Código: | ESG0019 | Sigla: | DDS |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia |
OFICIAL | Economia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=2766 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MESG | 26 | Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 | 2 | - | 6 | 42 | 162 |
A UC tem por objetivo desenvolver conhecimentos e competências nos diferentes métodos e ferramentas de desenvolvimento e desenho de serviços, integrando uma sólida base teórica, baseada na discussão do estado de arte em termos de métodos e casos, com a sua aplicação a um projeto de desenvolvimento e desenho de serviços.
A UC procura obter os seguintes resultados e desenvolver as seguintes competências:
1. Conhecimento e capacidade de aplicação de um conjunto de métodos e ferramentas de desenvolvimento e desenho de serviços.
2. Criar confiança na capacidade de criação de novos serviços e sistemas de produtos e serviços.
3. Aumentar o reconhecimento do papel do cliente e dos múltiplos stakholders áreas disciplinares na criação de um novo serviço.
4. Desenvolver a capacidade de coordenar várias tarefas multidisciplinares para atingir objetivos comuns.
5. Conslidar conhecimentos de outros cursos através da aplicação ao projeto de desenvolvimento de um novo serviço.
6. Melhorar as capacidades de trabalho em equipa.
7. Desenvolver competências na definição e organização de um processo de desenvolvimento e desenho de serviço numa organização.
8. Familiarizar os estudantes com a utilização das diferenças técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de serviços de uma forma estruturada e sistemática, tendo em atenção o papel desempenhado pelas diferentes áreas funcionais da organização, quer durante a fase de desenvolvimento, quer durante a fase de lançamento e implementação.
9. Desenvolver competências de alinhamento do processo de desenvolvimento e desenho do serviço com a estratégia organizacional.
1. Service logic innovation e desenvolvimento de novos serviços. O processo de desenvolvimento e desenho de serviços.
2. Desenho de serviços e design thinking. Abordagens multidisciplinares ao desenho de serviços.
3. Envolvimento dos clientes e outros stakeholders no desenvolvimento e desenho de serviços.
3.1. Métodos qualitativos: entrevistas e etnografia.
3.2. Desenho participativo.
4.Especificação e modelação da experiência, do contexto e necessidades dos clientes.
5. Geração de novos conceitos de serviço.
5.1. Desenho do conceito de serviço.
5.2. Desenho do sistema de serviço.
5.3. Desenho de cada touchpoint através do service experience blueprinting.
5.4. Desenho da evidência física do serviço.
6. Prototipagem de serviços.
6.1. Service experience prototyping.
6.2. Teste de protótipos de serviço.
As aulas serão organizadas em torno do projeto de desenvolvimento e desenho de um novo serviço. As aulas terão nas seguintes componentes:
Apresentação e discussão de conceitos, métodos e ferramentas de desenvolvimento e desenho de serviços;
Discussão de artigos e casos de estudo;
Realização de exercícios de aplicação de ferramentas; Acompanhamento da evolução do projeto;
Apresentações intermédias e finais do projeto de desenvolvimento e desenho de um novo serviço.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 60,00 |
Estudo autónomo | 30,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho de campo | 20,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Total: | 162,00 |
Os estudantes deverão realizar todas as componentes de avaliação e deverão ter pelo menos 37,5% em cada uma das componentes de avaliação.
entrega de dois relatórios individuais de análise de dois artigos e respetiva discussão (25%) + análise e discussão de um estudo de caso (10%)+ estudo do contexto e necessidades dos clientes (10%) + desenvolvimento do conceito e desenho do serviço (10%) + apesentação final com o protótipo (10%) + relatório final (35%)