Laboratório de Empreendedorismo Tecnológico
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
OFICIAL |
Engenharia |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
No final da unidade curricular, os estudantes deverão:
1) Ter um entendimento do que é necessário para trabalhar com engenheiros, cientistas, e outros profissionais para construir uma empresa.
2) Ter um entendimento das pressões e exigências do trabalho num novo negócio em fase embrionária.
3) Ser capazes de realizar contactos com clientes, parceiros e concorrentes, no caos e incerteza típicos de ambientes de novos negócios.
4) Ser capazes de usar um modelo de negócio para idealizar cada parte de um negócio.
5) Ser capazes de usar o desenvolvimento de clientes para propor um “produto mínimo viável”, sair da sala, iterar sobre ele e identificar um modelo de negócio repetível e escalável, com base em feedback externo.
6) Ser capazes de desenvolver um plano operacional, projeções de custos, e um modelo de receitas, e integrá-los num modelo financeiro.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante participará em aulas expositivas, e com peritos convidados, e será integrado em equipas que trabalham em combinações solução/problema(s). O processo de ensino-aprendizagem estará centrado no trabalho (autónomo e tutorado) do estudante e será efetuada uma monitorização constante da evolução e da aquisição de conhecimentos e competências pelo mesmo, privilegiando a aquisição das competências, especializadas e específicas, que capacitam para o exercício profissional competente, para a intervenção social e para a investigação aquando da passagem do estudante para o mercado de trabalho.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Desenvolvimento de Clientes e Modelo de Negócio.
2. Proposta de Valor.
3. Clientes, Canais de Distribuição, Relação com Clientes e Modelos de Receitas.
4. Parceiros, Recursos, Atividades e Estrutura de Custos.
5. Plano Operacional e Modelo Financeiro.
Bibliografia Obrigatória
Steve Blank, Bob Dorf;
The startup owner.s manual. ISBN: 978-0-9849993-0-9
written by Alexander Osterwalder and Yves Pigneur;
Business model generation. ISBN: 978-0-470-87641-1
ed. Stefanos Zenios, Josh Makower, Paul Yock;
Biodesign. ISBN: 978-0-521-51742-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Cada sessão é organizada à volta de:
- Uma palestra sobre metodologias de trabalho, componentes do modelo de negócio, e/ou planeamento operacional e financeiro;
- Apresentações das equipas sobre “lições aprendidas” nas saídas da sala e nas iterações e pivots do seu modelo de negócio;
- Registo do progresso na Descoberta do Cliente através da manutenção de um registo on-line.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão da inovação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Prova oral |
37,00 |
Trabalho de campo |
42,00 |
Trabalho escrito |
11,00 |
Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação incide sobre:
- Apresentações dos componentes do modelo de negócio – 5 apresentações, com idêntico peso, num total de 5.4 valores;
- Participação nas sessões – 2.0 valores;
- Registo on-line do progresso – 2.4 valores;
- Relatório e apresentação final – 4.2 valores;
- Contributo para o trabalho em equipa - 6.0 valores.
Melhoria de classificação
Sendo uma unidade curricular de avaliação distribuída sem exame final, a melhoria de classificação é possibilitada pela realização de um novo projeto/trabalho no ano letivo seguinte.