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Transferência de Calor

Código: EIG0062     Sigla: TC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Energia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Fluidos e Energia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEGI 123 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 3 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreender os mecanismos e os modos de transferência de calor e identificar as equações fundamentais que os traduzem. É dominante a preocupação da compreensão dos fenómenos físicos, da sua modelação matemática e das hipóteses simplificativas em que possam basear-se, e respectivas limitações.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências: ser capaz de efetuar análises qualitativa e quantitativa para situações nas quais existem soluções analíticas relativamente simples ou correlações experimentais expeditas. Usar a análise quantitativa para situações de projeto e dimensionamento.

Resultados da aprendizagem e competências: capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao projeto e cálculo de sistemas térmicos de engenharia, valorizando a abordagem aos processos de conversão energética e da energia-calor, nomeadamente através da eficiênca energética.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos sólidos de Análise e Álgebra Matemática, Termodinâmica, Mecânica de Fluidos, Análise Numérica.
Bom domínio de equações diferenciais e sua integração.  

Programa


  1. Introdução aos mecanismos de Transferência de Calor

  2. Condução: condução monodimensional estacionária, alhetas, condução monodimensional transiente.

  3. Convecção: convecção forçada exterior e interior, convecção natural e com mudança de fase

  4. Permutadores de calor: Definição dos tipos de processo de permuta de calor e caracterização de objetivos e potencialidades de diversas tipologias e configurações de permutadores.

Bibliografia Obrigatória

Bergman, T. L., Lavine, A. S., Incropera, F. P. and DEWitt, D. P.; Fundamentals of Heat and Mass Transfer, 7th edition, John Wiley and Sons , 2011 (Versão inglesa e mais atual da bibliografia obrigatória. Esta será a versão seguida pelo regente)
Docentes da disciplina; Enunciados de alguns exercícios tipo para apoio às aulas
Docentes da disciplina; Formulário

Bibliografia Complementar

Incropera, F. and Witt, D. de; Fundamentos de Transferência de Calor e de Massa, LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora, S.A., 2003
Çengel, Yunus A.; Heat Transfer - A Practical Approach, McGraw Hill, 2002. ISBN: 0-07-011505-2
Rui Figueiredo, José Costa e António Raimundo; Transmissão de calor: Fundamentos e Aplicações, Lidel, 2015. ISBN: 978-972-757-983-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição dos conceitos na aula teórica semanal (1 aula semanal de 2 horas) acrescida de uma aula prática semanal de 2 h para discussão e validação da resolução de problemas típicos com o apoio tutorial inerente em função do interesse dos alunos. Nalgumas aulas teóricas também haverá lugar à discussão de problemas tipo.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia térmica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Terão frequência os alunos regularmente inscritos que não excedam o número de faltas conforme as normas de avaliação em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final.

A avaliação desta Unidade Curricular é realizada por dois testes, a realizar durante o semestre, sendo que cada teste tem um peso de 50% para a nota final. O primeiro teste está previsto para uma data a selecionar em novembro e o segundo teste para uma data a selecionar em janeiro.

A prova de recurso é única e diz respeito a toda a matéria (peso de 100% para a nota final), estando tipicamente prevista para fins de janeiro/ inícios de fevereiro.

As datas de todas as provas de avaliação deverão ser posteriormente confirmadas no calendário definitivo de avaliação.

As provas de avaliação especial, trabalhadores estudantes, dirigentes associativos e outros, consistem num único exame a toda a matéria e com peso de 100% para a nota final.

Em qualquer prova de avaliação será distribuído um formulário adequado juntamente com o enunciado.

Naquilo em que este regulamento é omisso aplica-se o regulamento geral da FEUP.


NOTA IMPORTANTE 1: os exames são exclusivamente em língua portuguesa, não havendo a tradução de qualquer exame ou parte de exame para outras línguas.

NOTA IMPORTANTE 2: Durante as provas de avaliação (testes e exames) não é permitido nem o uso nem a presença na mesa de prova de qualquer tipo de dispositivo de comunicação, como por exemplo telemóvel, tablete ou computador, os quais deverão estar desligados. Também não é permitido uso ou a presença na mesa de prova de elementos de consulta que não tenham sido previamente distribuídos pelos docentes da prova de avaliação. Durante a realização das avaliações, o uso ou a presença na mesa de exame de qualquer um destes dispositivos e elementos, mesmo que se encontrem desligados, ou que não estejam a ser utilizados, é causa suficiente para a anulação da prova. Antes da prova se iniciar, se o desejar, o aluno poderá depositar qualquer um destes dispositivos, ou elementos de consulta não autorizados, numa mesa designada pelo vigilante para o efeito, mas à equipa de vigilantes não pode ser atribuída qualquer responsabilidade em caso de desaparecimento do equipamento/material.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As provas de avaliação especial, trabalhadores estudantes, dirigentes associativos e outros, consistem num único exame a toda a matéria e com peso de 100% para a nota final.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação realiza-se através de um único exame a toda a matéria e com peso de 100% para a nota final.

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