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Geomecânica

Código: MEMG0009     Sigla: GM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências da terra

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=588
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia de Minas
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEMG 6 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 1 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-02-17.

Campos alterados: Observações, Tipo de avaliação, Programa, Obtenção de frequência, Fórmula de cálculo da classificação final, Objetivos, Componentes de Avaliação e Ocupação, Componentes de Avaliação e Ocupação, Modo de trabalho, Observações, Tipo de avaliação, Programa, Obtenção de frequência, Objetivos, Fórmula de cálculo da classificação final, Objetivos, Fórmula de cálculo da classificação final, Obtenção de frequência, Programa, Tipo de avaliação, Observações, Modo de trabalho, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Transmissão aos estudantes de um conjunto de conhecimentos formais teóricos e de conceitos passíveis de aplicação prática, permitindo uma abordagem integrada e fundamentada de problemas da Mecânica das Rochas e Geologia Estrutural.

Resultados de aprendizagem e competências

A Mecânica das Rochas ocupa-se do estudo dos mecanismos e comportamento das rochas e maciços rochosos quando é alterado o seu estado de tensão. Procura compreender a relação entre as tensões naturais e induzidas pela actividade antrópica e estudar a deformabilidade e resistência à rotura dos materiais. Os estudantes deverão compreender os fenómenos envolvidos, e saber interpretar os resultados dos diferentes ensaios em laboratório e in situ.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Álgebra Linear; Mecânica dos Solos.

Programa

A. Objectivos. Programa, critérios de avaliação e bibliografia recomendada.

I - Contexto geológico: origem e evolução da Geomecânica; importância e necessidade do seu estudo; alguns conceitos fundamentais: terreno, maciço, maciço rochoso; classificação das rochas e solos.


II - Os instrumentos formais: Variáveis Indexadas, Vectores e Tensores: notação de Einstein; operações sobre variáveis indexadas; variáveis indexadas de tipo particular; divergência e rotacional de um vector; invariantes; direcções próprias; vectores próprios e valor próprio; forma canónica; componentes normal e tangencial; representações geométricas.


III - Análise da tensão e da deformação: conceitos de tensão e deformação; tensor das tensões e deformações; condições necessárias entre os componentes da tensão: equilíbrio, deslocação e deformação finita e infinitesimal; matriz adequação; módulos de deformabilidade;
Métodos de determinação in-situ de tensões e sua estimação teórica; análise estatística de dados de tensão in-situ.


IV – Descontinuidades: propriedades geométricas e mecânicas;


V – Maciços rochosos: deformabilidade, resistência;


VI – Anisotropia e heterogeneidade: definições;


VII – Ensaios mecânicos: em rocha intacta, em descontinuidades e em maciços rochosos; curvas tensão-deformação; critérios de rotura;


VIII- Classificação de massas rochosas.


Tentativamente:

IX - Aplicações Elementares em Lavra de Minas: O estudo natural do maciço indefinido; distribuição das tensões em maciços livres; tensões em torno de poços; tensões em torno de galerias; dimensionamento de revestimentos; tipos de revestimentos; campos da aplicação;


 

Bibliografia Obrigatória

John A. Hudson, John P. Harrison; Engineering rock mechanics. ISBN: 978-0-08-043864-1
John R Harrison, John A. Hudson; Engineering rock mechanics: part 2- I I lustrative worked examples. ISBN: 08 04301 0 4
Evert Hoek; Practical Rock Engineering, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teórico-Práticas destinadas à abordagem do formalismo teórico e à ilustração da sua aplicação prática, através de exemplos e resolução de exercícios.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 35,00
Exame 40,00
Prova oral 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 82,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Inscrição regular; não exceder o número máximo de faltas de acordo com as Normas Gerais de Avaliação em vigor;

Ter pelo menos 6.0 valores na Avaliação Distribuida, a qual inclui: trabalhos e desempenho, 100% (ver Observações).

As condições referidas aplicam-se também aos alunos nas situações constantes das alíneas a), b) e c) do número 3 do artigo 4º das Normas Gerais de Avaliação (nomeadamente TE e DA), com excepção das relativas ao número de faltas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final, para estudantes tendo obtido frequência (como definida no item Obtenção de frequência):  Avaliação Distribuída, 60% + Exame Época Normal, 40%.


Os estudantes sem obtenção de frequência, não terão acesso ao exame da Época Normal.
Poderão realizar um exame de Recurso, eventualmente com componente oral. Nestes casos, a classificação final será calculada atribuindo um peso de 75% ao exame de Recurso e de 25% à componente da Avaliação Distribuída - trabalhos e desempenho.

Classificações superiores a 18 valores deverão ser objeto de defesa oral.

Provas e trabalhos especiais

Não previstos

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não prevista.

Melhoria de classificação

Exame de Recurso.

Observações

Havendo condições, poderá ser avaliada a conveniência e exequibilidade da realização de um teste, como mais uma componente da Avaliação Distribuída.
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