Criatividade
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
OFICIAL |
Engenharia |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Identificação dos requisitos cognitivos da percepção e do comportamento que permitem o desenvolvimento de propostas inovadoras.
- Compreensão dos mecanismos e das diferentes fases de um processo criativo.
- Utilização consciente e flexível de ferramentas heurísticas sistémicas: técnicas para a exploração de problemas, métodos e técnicas de geração e validação de ideias.
- Desenvolvimento das competencias de comunicação de ideias e para escolher as ferramentas mais persuasivas e que melhor as comunicam.
- Participação pro-ativa num grupo.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do processo de aprendizagem os estudantes serão capazes de:
Identificar diferentes modelos para o processo criativo;
Identificar os fundamentos cognitivos e metodológicos de um processo criativo; Aplicar o pensamento divergente e convergente na recolha de dados, na geração de ideias e no desenvolvimento de soluções; Compreender e utilizar o raciocionio abductivo para resolver problemas.
Aplicar métodos e técnicas no desenvolvimento de pequenos projetos de grupo;
Gerir as tarefas projetuais e distribui-las nos trabalhos de equipa;
Gerar ideias, conceitos, soluções e argumentos de forma individual e/ou colaborativamente nos diversos exercícios propostos;
Gerir o tempo do processo atraves da gestão do tempo das ferramentas utilizadas;
Aceitar divergência e responsabilidade no âmbito dos trabalhos de equipa;
Apresentar ideias elaboradas visual e oralmente a um público;
Refletir criticamente acerca da aplicação dos métodos experimentados.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1 - Criatividade. A criatividade em relação às pessoas, ao desenvolvimento de produtos de processo e ao ambiente. A importância de uma postura criativa para o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedora.
2 - O processo criativo e caracteristicas elementares. As teorias contemporâneas e históricas de criatividade. Como as caracteristicas da personalidade podem afectar a criatividade individual: inovadores e adaptadores. Fluxo criativo. Elementos necessários para atingir o fluxo criativo.
3 - Palavras-chave, ferramentas e técnicas. O Design thinking: Exploração, geração de ideias, reflecção e implementação. O pensamento divergente e convergente;
4 - Criatividade nas Organizações. O Projeto centrado no utilizador. Estudos de caso inspiradores. Os elementos que podem ativa e passivamente afetar o processo criativo nas organizações.
5 - Entregar, divulgar e demonstrar uma ideia. Exploração das ideias. Ferramentas e métodos de comunicação de ideias.
Bibliografia Obrigatória
ed James C. Kaufman, Robert J. Sternberg;
The Cambridge handbook of creativity. ISBN: 978-0-521 (Handbook of Creativity, Cambridge University Press, 2004)
Bibliografia Complementar
Mark A. Runco, Steven R. Pritzker ; Encyclopaedia of Creativity, Academic Press, 1999
Roberto Verganti;
Design-driven innovation. ISBN: 978-1-4221-2482-6
Roger Martin;
The design of business. ISBN: 978-1-4221-7780-8
Tom Kelley;
The art of innovation. ISBN: 0-385-49984-1
Kees Dorst; Frame Innovation, knew Thinking by Design, MIT Press, 2015. ISBN: 978-0-262-32431-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta unidade curricular irá privilegiar duas metodologias de aprendizagem a Experiencial e a Cooperativa. A aprendizagem experiencial vai promover a aquisição de conhecimentos através da reflexão do testemunho dos alunos sobre a questões da criatividade. Com uma metodologia de aprendizagem cooperativa as atividades de sala de aula irão promover dinâmicas de aprendizagem de interação social organizada em equipes.
Ambas as metodologias promovem a exploração e aplicação de técnicas baseadas na experiência para a resolução criativa de problemas no trabalho em equipe, que simulam um processo de inovação dentro das organizações.
A UC tem também momentos de aula mais expositivos onde conceitos teóricos são explicados e exemplificados e se confrontam com os exercícios práticos fazendo pontes entre a reflexão abstrata e a abordagem prática.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho de campo |
50,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
1. Textos reflexivos individuais sobre os conceitos e os exercícios práticos desenvolvidos nas aulas [50%]
2. Relatório do trabalho de grupo para a resolução de um problema real e com aplicação das ferramentas para criatividade [40%] 3. Assiduidade e participação [10%].