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Ambiente Urbano e Transportes

Código: EC0038     Sigla: AUTR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Planeamento do Território e Ambiente

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1262
Unidade Responsável: Secção de Planeamento do Território e Ambiente
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 113 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 5 45 135
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-03-03.

Campos alterados: Observações

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

JUSTIFICAÇÃO:
A prática profissional dos engenheiros obriga ao conhecimento e avaliação dos principais problemas de ambiente urbano e de transportes. O engenheiro civil, enquanto projetista ou técnico com responsabilidades no ordenamento e na administração do território, deverá adquirir na sua formação os conhecimentos sobre como intervir e construir um espaço urbano mais sustentável.

OBJECTIVOS:
Facultar instrumentos de descrição e interpretação dos atuais problemas de ambiente urbano e de transportes e enquadrar as principais estratégias, metodologias e instrumentos de intervenção visando a sua resolução. Refletir e conceber propostas de intervenção urbana.

Resultados de aprendizagem e competências

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:

Conhecimento: Descrever os principais problemas urbanos e ambientais, sua natureza e forma de resolução.
Aplicação: Aplicar metodologias de avaliação do funcionamento dos espaços urbanos: na fase de caracterização, diagnóstico e previsão.
Análise: Avaliar e distinguir problemáticas urbanas e necessidades de intervenção. Desenvolver capacidades para analisar e comparar diferentes tipos de intervenção e metodologias de atuação no espaço urbano. Discutir melhores estratégias e processos de intervenção nas áreas urbanas.
Síntese: Propor e explicar critérios conducentes à escolha de soluções em áreas urbanas mais sustentáveis.
Avaliação: Avaliar e criticar instrumentos e metodologias existentes, e desenvolver recomendações para um desenvolvimento mais sustentável.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os conhecimentos adquiridos nas Unidades Curriculares Impactes Ambientais e Sociais e Planeamento do Território, serão uma valência para um melhor desempenho em AUT.

Programa

1 - Uma análise da evolução das dinâmicas urbanas e sua relação com os principais problemas urbanos. Revisão de características das cidades: da cidade medieval à cidade industrial, a metrópole, a cidade região, a cidade global. O caso da cidade do Porto - sua evolução histórica.

2 – Estudo do funcionamento dos espaços urbanos

Caracterização e diagnóstico de espaços urbanos à luz de princípios orientadores de sustentabilidade urbana. Aplicação a uma área da cidade do Porto.

Tema 1 - Comunidade e Ambiente Construído
Tema 2 - Mobilidade e Transportes
Tema 3 - Ambiente Natural e Espaço Público

3 - A agenda politica subjacente à definição de intervenções urbanas. Visão estratégica e desenvolvimento sustentável: integração de perspetivas e de objetivos de intervenção. Os principais paradigmas contemporâneos.

4 - Desenvolver uma proposta num área urbana
a) noções gerais de desenho urbano - como desenvolver uma estrutura urbana.
b) Concretização de proposta (i) planear usos e volumes urbanísticos (estimativas de áreas urbanas e respetivos usos, necessidades de equipamentos). (ii) planear um sistema de mobilidade sustentável (relação entre transportes e uso do solo; mobilidade e acessibilidade). 
c) Demonstração de que a proposta cumpre princípios de sustentabilidade.


DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Os estudantes aplicam os conhecimentos adquiridos uma área urbana que é objecto de estudo durante o semestre.

Bibliografia Obrigatória

Hugh Barton, Marcus Grant and Richard Guise; Shaping neighbourhoods. ISBN: 0-415-26009-4
Matthew Carmona, ... [et al.]; Public Places - Urban Spaces. ISBN: 978-1-85617-827-3
of the Expert Group of the Urban Environment; European sustainable cities. ISBN: 92-827-8259-X
Mike Hodson, Simon Marvin; After Sustainable Cities?, Mike Hodson, Simon Marvin, 2014. ISBN: 13: 978-0415659871

