Código: | EC0010 | Sigla: | EGES |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Planeamento do Território e Ambiente |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Planeamento do Território e Ambiente |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEC | 202 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 1 | - | 4 | 35 | 106 |
JUSTIFICAÇÃO:
Os estudantes universitários são os responsáveis a curto/médio prazo pelo desenvolvimento económico e tecnológico, pelo que a sua formação deve ser simultaneamente generalista e específica, baseada não só num sólido conhecimento multidisciplinar e interdisciplinar como ainda no desenvolvimento de competências e aptidões profissionais, pessoais e interpessoais. Neste sentido, a unidade de Economia e Gestão reveste-se de uma importância fundamental e integradora, no âmbito da formação dos estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Civil como futuros Engenheiros Civis, capazes de implementar projetos motores da economia, e conscientes de todo um conjunto de inter-relações com diferentes realidades, exigências, pessoas, recursos e áreas do conhecimento, qualquer que seja a área de especialização em Engenharia Civil, e ao nível de todas as saídas profissionais.
OBJETIVOS:
• Realce do objeto e do método das áreas do conhecimento da Economia e da Gestão
• Desenvolvimento de conceitos e métodos básicos em macroeconomia e microeconomia, visando a inserção do futuro engenheiro numa envolvente global em que as técnicas interagem continuamente com aspetos económicos e outros aspetos da envolvente.
• Exposição das principais correntes do pensamento económico
• Perceção do funcionamento da Economia e da Gestão empresarial/organizacional, bem como das principais questões e desafios que se colocam às organizações e à política económica portuguesa no contexto europeu, e nas novas problemáticas que o rodeiam.
• Assimilação de instrumentos de cálculo e análise económica e de gestão.
• Exposição do conceito de empresa/organização aberta, e dos principais fatores (externos e internos, e respetivas interações) e tendências de evolução socioeconómica que afetam o seu funcionamento, e respetivas implicações na gestão das organizações (fatores políticos, económicos, ambientais, tecnológicos e socioculturais).
• Realce dos diversos subsistemas de gestão, com especial destaque para o sistema financeiro (interpretação de instrumentos financeiros e contabilísticos de uma empresa/organização).
• Explanação do processo de formulação de uma estratégia, de métodos de análise estratégica, e apresentação de estratégias alternativas-tipo.
• Desenvolvimento de capacidades de análise económica e financeira de uma empresa/organização.
Conhecimento - descrever conceitos básicos de microeconomia do consumidor e da empresa produtora e vendedora, de macroeconomia, e de gestão das empresas, com particular destaque para as do setor da construção civil e obras públicas.
Compreensão - interpretar a lógica subjacente aos comportamentos dos consumidores e das empresas; as relações entre a oferta e a procura e respetivas influências sobre os preços; identificar os impactos das variáveis macroeconómicas sobre o funcionamento da economia e das empresas/organizações; avaliar as decisões das empresas atendendo às condicionantes sobre as suas atividades; selecionar instrumentos de avaliação do desempenho das empresas e do sector da construção civil e obras públicas.
Aplicação - organizar a informação sobre a envolvente das empresas/organizações de forma a facilitar a análise crítica da sua performance comparativamente com outras empresas/organizações.
Análise - analisar a performance das empresas do sector da c. c. e obras públicas, no âmbito europeu.
Síntese - propor alternativas estratégicas que melhorem a performance das empresas/organizações, atendendo à sua envolvente, e à sua visão, missão e objetivos.
Avaliação - criticar o comportamento dos agentes económicos e das empresas/organizações, recomendando alternativas mais eficientes e eficazes de atuação.
Nesta unidade curricular os conhecimentos prévios exigidos foram obtidos no ensino secundário. Para além disso, é importante um posicionamento crítico dos estudantes relativamente à sua envolvente geral (económica, social, ambiental, política, jurídica, cultural) e específica (a nível das características e funcionamento das empresas/organizações, em especial das que desenvolvem a sua actividade no sector da construção civil e obras públicas).
Capítulo 1. Conceitos e princípios básicos de Economia. Breve referência às grandes correntes do pensamento económico
Capítulo 2. O problema económico e respetivas soluções. O comportamento dos agentes económicos e o mecanismo de mercado
Capítulo 3. Análise da teoria do consumidor e da teoria do produtor. Principais elementos. O modelo de equilíbrio geral.
Capítulo 4. Apresentação dos principais agregados macroeconómicos: produto, despesa e rendimento.
