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Economia e Gestão

Código: EBE0199     Sigla: EG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIB 72 Plano de estudos oficial 5 - 3 28 81
MIEQ 9 Plano de estudos oficial 5 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Após a aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

1-a) Recordar as definições das principais visões sobre estratégia empresarial, e os conceitos e estrutura das ferramentas de análise utilizadas em cada uma dessas visões.
1-b) Utilizar esses conceitos de raiz na ideação de projetos de base tecnológica.
1-c) Analisar a criação de valor em projetos de base tecnológica, utilizando essas ferramentas.

2-a) Recordar os princípios fundamentais do valor temporal do dinheiro, a estrutura essencial de algumas das principais ferramentas de análise financeira, e a lógica da sua articulação para permitir a análise financeira de projetos de investimento.
2-b) Desenvolver projeções financeiras e analisar projetos de investimento simples com rigor.

3-a) Recordar as definições das principais visões sobre as operações, os seus principais objetivos, e a lógica dos compromissos entre estes, num contexto de cadeia de abastecimento.
3-b) Utilizar estes conhecimentos para formular e analisar de modo genérico estratégias de operações em cadeias simples.
3-c) Recordar as definições dos principais componentes do pensamento sistémico.
3-d) Reconhecer esses componentes em sistemas de base tecnológica.

4-a) Recordar as definições, categorizações, critérios de avaliação e elementos de sucesso de oportunidades e empreendedorismo, bem como os argumentos que justificam a respetiva importância social e económica.
4-b) Recordar os principais blocos constituintes dos conceitos de produto e negócio de base tecnológica, e os fatores que podem condicionar o acesso de um inovador aos retornos gerados pela sua inovação.
4-c) Utilizar estes enquadramentos de raiz na ideação de projetos de base tecnológica.
4-d) Utilizar estes enquadramentos para analisar a capacidade de criação, entrega e apropriação de valor, em projetos de base tecnológica.

5-a) Recordar a lógica da importância das interações empresariais e sociais dos sistemas de engenharia, e da necessidade de abordagens sistémicas e interdisciplinares para lidar com esses sistemas.
5-b) Identificar essas interações e a sua importância em diversos domínios de aplicação da engenharia.

No final da unidade curricular devem ser capazes de, de forma simples e introdutória, analisar ou desenvolver um projeto de engenharia para além da tecnologia, com uma visão mais abrangente, tendo em consideração múltiplos aspetos de interação empresarial e social, em particular ao longo de perspetivas financeira, de operações, estratégica, e de inovação.

Resultados de aprendizagem e competências

A aprendizagem a realizar ao longo do semestre incide sobre as seguintes aptidões CDIO:

