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Álgebra

Código: EC0002     Sigla: ALGE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=929
Unidade Responsável: Secção de Matemática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 276 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 1 - 7 75 187
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-10-06.

Campos alterados: Lingua de trabalho, Obtenção de frequência, Fórmula de cálculo da classificação final, Lingua de trabalho, Obtenção de frequência, Modo de trabalho, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

JUSTIFICAÇÃO
Essencialmente, duas razões justificam a existência desta UC: a necessidade de desenvolvimento de um raciocínio lógico fundamentado cientificamente, da capacidade de argumentação e de comunicação em abordagens técnicas e científicas dos ramos da engenharia civil; a necessidade de aquisição de conhecimentos científicos de índole algébrica para utilização nas matérias a desenvolver nos restantes semestres do curso.

OBJECTIVOS
Aquisição dos conceitos fundamentais da Álgebra Linear e Matricial. Desenvolvimento da capacidade de cálculo formal algébrico e da formulação e resolução explícita de problemas algébricos, incluindo questões de Geometria Analítica.

Resultados de aprendizagem e competências

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Definir espaços vetoriais, bases de espaços (de dimensão finita ou infinita), matrizes, transformações lineares, formas quadráticas, sistemas lineares, valores e vetores próprios, retas, planos e superfícies quadráticas.
Determinar estas entidades em problemas concretos e resolver problemas que as envolvam e aplicar estes conceitos e as propriedades que envolvem a sua operacionalidade.
Discutir validade de soluções, distinguir problemas com uma ou mais soluções.
Formular problemas com componentes algébricas em termos matemáticos.
Tirar conclusões a partir dos cálculos realizados ou por aplicação das propriedades ou teorias conhecidas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Espaços vetoriais: definição e exemplos, subespaços, subespaços gerados, dependência linear; bases e dimensões. Matrizes: definição e exemplos, operações e suas propriedades, mudanças de base, breve referência a classes especiais de matrizes.
Transformações lineares: definição e exemplos, núcleo e imagem, injetividade e sobrejetividade, transformação linear inversa, projeções, simetrias, espaço vetorial das transformações lineares, representação matricial, inversões e rotações. Determinantes. Sistemas de Equações lineares: homogéneos e não homogéneos, discussão de sistemas.
Breve revisão sobre polinómios: irredutibilidade em R e em C, factorização, cálculo de raízes. Valores próprios e vetores próprios: subespaços invariantes, cálculo de elementos próprios, diagonalização de matrizes, formas canónicas (ilustração).  
Espaços euclidianos: produto escalar e norma em espaços de dimensão n,  projeções, produto vetorial, produto misto. Geometria analítica: o espaço n-dimensional afim, breve revisão sobre intersecções, paralelismo e perpendicularidade, distâncias e ângulos, posições relativas. Breve referência às superfícies algébricas.

DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL:
Componente científica: 100%

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Esta unidade curricular integra o grupo de unidades curriculares da área científica de Matemática, centrando-se sobretudo em fornecer aos estudantes uma formação sólida nos conceitos e no cálculo em álgebra linear e matricial. O conteúdo programático inclui a definição de espaços vetoriais, bases de espaços (de dimensão finita ou infinita), matrizes, aplicações lineares, formas quadráticas, sistemas lineares, valores e vetores próprios. Estas matérias são a base do cálculo algébrico e matricial, sendo expostas nas aulas teóricas e nas aulas práticas o estudante é encaminhado na resolução de problemas de aplicação com vários exemplos de outras unidades curriculares ligadas à área da Física e Mecânica.

Bibliografia Obrigatória

Emília Giraldes, Vitor Hugo Fernandes, Maria Helena Santos; Curso de álgebra linear e geometria analítica. ISBN: 972-9241-73-2 (Livro com exposição clara e de nível equilibrado, mas indisponível na editora)
Isabel Cabral, Cecíilia Perdigão, Carlos Saiago; Álgebra Linear, Escolar Editora, 2009. ISBN: 9789725922392

Bibliografia Complementar

António Monteiro; Álgebra Linear e geometria analitica, McGraw-Hill. ISBN: 972-8298-66-8 (Livro com exercícios resolvidos)
Anton Rorres; Elementary Linear Algebra with Applicattions, John Wiley, 2005. ISBN: 0471449024
Anton Rorres; Álgebra Linear com aplicações, Bookman, 2000. ISBN: 85-7307-847-2 (Livro de fácil leitura por qualquer aluno)
Elon Lages Lima ; Álgebra Linear e geometria analitica, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, 1996. ISBN: 852440102-8
Sheldon Axler; Linear Algebra done right, Springer, 1997. ISBN: 0-387-98258-2