Bibliografia Complementar

ed. by David Banister, Kenneth Button, Peter Nijkamp; Environment, land use and urban policy. ISBN: 1-85898-722-9
ULL; Livro branco da arquitectura e do ambiente urbano em Portugal. ISBN: 972-95943-5-X
Janice Morphet; Effective Practice in Spatial PLanning, Routledge, 2011. ISBN: 978-0-415-49281-2
Pedro J. Salvador Palomo; La planificación verde en las ciudades, Editorial Gustavo Gili, 2003. ISBN: 84-252-1517-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica para a apresentação dos conceitos e das metodologias básicas. Apresentação de estudos de caso. Trabalhos em grupo realizados na aula. Discussão das várias fases do trabalho ao longo das aulas.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Os estudantes são incentivados a desenvolver critérios e estabelecer metodologias para a análise e interpretação dos problemas relacionados com o ambiente urbano e de transportes, desenvolver capacidades para analisar e comparar diferentes tipos de intervenção e metodologias de regulação urbanística, propor e desenvolver soluções para incremento da capacidade de intervenção no ambiente urbanos e nos transportes.

Software

QGIS
ArcView
AutoCAD

Palavras Chave

Ciências Sociais
Ciências Sociais > Sociologia > Sociologia urbana
Ciências Sociais > Demografia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 17,50
Teste 60,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho prático ou de projeto 12,50
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 6,00
Estudo autónomo 26,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de campo 6,00
Trabalho escrito 8,00
Total: 85,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento das condições de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstos.

A realização de um Teste e do Trabalho semestral é obrigatório para todos os estudantes para obtenção de frequência.
A nota mínima do Teste é de 4 valores (num total de 12 valores).

Os estudantes com regimes especiais, que não obrigam ao cumprimento das regras de assiduidade, não estão isentos do cumprimento das regras de avaliação desta Unidade Curricular, nomeadamente, não estão dispensados da realização de nenhuma das componentes da avaliação distribuída, a saber: 

  • Teste; 
  • entrega das folhas de Trabalho de Campo;
  • entrega do Relatório de Diagnóstico;
  • entrega e apresentação da Proposta de Intervenção;
  • entrega dos elementos solicitados pelos docentes ao longo das aulas TP, devidamente anunciados nas aulas e nas plataformas de suporte às aulas: Moodle e Sigarra.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF - Classificação Final
T - Teste

TC - Trabalho de Campo (virtual)
EF - Entrega de elementos do trabalho ao longo das aulas
RD - Relatório de Diagnóstico
PI - Proposta de Intervenção (entrega e apresentação)

CF = 0,60*+ 0,03*TC+ 0,095*EF + 0,10*RD + 0,175*PI

(classificações de todas as componentes de avaliação de uma unidade curricular são expressas na escala de 0 a 20 valores)

O  Teste e o Trabalho semestral (RD+PI) são obrigatórios para todos os estudantes.
A nota mínima do Teste é de 4 valores (num total de 12 valores).

 

Provas e trabalhos especiais

Época de Recurso

Na época de recurso apenas será possível a realização de um exame que permitirá ao estudante recuperar a componente de avaliação correspondente ao T.

As outras componentes da avaliação distribuída (RCD, PI, TP e TC) que foram realizadas ao longo do semestre, com acompanhamento dos respetivos docentes, não poderão ser alvo de recuperação sob a forma de prova escrita sumária.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

O  Teste e o Trabalho semestral são obrigatórios para todos os estudantes.

Melhoria de classificação

Melhoria de Classificação

Se um estudante pretender a melhoria da sua classificação, poderá realizar na época de recurso um exame que corresponderá à melhoria das provas de avaliação que decorreram ao longo do semestre (T). 

Na eventualidade de um estudante pretender melhorar as outras componentes da avaliação distribuída (RCD, PI, TP e TC) que foram realizadas ao longo do semestre, com acompanhamento dos respetivos docentes, só o poderá concretizar com a realização de uma nova sessão de avaliação distribuída, em momento posterior (ano letivo seguinte).

Observações

Os alunos que cumpriram as condições de assiduidade e realizaram as componentes da avaliação distribuída no ano letivo imediatamente anterior, se assim o desejarem, podem solicitar a equivalência dessa componente de avaliação.

O método de avaliação e o cálculo da classificação poderão ser alterados em função das limitações impostas pelo combate à pandemia.

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