  • 1.4 - Aquisição de conhecimentos de gestão e desenvolvimento da capacidade de os utilizar no projeto, implementação e operação de sistemas. Toda a aprendizagem contribui para desenvolver esta aptidão. 
  • 2.1 - Raciocínio em engenharia e resolução de problemas. A aprendizagem no domínio do empreendedorismo tecnológico tem o contributo mais forte neste domínio, em que é trabalhada a perspetiva da inovação tecnológica como a utilização de conhecimento para aplicar ferramentas, materiais, processos e técnicas para desenvolver novas soluções para problemas. 
  • 2.3 - Pensamento sistémico. O pensamento sistémico é um eixo fundamental da aprendizagem. É ele que suporta a integração da diversidade de aspectos tratados de natureza económica e de gestão, externos e internos às organizações. O trabalho sobre a operação de cadeias de abastecimento foca aspectos fundamentais da perspectiva sistémica, designadamente estrutura, modelos mentais, e comportamento, entre outros. 
  • 2.4 - Capacidades e atitudes pessoais. A aprendizagem no domínio do empreendedorismo tecnológico será o contributo mais forte neste domínio. São explicitamente discutidos aspectos relacionados com a iniciativa e vontade de assumir riscos, o relevo da perseverança e flexibilidade dos empreendedores, o lugar do pensamento criativo e do pensamento crítico na identificação e exploração de oportunidades, a existência de assimetrias de informação e limitações de conhecimento, salientando-se a importância das equipas multidisciplinares, e o papel fundamental da gestão do tempo e dos recursos, que são especialmente escassos e críticos nas fases embrionárias dos projetos empresariais. 
  • 2.5 - Capacidades e atitudes profissionais. Toda a aprendizagem contribui para desenvolver esta aptidão. Toda a discussão é orientada por princípios de ética, integridade e responsabilidade profissionais, e toda a atividade é regida por exigências de um comportamento profissional. A exposição aos contextos empresariais em que se realiza a atividade da engenharia contribui para o conhecimento do mundo da profissão e para a construção de um quadro conceptual relevante para o planeamento da carreira. 
  • 3.1 - Trabalho em grupo. Os componentes de avaliação distribuída são realizados em grupo. Por outro lado, a aprendizagem no domínio do empreendedorismo tecnológico tem novamente um contributo forte. São explicitamente discutidos aspetos relacionados com a importância do trabalho em equipa e com o seu funcionamento. 
  • 4.1 - Contextos externo e social. Toda a aprendizagem contribui para desenvolver esta aptidão. 
  • 4.2 - Contextos empresarial e de negócios. Toda a aprendizagem contribui para desenvolver esta aptidão. 
  • 4.4 - Projeto. A aprendizagem no domínio da Análise de Projetos de Investimento (alicerçada no trabalho realizado no domínio da Matemática Financeira) tem o contributo mais forte para o desenvolvimento desta aptidão. 
  • 4.6 - Operação. A aprendizagem no domínio da Gestão de Operações tem o contributo mais forte para o desenvolvimento desta aptidão, incluindo a discussão de questões fundamentais na gestão de cadeias de abastecimento.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. A perspetiva estratégica.
Definições de estratégia. A visão concorrencial: atratividade da indústria, modelo das cinco forças, posicionamento concorrencial, modelo da cadeia de valor. A visão baseada nos recursos. Comparação e integração de enquadramentos.

2. A perspetiva financeira.
2.1 Conceitos básicos de matemática financeira.
2.2 Análise de projetos de investimento.

3. A perspetiva das operações.
Visões baseadas em recursos, processos, e competências. Compromissos entre objetivos da gestão de operações. Eficiência operacional. Gestão de cadeias de abastecimento. Perspetiva sistémica: padrões de comportamento, estrutura, modelos mentais, e pontos de alavancagem.

4. A perspetiva da inovação.
Empreendedorismo tecnológico. Os desafios da comercialização de tecnologia. Ligações Tecnologia-Produto-Mercado. Condicionantes da apropriação dos retornos da inovação. Modelos de negócios.

5. Sistemas de engenharia.
Soluções tecnológicas: operações em volume e sistemas complexos. Arquiteturas e conceitos de produtos e de negócios. Função social. Interações empresariais e sociais. Perspetiva sistémica. Abordagens interdisciplinares. Domínios de aplicação.

Bibliografia Obrigatória

Apontamentos e transparências das aulas

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Biotecnologia Molecular e Engenharia Biomédica
A unidade curricular funcionará de modo integrado com a unidade curricular de Inovação em Biodesign. No conjunto, as duas unidades curriculares terão uma componente de sala e uma componente de projeto:
- A componente de sala consiste de uma sessão semanal de 3 horas, e combina sessões práticas com seminários convidados com peritos em dispositivos médicos. As sessões práticas são sessões didáticas que se pretendem interativas e orientadas a problemas.
- A componente de projeto consiste de uma sessão semanal de 1 hora hands-on, com sessões de mentoring e/ou coaching com docentes.

O conjunto das duas unidades curriculares é ensinado por uma combinação de docentes da Universidade do Porto, empreendedores na área dos dispositivos médicos, executivos de empresas da área, advogados de propriedade intelectual, e executivos de capital de risco. Os docentes realizam as sessões de coaching e mentoring, reunindo semanalmente com a equipa e proporcionando feedback e orientações relativamente ao projeto específico da equipa. Como tal, o conjunto das duas unidades curriculares constitui uma oportunidade única de adquirir experiência do mundo real enquanto ainda num ambiente académico.

