Código: | EC0038 | Sigla: | AUTR |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Planeamento do Território e Ambiente |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1262 |
Unidade Responsável: | Secção de Planeamento do Território e Ambiente |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEC | 113 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 4 | - | 5 | 45 | 135 |
JUSTIFICAÇÃO:
A prática profissional dos engenheiros obriga ao conhecimento e avaliação dos principais problemas de ambiente urbano e de transportes. O engenheiro civil, enquanto projetista ou técnico com responsabilidades no ordenamento e na administração do território, deverá adquirir na sua formação os conhecimentos sobre como intervir e construir um espaço urbano mais sustentável.
OBJECTIVOS:
Facultar instrumentos de descrição e interpretação dos atuais problemas de ambiente urbano e de transportes e enquadrar as principais estratégias, metodologias e instrumentos de intervenção visando a sua resolução. Refletir e conceber propostas de intervenção urbana.
Conhecimento: Descrever os principais problemas urbanos e ambientais, sua natureza e forma de resolução.
Aplicação: Aplicar metodologias de avaliação do funcionamento dos espaços urbanos: na fase de caracterização, diagnóstico e previsão.
Análise: Avaliar e distinguir problemáticas urbanas e necessidades de intervenção. Desenvolver capacidades para analisar e comparar diferentes tipos de intervenção e metodologias de atuação no espaço urbano. Discutir melhores estratégias e processos de intervenção nas áreas urbanas.
Síntese: Propor e explicar critérios conducentes à escolha de soluções em áreas urbanas mais sustentáveis.
Avaliação: Avaliar e criticar instrumentos e metodologias existentes, e desenvolver recomendações para um desenvolvimento mais sustentável.
Os conhecimentos adquiridos nas Unidades Curriculares Impactes Ambientais e Sociais e Planeamento do Território, serão uma valência para um melhor desempenho em AUT.
1 - Uma análise da evolução das dinâmicas urbanas e sua relação com os principais problemas urbanos. Revisão de características das cidades: da cidade medieval à cidade industrial, a metrópole, a cidade região, a cidade global. O caso da cidade do Porto - sua evolução histórica.
2 – Estudo do funcionamento dos espaços urbanos
Caracterização e diagnóstico de espaços urbanos à luz de princípios orientadores de sustentabilidade urbana. Aplicação a uma área da cidade do Porto.
Tema 1 - Comunidade e Ambiente Construído
Tema 2 - Mobilidade e Transportes
Tema 3 - Ambiente Natural e Espaço Público
3 - A agenda politica subjacente à definição de intervenções urbanas. Visão estratégica e desenvolvimento sustentável: integração de perspetivas e de objetivos de intervenção. Os principais paradigmas contemporâneos.
4 - Desenvolver uma proposta num área urbana
a) noções gerais de desenho urbano - como desenvolver uma estrutura urbana.
b) Concretização de proposta (i) planear usos e volumes urbanísticos (estimativas de áreas urbanas e respetivos usos, necessidades de equipamentos). (ii) planear um sistema de mobilidade sustentável (relação entre transportes e uso do solo; mobilidade e acessibilidade).
c) Demonstração de que a proposta cumpre princípios de sustentabilidade.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Os estudantes aplicam os conhecimentos adquiridos uma área urbana que é objecto de estudo durante o semestre.
Exposição teórica para a apresentação dos conceitos e das metodologias básicas. Apresentação de estudos de caso. Trabalhos em grupo realizados na aula. Discussão das várias fases do trabalho ao longo das aulas.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Os estudantes são incentivados a desenvolver critérios e estabelecer metodologias para a análise e interpretação dos problemas relacionados com o ambiente urbano e de transportes, desenvolver capacidades para analisar e comparar diferentes tipos de intervenção e metodologias de regulação urbanística, propor e desenvolver soluções para incremento da capacidade de intervenção no ambiente urbanos e nos transportes.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 17,50 |
Teste | 60,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 12,50 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 6,00 |
Estudo autónomo | 26,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Trabalho de campo | 6,00 |
Trabalho escrito | 8,00 |
Total: | 85,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento das condições de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstos.
A realização de um Teste e do Trabalho semestral é obrigatório para todos os estudantes para obtenção de frequência.
A nota mínima do Teste é de 4 valores (num total de 12 valores).
Os estudantes com regimes especiais, que não obrigam ao cumprimento das regras de assiduidade, não estão isentos do cumprimento das regras de avaliação desta Unidade Curricular, nomeadamente, não estão dispensados da realização de nenhuma das componentes da avaliação distribuída, a saber:
CF - Classificação Final
T - Teste
TC - Trabalho de Campo (virtual)
EF - Entrega de elementos do trabalho ao longo das aulas
RD - Relatório de Diagnóstico
PI - Proposta de Intervenção (entrega e apresentação)
CF = 0,60*T + 0,03*TC+ 0,095*EF + 0,10*RD + 0,175*PI
(classificações de todas as componentes de avaliação de uma unidade curricular são expressas na escala de 0 a 20 valores)
O Teste e o Trabalho semestral (RD+PI) são obrigatórios para todos os estudantes.
A nota mínima do Teste é de 4 valores (num total de 12 valores).
Os alunos que cumpriram as condições de assiduidade e realizaram as componentes da avaliação distribuída no ano letivo imediatamente anterior, se assim o desejarem, podem solicitar a equivalência dessa componente de avaliação.
O método de avaliação e o cálculo da classificação poderão ser alterados em função das limitações impostas pelo combate à pandemia.