Matemática III
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências de Base |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIB |
99 |
Plano de estudos oficial |
2 |
- |
6 |
56 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Curso introdutório de equações diferenciais ordinárias com aplicações à biologia e medicina.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos lecionados nesta disciplina permitirão ao aluno resolver analiticamente um conjunto variado de equações diferenciais e aplicar técnicas qualitativas quando uma solução analítica não é possível.
Os alunos deverão entender a grande utilidade do uso das equações diferenciais qualitativa e quantitativamente nas áreas da biologia, bioquímica e medicina.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Cálculo diferencial e integral.
Programa
Bibliografia Obrigatória
Braun M.;
Differential equations and their applications. ISBN: 0-387-90266-X
Bibliografia Complementar
J.D. Murray;
Mathematical biology: An introduction
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição de matéria teórica e prática no quadro.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
158,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Total: |
214,00 |
Obtenção de frequência
Nos termos das normas gerais de avaliação um estudante obterá frequência se o número de faltas às aulas não exceder 25% das aulas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Os alunos têm apenas as épocas normal e de recurso para obtenção de aprovação à disciplina.
Nota Final = Nota do exame (normal ou recurso)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nos termos das normas gerais de avaliação.
Melhoria de classificação
No exame de recurso.
Observações
Não será admitido qualquer tipo de comportamento que prejudique o bom funcionamento da aula, em particular, o manuseamento lúdico de telemóveis e qualquer atividade que denote falta de respeito para com o docente e os restantes colegas.