Engenharia Biológica e Engenharia Química
A unidade curricular funcionará de modo independente. Uma sessão semanal de 2h será dedicada à exposição dos temas programáticos e à discussão mais detalhada dos temas expostos e à realização de exercícios e do trabalho prático. O trabalho sobre a perspetiva financeira decorrerá em sala de computadores, e os exercícios e mini-testes propostos serão realizados com o apoio de software de folhas de cálculo.

 

Software

Microsoft Excel
Beer Game with a difference

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão
Ciências Sociais > Economia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Teste 15,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 42,00
Total: 42,00

Obtenção de frequência

Biotecnologia Molecular e Engenharia Biomédica
Presença nas aulas de acordo com o estipulado nas Normas Gerais de Avaliação.

Engenharia Biológica e Engenharia Química
Presença nas aulas de acordo com o estipulado nas Normas Gerais de Avaliação e obtenção de pelo menos 8 valores (em 20) na componente de avaliação distribuída.

Fórmula de cálculo da classificação final

Biotecnologia Molecular e Engenharia Biomédica
A classificação final da unidade curricular será baseada em:
• Trabalho #1 6%
• Trabalho #2 12%
• Trabalho #3 18%
• Trabalho #4 24%
• Participação nas Sessões 10%
• Avaliação do Trabalho em Equipa 30%

Engenharia Biológica e Engenharia Química
A classificação final é dada por 40% x AD + 60% x E, em que:

  • AD é a classificação da componente de avaliação distribuída, que deverá ser no mínimo de 8 valores (em 20);
  • E é a classificação do exame final, que deverá ser no mínimo de 8 valores (em 20).

A classificação da componente de avaliação distribuída é dada por 62.5% x TP + 18.75% x MT1 + 18.75% x MT2, em que:

  • TP é a classificação do trabalho prático (sobre operações, empreendedorismo e comercialização de tecnologia)
  • MT1 é a classificação do mini-teste 1 (sobre matemática financeira)
  • MT2 é a classificação do mini-teste 2 (sobre análise de projectos de investimento)

A parte de cada elemento na classificação final global é a seguinte: TP - 5 valores; MT1, MT2 - 1,5 valores; E - 12 valores

Provas e trabalhos especiais

Biotecnologia Molecular e Engenharia Biomédica

Com o desenrolar da unidade curricular haverá quatro entregas de trabalhos de equipa: • Trabalho #1: Apresentação Oral & PowerPoint de Necessidades • Trabalho #2: Apresentação Oral & PowerPoint de Conceitos • Trabalho #3: Apresentação Oral & PowerPoint Final • Trabalho #4: Documento Final de Projeto.

A qualidade dos trabalhos e a participação nas sessões de sala, nas sessões de coaching e na evolução do trabalho da equipa será avaliada pelos docentes. As avaliações pelos membros da equipa contribuirão para a classificação na vertente do trabalho em equipa.


Engenharia Biológica e Engenharia Química
Ao longo do semestre os estudantes deverão realizar um trabalho prático (TP) sobre empreendedorismo e comercialização de tecnologia, a realizar em grupos de 6 estudantes (data limite de entrega a anunciar na primeira semana de aulas).

Ao longo do semestre os estudantes deverão realizar 2 mini-testes:

  • MT1: Mini-teste sobre Matemática Financeira, a realizar em computador, em grupos de 2 estudantes (data a anunciar na primeira semana de aulas).
  • MT2: Mini-teste sobre Análise de Projetos de Investimento, a realizar em computador, em grupos de 2 estudantes (data a anunciar na primeira semana de aulas).

Para os estudantes com estatuto especial os mini-testes poderão ser realizados em datas ajustadas individualmente.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Biotecnologia Molecular e Engenharia Biomédica
Não aplicável.

Engenharia Biológica e Engenharia Química
Os estudantes com estatuto especial não estão dispensados de realizar o trabalho prático e os mini-testes, no entanto estão dispensados de assistir às aulas.

Melhoria de classificação

Biotecnologia Molecular e Engenharia Biomédica
Não aplicável.

Engenharia Biológica e Engenharia Química
A melhoria de classificação da componente distribuída pode ser realizada através de uma prova especial individual no decorrer da época de exames.

Observações

Avaliação do desenvolvimento das aptidões CDIO:

      • 1.4 - Aquisição de conhecimentos de gestão e desenvolvimento da capacidade de os utilizar no projecto, implementação e operação de sistemas.
        Trabalhos práticos e, quando previstos, mini-testes e exame final avaliam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento da capacidade de os utilizar.