Observações Bibliográficas

Apontamentos editados pela responsável da UC dedicados a esta UC estão disponíveis na plataforma moodle da UP. Outra dcoumentação de apoio está também disponível nas páginas moodle.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Unidade curricular essencialmente formativa, coordenando os conhecimentos teóricos fundamentais com desenvolvimentos necessários nas unidades curriculares que se seguem no plano de estudos. A este nível é fomentado o entendimento intuitivo dos conceitos e a capacidade de cálculo. As matérias são expostas de modo claro e objetivo nas aulas teóricas, fazendo uso frequente de exemplos retirados de outras unidades curriculares como a Física, a Mecânica 1, a Mecânica 2 e a Teoria das Estruturas. Nas aulas práticas, o aluno é encaminhado na resolução de problemas de aplicação das matérias lecionadas.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Privilegia-se a coordenação entre os conhecimentos teóricos fundamentais com desenvolvimentos necessários nas unidades curriculares que se seguem no plano de estudos, sendo fomentado o entendimento intuitivo dos conceitos e a capacidade de cálculo. Pretende-se aplicar as matérias abordadas em problemas concretos que as envolvam e aplicar estes conceitos e as propriedades que envolvem a sua operacionalidade. Discutir validade de soluções, distinguir problemas com uma ou mais soluções. Formular problemas com componentes algébricas em termos matemáticos. Tirar conclusões a partir dos cálculos realizados ou por aplicação das propriedades ou teorias conhecidas.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Álgebra

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 145,00
Frequência das aulas 55,00
Total: 200,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considerase que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas presenciais.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação consiste em 2 provas escritas (ver calendáro do 1º ano) e na resposta a questões colocadas durante as aulas teóricas e práticas. A não comparência a um momento de avaliação implica a  classificação de "0" na correspondente avaliação desse momento. 

CF = classificação final
CT1 = classificação no 1º teste
CT2 = classificação no 2º teste
CTA1 = classificação obtida durante as aulas - 1ª Parte
CTA2 = classificação obtida durante as aulas - 2ª Parte

Resultado da classificação na época normal:
CF = 0,350*CT1+0,500*CT2+0,075*(CTA1+CTA2)

Os estudantes dispensados da frequência das aulas nos termos dos Regulamentos de Avaliação ficam também dispensados da componente de avaliação realizada durante as aulas. Nesse caso, o peso da classificação CTA1 e CTA2 é distribuído pelas outras duas componentes, passando os pesos a 0,425 e 0,575, repetivamente.

Os alunos admitidos a exame e reprovados na época normal têm acesso ao exame de recurso, podendo optar por realizar a prova sobre:
-  a 1ª parte da matéria, substituindo a classificação que obtiverem em CT1 e CTA1 na fórmula anterior;
- a 2ª parte da matéria,  substituindo a classificação que obtiverem em CT2 e CTA2 na fórmula anterior;
- toda a matéria, resultando numa única classificação CF


NOTA 1: Todos os estudantes inscritos na unidade curricular são classificados de acordo com este método, incluindo exames especiais.
NOTA 2: Os estudantes que cumpriram a frequência da unidade curricular em ano letivo anterior ficam dispensados de a obter neste ano letivo. Para isso terão de comunicar atempadamente a sua opção via moodle em local a designar, no prazo previsto no Regulamento, e enviando um email para smf@fe.up.pt, com nome completo e ano em que cumpriram a assiduidade.
NOTA 3: Aos estudantes que frequentaram a unidade curricular em anos letivos anteriores não podem ser transferidas  as classificações de partes da avaliação que então realizaram.
NOTA 4: No recurso, os estudantes terão de comunicar a prova que escolheram num prazo e formato a anunciar.
NOTA 5: Aos estudantes que, no final de uma época de exames, tenham sido avaliados apenas numa das partes será atribuída a menção RFE.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A  avaliação de estudantes que requerem exame especial é feita numa única prova escrita que substitui todas as anteriores.

Melhoria de classificação

A avaliação de estudantes que requerem exame de melhoria de classificação e que a realizem no exame de recurso segue os mesmos moldes do exame de recurso para os estudantes reprovados.

Observações

CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
O estudante deverá ter conhecimentos básicos sobre trigonometria, cálculo de raízes e factorização de polinómios, funções reais a uma variável real, geometria analítica plana, sistemas de equações lineares e lógica.

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Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas

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