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Marketing

Código: EIG0031     Sigla: MK

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia e Gestão Empresarial

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEGI 89 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 6 49 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-03-07.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

No âmbito desta Unidade Curricular pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos básicos da área do Marketing que lhes permitam:
(i) entender a importância da aproximação aos clientes e outras "partes interessadas" (stakeholders) no sucesso das Estratégias Empresariais e
(ii) elaborar um Plano Estratégico de Marketing.

Visa também dotar os estudantes de competências organizacionais e, em particular, empresariais, que facilitem a aproximação à realidade de um contexto global e competitivo, mas também instável.

Resultados de aprendizagem e competências

Oss estudantes devem vir a ser capazes de (i) entender a área de negócio de uma Organização, (ii) analisar as competencias da Empresa na sua abordagem aos respetivos mercados, (iii) identificar o seu Posicionamento e a importância da diferenciação em mercados competitivosl, (iv) construir um Plano de Marketing Estratégico. Os estudantes aprendem, trabalhando em grupo, aplicando e desenvolvendo os conceitos de Marketing em casos reais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

• INTRODUÇÃO e CONCEITOS (Conceitos fundamentais de Marketing; Papel do marketing nas organizações)
• GESTÃO E PLANEAMENTO DE MARKETING (Planeamento estratégico voltado para o mercado; Métodos de segmentação; Market targeting; Estratégias de entrada nos mercados; Desenvolvimento de um plano de marketing)
• METODOLOGIA E TÉCNICAS DE MARKETING RESEARCH (Designs de investigação, tipo de variáveis, amostragem, métodos qualitativos e quantitativos de recolha de dados)
• COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR (Modelos normativos, prescritivos e descritivos do comportamento, processes deliberativos versus afectivos de tomada de decisão, aversão à perda, excesso de oferta, grupos de referência)
• ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE PRODUTOS (Produto e mix de produtos; Ciclo de vida dos produtos)
• POLÍTICA DE PREÇOS (Políticas de preços; Relação entre preço, procura e custos)
• CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO (Canais de distribuição e redes de distribuição; Marketing indireto através de intermediários; Marketing direto)
• ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO (Meios de comunicação personalizada e em massa)

Bibliografia Obrigatória

Philip Kotler... [et al.]; Principles of marketing. ISBN: 0-273-64662-1
Philip Kotler, Kevin Lane Keller; Marketing management. ISBN: 978-0-273--75..6-0
Churchill, G. A., & Iacobucci, D.; Marketing research: methodological foundations
Solomon, M. R., Bamossy, G. J., Askegaard, S. and Hogg, M. K. ; Consumer Behaviour - A European Perspective

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nesta disciplina os conceitos são introduzidos nas aulas téoricas (T), com reforço nas aulas teórico-práticas (TP).

Os mesmos conceitos são abordados progressivamente através da análise de exemplos, alguns casos de estudo e da realização de pequenos trabalhos como a preparação de um focus group.

Os estudantes desenvolvem, escrevem e apresentam dois trabalhos de grupo, envolvendo um o desenvolvimento do Plano de Marketing Estratégico para uma organização.

Software

SPSS

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 61,00
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 49,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença nas aulas, de acordo com as "Normas Gerais de Avaliação" do Conselho Pedagógico da FEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

1º Trabalho de grupo (Plano de Marketing): 25%

2º Trabalho (de grupo) 25%

Exame final: 50%

Os trabalhos em grupo estão sujeitos a apresentação e discussão.

A aprovação à UC exige a obtenção de uma classificação maior ou igual a 8 valores no exame final.

Aos alunos em que a componente distribuida da avaliação exceda em 4 valores a classificação do exame, será atribuida uma nota da avaliação distribuida igual à classificação no exame mais 4 valores.

Todos os trabalhos em grupo serão avaliados tendo em conta o desempenho individual dentro da equipa, tendo por base a média das avaliações dadas pelos pares (colegas do grupo). Esse offset individual pode variar entre ±2, devendo o somatório dos Offset Individual para todos os elementos de uma equipa estar compreendido entre -1 e +1. A classificação atribuida pelo docente terá um peso de 75% e o offset individual terá um peso de 25%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com estatuto especial (dirigentes associativos ou atletas de alta competição) podem optar pela forma e regras de avaliação dos restantes estudantes anteriormente descrita. Em alternativa, podem fazer o exame final na época especial destinada a estudantes com estatutos especiais, sendo o peso do exame igual a 50% e o peso do trabalho de grupo igual a 50%.

Melhoria de classificação

Os estudantes podem repetir o exame na época de recurso. Os estudantes que pretendam obter melhoria de classificação poderão também fazê-lo no ano letivo seguinte, repetindo apenas o exame. As notas do trabalho de grupo e da participação nas aulas serão consideradas no caso da repetição de exame no mesmo ano letivo ou no ano letivo seguinte.
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