      • 2.1 - Raciocínio em engenharia e resolução de problemas.
        Os trabalhos práticos avaliam a capacidade de articular uma oportunidade de negócio de base tecnológica, com a identificação e articulação do problema a resolver ou necessidade a satisfazer, a modelização das componentes de criação, captura e entrega de valor na oportunidade, uma análise qualitativa e quantitativa das diversas vertentes da oportunidade, uma análise dos principais elementos de incerteza e das formas previstas para com eles lidar, a conceptualização do produto ou serviço de base tecnológica como uma solução para o problema identificado, e uma análise e síntese dos pontos fortes e fracos da oportunidade. Quando previsto, o exame final avalia a aquisição de conhecimentos neste domínio.
      • 2.3 - Pensamento sistémico.
        Quando previsto, o exame final avalia a apreensão dos conceitos fundamentais do pensamento sistémico (as interacções da componente tecnológica de um sistema de engenharia com aspectos empresariais e sociais). Nos trabalhos práticos, a perspetiva sistémica é também trabalhada, na medida em que a articulação das oportunidades de negócio força a integração de múltiplos componentes que interagem num sistema complexo com vertentes tecnológicas, sociais, económicas e de gestão.
      • 2.4 - Capacidades e atitudes pessoais.
        Quando previsto, o exame final avalia a apreensão dos conceitos fundamentais relativos à relevância das capacidades e atitudes pessoais. Os trabalhos práticos permitem avaliar a capacidade de análise do papel que estes aspectos desempenham num projecto empresarial de base tecnológica, e colocam em jogo capacidades de pensamento crítico e de gestão de tempo.
      • 2.5 - Capacidades e atitudes profissionais.
        Os trabalhos práticos promovem o desenvolvimento destas capacidades e permitem, naturalmente, a sua avaliação. Quando previsto, o exame final avalia a aquisição de conhecimentos neste domínio.

 

      • 3.1 - Trabalho em grupo.
        Quando previsto, o exame final avalia a apreensão dos conceitos fundamentais relativos à relevância do trabalho em equipa. Os trabalhos promovem o desenvolvimento destas aptidões e permite, naturalmente, a sua avaliação.

 

      • 4.1 - Contextos externo e social.
        O trabalho prático, mini-testes, bem como o exame final avaliam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento da capacidade de os utilizar.
      • 4.2 - Contextos empresarial e de negócios.
        Os trabalho práticos e, quando previstos, os mini-testes e o exame final avaliam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento da capacidade de os utilizar.
      • 4.4 - Projecto.
        Os trabalho práticos e, quando previstos, os mini-testes avaliam o domínio de algumas ferramentas fundamentais para a Análise de Projectos de Investimento. Quando previsto, o exame final avalia a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento da capacidade de os utilizar.
      • 4.6 - Operação.
        Quando previsto, o exame final avalia a apreensão de conceitos fundamentais de Gestão de Operações. Nos trabalhos práticos terão que ser abordados alguns aspectos relacionados com a área das operações.

Tipo de avaliação
O tipo de avaliação indicado acima aplica-se ao regime de funcionamento independente da unidade curricular, para Engenharia Biológica e Engenharia Química. Para Biotecnologia Molecular e Engenharia Biomédica, a avaliação será distribuída.

Componentes de avaliação
Os componentes de avaliação indicados acima aplicam-se ao regime de funcionamento independente da unidade curricular, para Engenharia Biológica e Engenharia Química. Para Biotecnologia Molecular e Engenharia Biomédica, os componentes de avaliação serão os seguintes:

Designação [Peso (%)]
Participação presencial [20,00]
Prova oral [40,00]
Trabalho escrito [40,00]
Total [100,00]

Componentes de ocupação
Os componentes de ocupação indicados acima aplicam-se ao regime de funcionamento independente da unidade curricular, para Engenharia Biológica e Engenharia Química. Para Biotecnologia Molecular e Engenharia Biomédica, os componentes de ocupação serão os seguintes:

Designação [Tempo (Horas)]
Estudo autónomo [42,00]
Total [42,00]
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