Código: | EMM0039 | Sigla: | GOPE2 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Gestão |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://sites.google.com/g.uporto.pt/io-or |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEMM | 28 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 5 | - | 6 | 56 | 162 |
Esta unidade curricular está centrada na aplicação de métodos analíticos para tomar melhores decisões e fornece aos estudantes ferramentas de modelação e de otimização que serão de grande utilidade na abordagem e resolução de problemas das organizações (indústria e serviços).
O objectivo principal desta unidade curricular é, através da criação de modelos, desenvolver competências para análise de um conjunto vasto de situações reais. Essas competências baseiam-se na capacidade de reconhecer o problema-chave numa situação não estruturada, na capacidade de desenvolver uma estrutura para analisar a tratar o problema e na aplicação de métodos analíticos na sua resolução.
Dotar os alunos com competências para:
1. Conhecimento Técnico e Raciocínio
1.1. Adquirir com a necessária proficiência conhecimentos de ciências básicas e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas da sua área de formação;
Os conteúdos da unidade curricular constroem sobre conhecimentos de Álgebra, Análise Matemática e Probabilidades e Estatística, organizando-os, desenvolvendo-os e aplicando-os num contexto de apoio à resolução de problemas de decisão. Por natureza estes conhecimentos são transversais a todas as áreas de Engenharia e pertencem às suas ciências básicas. Durante as aulas há a preocupação de usar exemplos e casos da área científica do curso onde os estudantes estão envolvidos, fazendo a ponte entre as ciências básicas e a área de formação específica do curso.
Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências.
2. Capacidades e Atitudes Pessoais e Profissionais
2.1. Raciocínio em engenharia e resolução de problemas
2.1.1 identificação e formulação de problemas
2.1.2 modelização
2.1.3 estimação e análise qualitativa
2.1.4 análise com incerteza
2.1.5 solução e recomendação
A metodologia de ensino e os seus conteúdos podem ser descritos precisamente por estes pontos. Assim, a formulação de problemas de acordo com cada um dos modelos estudados ao longo da unidade curricular, a sua modelização e resolução são uma atividade permanente ao longo da aprendizagem. A análise qualitativa é particularmente tratada na análise de sensibilidade, enquanto a incerteza é abordada em Filas de Espera e em Teoria da Decisão.
Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências.
2.2 Experimentação e descoberta do conhecimento
2.2.1 formulação de hipóteses
2.2.2 pesquisa de literatura
2.2.3 inquérito experimental
2.2.4 teste de hipóteses e defesa
2.3 Pensamento sistémico
2.3.1 pensamento holístico
2.3.2 emergência e interação entre sistemas
2.3.3 priorização e focagem
2.3.4 "trade-offs", julgamento e balanceamento na resolução
O endereçamento destas competências é de algum modo indireto, podendo ser mais diretamente descritas como:
(1) competências de análise, enquanto capacidade de formular concetualizar e resolver problemas não familiares;
(2) competências de projeto, enquanto solução com criatividade de problemas não familiares, complexos e com incerteza técnica;
(3) competências de investigação, enquanto capacidade de modelação e investigação de aplicabilidade de técnicas emergentes (descrição de acordo com os critérios EURO-ACE).
A formulação e modelização de problemas, que implica a identificação da família de modelos aplicável, o desenvolvimento de modelos originais e a sua avaliação, contribui claramente para estas competências. Novamente os tópicos relacionados com análise de sensibilidade contribuem para o entendimento de conceitos relacionados com "trade-offs" e balanceamento.
Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências.
Os objetivos de aprendizagem estão relacionados com as competências (saberes, competências e atitudes que os estudantes devem possuir) e exprimem-se como declarações sobre as coisas que os estudantes que frequentam com sucesso a unidade curricular devem ser capazes de fazer, explicar, calcular, deduzir, projetar, etc...
Para todos os tópicos programáticos, junto aos materiais pedagógicos de apoio à aprendizagem, estão disponíveis objetivos de aprendizagem muito detalhados.
Cursos básicos de álgebra, estatística e teoria das probabilidades.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 30,00 |
Teste | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 110,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 162,00 |
Conforme o disposto nas normas gerais de avaliação.
AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA
Exercícios a realizar na aula (sem consulta) (0 a 10 valores)
Soma das 9 melhores classificações de cada estudante nos 11 exercícios de avaliação propostos para resolução no fim de cada aula.
Cada exercício será classificado numa escala de 0 a 100%.
Mini-teste (sem consulta) (0 a 4 valores)
Classificação da avaliação distribuída entre 0 e 14 valores.
EXAME (com consulta) (0 e 6 valores).
Os estudantes inscritos em REGIME ORDINÁRIO
Deverão resolver no fim de cada aula, sem consulta, 11 exercícios, que serão corrigidos e classificados numa escala de 0 a 100%.
A resolução desses exercícios será discutida individualmente com cada estudante na aula seguinte.
Deverão realizar um mini-teste, sem consulta, que será corrigido e classificado numa escala de 0 a 4 valores.
A resolução do mini-teste será discutida com os estudantes.
Os estudantes que não tenham obrigatoriedade de frequência e que não tenham realizado a componente de avaliação distribuída e que se inscrevam no exame de 1ª chamada ou no recurso farão um exame com três componentes:
As componentes AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA serão avaliadas através de provas sem consulta.
A componente EXAME será avaliada através de uma prova com consulta.
As avaliações em época especial serão feitas por uma prova sem consulta.
ÉPOCA DE RECURSO
Os estudantes poderão optar entre a melhoria de classificação de qualquer uma, ou várias, das três componentes: