pode ter duas faltas, mas não três, porque 3 ultrapassa 25% de 11. O número de aulas dos estudantes em regime de transferência ou de reingresso são contadas a partir da data regular da inscrição; por exemplo, se o estudante foi inscrito numa turma numa data em que faltam 7 aulas, poderá faltar a uma dessas aulas, mas não a duas, porque 2 ultrapassa 25% de 7.
Componente distribuída da avaliação
A componente distribuída da avaliação (40% da nota final) é igual à média aritmética de 2 minitestes. O estudante que já obteve a classificação mínima na componente distribuída num ano anterior pode tentar melhorá-la realizando novamente os minitestes (não precisa frequentar novamente as aulas); se a classifiacação obtida este ano for menor do que a anterior, prevalece a nota anterior.
Justificação de faltas
As faltas podem ser justificadas apresentado um documento ao regente, até uma semana após a data em questão.
Fórmula de cálculo da classificação final
Sendo D a nota obtida na componente distribuída e E a nota do exame, a nota final calcula-se com a fórmula seguinte:
Máximo ( E; 0.4*D + 0.6*E )
Nomeadamente, se a componente distribuída for mais elevada que a nota do exame, a componente distribuída terá um peso de 40% e o exame 60%. Mas se a nota do exame for mais elevada, a componente distribuída será ignorada e a nota final será igual à nota do exame. No exame final não é exigida uma nota mínima e as notas atribuídas serão arredondadas a uma casa decimal. A nota final é arredondada para um inteiro (9.5 arredonda-se para 10, mas 9.4999 arredonda-se para 9).
Provas e trabalhos especiais
Nenhuma.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes dispensados de frequentar e obter a nota mínima da componente distribuída não precisam de fazer nenhuma prova ou trabalho adicional antes do exame. A nota final será igual à nota obtida no exame final, arredondada para um inteiro.
Melhoria de classificação
Os estudantes podem efetuar melhoria de classificação de exame realizado, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação. A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada. A classificação da componente distribuída pode ser melhorada em anos posteriores realizando novamente os dois testes (consulte a secção "Componente distribuída da avaliação").
Observações
Para acompanhar convenientemente a matéria, recomenda-se um tempo de trabalho fora das aulas de, no mínimo, 3 horas por semana. Espera-se que todos os estudantes inscritos, independentemente de estar ou não a frequentar as aulas, preparem previamente em casa o capítulo que será abordado em cada aula teórico-prática. Os conceitos físicos abordados nesta disciplina só podem ser realmente asimilados refletindo neles durante todo o semestre. Recomenda-se também consultar regularmente os anúncios e mensagens nos fóruns do servidor de e-learning.