Capítulo 5. Os ciclos económicos. Características e manifestações. O mecanismo do ciclo. Fases do ciclo e sua caracterização. A abordagem Keynesiana e o papel do estado no relançamento da economia.
Capítulo 6. Política económica: política orçamental, política monetária e política cambial. Abordagem das diferenças de perspetiva entre as escolas neoclássica e Keynesiana.
Capítulo 7. A integração de Portugal na União Económica e Monetária e respetivas implicações sobre a política económica.
Capítulo 8. A situação do sector da construção civil e obras públicas no contexto português, europeu e internacional.
Capítulo 9.Conceitos básicos de empresa.
Capítulo 10. Gestão estratégica da empresa. Métodos de análise estratégica e estratégias alternativas. Estratégias gerais e estratégias competitivas.
Capítulo 11. A função financeira na empresa. Informação financeira. Principais requisitos.
Capítulo 12. O Balanço. Estrutura, componentes e principais equilíbrios.
Capítulo 13. A conta de Demonstração de Resultados. Estrutura, componentes e características.
Capítulo 14. Métodos de análise financeira. Análise da liquidez, da atividade, da solvabilidade e da rentabilidade.
Capítulo 15. Análise de projetos de investimento. Referência aos principais critérios de avaliação do mérito dos projetos: período de recuperação do capital, valor atualizado líquido, e taxa interna de rentabilidade.
DISTRIBUIÇÃO - O conteúdo científico é de 75%, e o conteúdo tecnológico é de 25%.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Os estudantes universitários são os responsáveis a curto/médio prazo pelo desenvolvimento económico e tecnológico, pelo que a sua formação deve ser simultaneamente generalista e específica, baseada não só num sólido conhecimento multidisciplinar e interdisciplinar como ainda no desenvolvimento de competências e aptidões profissionais, pessoais e interpessoais. Neste sentido, a unidade curricular de Economia e Gestão reveste-se de uma importância fundamental e integradora, no âmbito da formação dos estudantes do mestrado integrado em Engenharia Civil como futuros Engenheiros Civis, capazes de implementar projetos motores da economia, e conscientes de todo um conjunto de inter-relações com diferentes realidades, exigências, pessoas, recursos e áreas do conhecimento, qualquer que seja a área de especialização em engenharia civil, e ao nível de todas as saídas profissionais.
Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos e resultados importantes dos diversos assuntos tratados, realçando a sua importância na futura atividade profissional de engenharia civil, e recorrendo a exemplos elucidativos e à resolução de casos selecionados. Apelo ao entendimento dos conceitos, à sua aplicação e inter-relação, e à interpretação de informação diversa de carácter económico-financeiro e de gestão empresarial. Nas aulas práticas, o estudante é encaminhado, por um lado, para a interpretação de informação económica e de gestão de diversas origens, e para a resolução de estudos de caso selecionados, e por outro lado, para a aplicação integrada dos conceitos aprendidos.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Os métodos de ensino aplicados fazem apelo ao entendimento dos conceitos, à sua aplicação e inter-relação, e à interpretação de informação diversa de carácter económico-financeiro e de gestão empresarial. A aplicação destes métodos permitem aos estudantes organizar a informação sobre a envolvente das empresas/organizações de forma a facilitar a análise crítica da sua performance e comparativamente com outras empresas/organizações, e propor alternativas estratégicas que melhorem a performance das empresas/organizações, atendendo à sua envolvente, e à sua visão, missão e objetivos.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 42,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
As componentes de avaliação distribuída são as seguintes:
Teste 1: Teste sobre a matéria de Economia: 8,5 valores
Teste 2: Teste sobre a matéria de Gestão: 8,5 valores
Trabalho de Grupo: 3 valores
Os testes 1 e 2 e o Trabalho de Grupo são obrigatórios.
Na época de recurso os alunos podem repescar apenas uma das matérias (economia ou gestão) ou as duas matérias, sendo a nota final calculada com base na melhor nota obtida em economia e na melhor nota obtida em gestão
A Classificação Final é calculada através da seguinte fórmula:
CF = Teste 1 + Teste 2 + Trabalho de grupo
Os estudantes sujeitos a avaliação especial realizarão um exame cobrindo a totalidade da matéria (de Economia e de Gestão).
Os estudantes que obtiveram aprovação podem efectuar melhoria de classificação, uma única vez, após inscrição nos serviços académicos, numa das duas épocas de exame final (normal ou de recurso) imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação.
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 2 horas