Código: | EBE0197 | Sigla: | EMPIN |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Economia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://paginas.fe.up.pt/~jjpf/INOV_e_EMP/ |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Bioengenharia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIB | 21 | Plano de estudos oficial | 5 | - | 6 | 42 | 162 |
MIEQ | 64 | Plano de estudos oficial | 5 | - | 6 | 42 | 162 |
Nesta UC pretende-se dotar os alunos com as ferramentas essenciais à prospecção, refinamento, avaliação e implementação de novos negócios.
Referência de Competências do National Content Standards for Entrepreneurship Education (NCSEE): http://www.entre-ed.org/Standards_Toolkit
Levels: BASICS, COMPETENCY AWARENESS and CREATIVE APPLICATIONS of the following Standards
A Entrepreneurial Processes
B Entrepreneurial Traits/Behaviors
L Marketing Management
M Operations Management
O Strategic Management
Levels: BASICS, COMPETENCY AWARENESS
C Business Foundations
F Economics (concepts review)
N Risk Management
Levels: BASICS, COMPETENCY AWARENESS, CREATIVE APPLICATIONS, STARTUP
D Communications and Interpersonal Skills
E Digital Skills
1 - Apresentação do Curso, Motivação. Configuração das equipas.
2 - Inovação e Empreendedorismo. O processo de empreendedorismo (Modelo de Timmons). Caso Malincho.
3 - A sua idéia é uma oportunidade?
4 - Mercado Dimensionamento e Quantificação. Introdução Plano de Negócios.
5 - O Opportunity. O reconhecimento ea sua modelação e remodelação. Caso Jim Poss.
6 - Proposta de Valor. Valor Curve.
7 - Compreender o Modelo de Negócio e Estratégia.
8 - Marketing para Empreendedores.
9 - A equipa fundadora. Propriedade Intelectual.
10 - Revisão da Componente Financeira do plano de negócios.
Aulas Práticas de carácter tutorial. Análise de casos de estudo. Acompanhamento e monitorização de trabalhos de grupo.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 20,00 |
Trabalho de campo | 55,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 30,00 |
Estudo autónomo | 40,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho de campo | 50,00 |
Total: | 162,00 |
Normas gerais de avaliação, artigo 4º. Avaliação distribuída com uma classificação mínima de 40%.
1. Apresentação e defesa da ideia de negócio: 10%
2. Apresentação e defesa do dimensionamento do mercado: 20%
3. Plano de Negócios Final [50%] + Apresentação e Discussão do Plano de Negócios [50%] (10min): 50%
4. Prova escrita individual: 20%
Obs.: 30% das componentes de avaliação 1, 2 and 3 será objecto de ponderação recorrendo o "Peer-Assessment" excluindo a melhor e a pior classificação atribuída.
N/A.
As avaliações em época especial serão realizadas tendo por base um exame final (40%) e a entrega de um trabalho (60%). O trabalho será o desenvolvimento de um Plano de negócios, que deverá ser apresentado oralmente e em forma escrito. Pretende-se avaliar o domínio do estudante nos parâmetros enunciados no capítulo “Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem”.
As avaliações em época especial serão realizadas tendo por base um exame final (40%) e a entrega de um trabalho (60%). O trabalho será o desenvolvimento de um Plano de negócios, que deverá ser apresentado oralmente e em forma escrito. Pretende-se avaliar o domínio do estudante nos parâmetros enunciados no capítulo “Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem”.
Os grupos de estudantes desta unidade curricular serão convidados a participar no Graduate Programme da Junior Achievement ( vive.up.pt ) com o trabalho desenvolvido no decorrer do semestre.