Código: | EBE0200 | Sigla: | FFIS |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências de Base |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Física |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Bioengenharia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIB | 105 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 70 | 162 |
São objetivos desta unidade curricular que os estudantes:
- adquiram conhecimentos fundamentais de física geral, em particular de ótica geométrica (teoria paraxial) e de mecânica clássica newtoniana, incluindo o movimento harmónico simples (MHS) e alguns conceitos sobre ondas;
- desenvolvam o raciocínio e adquiram competências na resolução autónoma e crítica de problemas;
- adquiram uma disciplina de trabalho continuado ao longo do semestre;
- tenham uma atitude respeitadora de valores éticos, tais como o respeito mútuo e a honestidade.
No final desta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de:
- usar corretamente as leis que regem os fenómenos estudados;
- usar vocabulário técnico apropriado para explicar os conceitos e os fenómenos estudados, bem como descrever algumas das suas aplicações práticas;
- ter uma atitude critica perante os resultados finais obtidos, recorrendo à análise dimensional, a estimativas das ordens de grandeza esperadas, ao estudo da interdependência entre as grandezas envolvidas e ao estudo do comportamento da solução em casos-limite.
As competências que são objeto do processo de avaliação (teste de avaliação distribuída e exame final) são as seguintes:
- uso correto das leis que regem os fenómenos estudados.
- atitude critica perante os resultados finais obtidos.
Estas aulas são aulas não presenciais (aulas remotas), sendo utilizada a plataforma “zoom” para as lecionar.
As aulas PRÁTICAS/LABORATORIAIS (PL) são aulas presenciais, compostas por duas partes:
1ª parte da aula : exposição e discussão da resolução de problemas ilustrativos da matéria lecionada nas aulas TP; esta parte será realizada pelo docente da turma;
2ª parte da aula : resolução pelos estudantes de problemas ilustrativos da matéria lecionada nas aulas teórico-práticas (TP).
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 92,00 |
Frequência das aulas | 70,00 |
Total: | 162,00 |
► Para poder obter aprovação à unidade curricular na ÉPOCA NORMAL, um estudante:
- não deve ter excedido o número limite de faltas às aulas práticas (25 % do número de aulas previstas);
- deve ter realizado os dois (2) mini testes;
- deve ter realizado os dois (2) testes;
- Cada uma das componentes da avaliação tem uma classificação mínima sem a qual o estudante, independentemente da classificação final obtida, não é aprovado. Essa classificação mínima de cada componente é:
■ MT 30% de 5 valores = 1,5 valores
■ T 30% de 15 valores = 4,5 valores
► Para poder comparecer ao exame da época de RECURSO, um estudante:
- não deve ter excedido o número limite de faltas às aulas práticas (25 % do número de aulas previstas)
TE, TI:
► Os estudantes que durante o ano letivo de 2020/2021 têm estatuto de trabalhador estudante ou trabalhador independente estão dispensados de frequência às aulas TP ou PL, exceto aquelas em que houver lugar a testes (T).
► Contudo, estes estudantes deverão submeter-se à avaliação em 2020/2021, de acordo com as regras indicadas para “Novos estudantes”.
1 - NOVOS ESTUDANTES:
CF (0 - 20 valores) – Classificação Final
1º MT (0 – 2,5 valores) – 1º mini teste (“moodle” ; remoto)
1º T (0 – 7,5 valores) – 1º teste (presencial)
2º MT (0 – 2,5 valores) – 2º mini teste (“moodle”; remoto)
2º T (0 – 7,5 valores) – 2º teste (presencial)
NOTA:
Os MINI TESTES têm um valor correspondente a 25% da classificação final (no máximo 5 valores), contribuindo os TESTES com os restantes 75% (no máximo 15 valores).
1º MINI TESTE |
12,5 % |
2,5 valores |
1º TESTE |
37,5 % |
7,5 valores |
2º MINI TESTE |
12,5 % |
2,5 valores |
2º TESTE |
37,5 % |
7,5 valores |
(i)- resolução individual remota (utilizando o “moodle”) de dois (2) mini testes de escolha múltipla. A esta componente é atribuída uma classificação máxima de 5 valores.
(ii)- resolução individual presencial de dois (2) testes. A esta componente é atribuída uma classificação máxima de 15 valores.
2 – OBSERVAÇÃO:
ESTUDANTES COM CLASSIFICAÇÃO DE FREQUÊNCIA DE TRABALHOS PRÁTICOS DE LABORATÓRIO EM 2019/2020:
► Como não há componente laboratorial no corrente semestre letivo de 2020/2021, estes estudantes deverão realizar os dois mini testes e os dois testes previstos para o corrente ano letivo de 2020/2021.
► Contudo, se assim o entenderem, estes estudantes ficam dispensados de comparecerem às aulas PL que decorrerão ao longo do presente semestre letivo.
● OS DOIS (2) TESTES E OS DOIS (2) MINI TESTES SÃO DE REALIZAÇÃO OBRIGATÓRIA |
A classificação obtida no exame de época especial é a atribuída ao estudante.
Através de Exame Final da Época de Recurso.
- Para além dos tempos letivos, estima-se que os estudantes dediquem ao estudo da unidade curricular "Fundamentos de Física" um período de tempo que se deve situar entre 5 a 8 horas semanais.
- O atendimento aos estudantes é realizado mediante combinação direta entre os estudantes interessados e os docentes.
- Nos dois (2) mini testes, nos dois (2) testes e no exame de recurso poderá ser utilizado um formulário que será atempadamente fornecido (colocado em "conteúdos").
- É permitida a utilização de máquinas de calcular simples.
► Informação sobre a unidade curricular será colocada em:
- SIGARRA:
- página da unidade curricular “Fundamentos de Física”:
- “CONTEÚDOS”
- Qualquer tentativa de FRAUDE durante o processo de avaliação distribuída leva à perda de frequência e não admissão a exame.