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Vias de Comunicação 1

Código: EC0034     Sigla: VCOM1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Vias de Comunicação

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Vias de Comunicação e Transportes
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 123 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 5,5 60 145
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-09-18.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Pre_requisitos, Observações Bibliográficas, Fórmula de cálculo da classificação final, Obtenção de frequência, Programa, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

JUSTIFICAÇÃO:

O transporte de pessoas e bens é realizado com recurso a diferentes meios, destacando-se, dada a sua relevância, o meio rodoviário. As estradas são infraestruturas de transporte que devem ser concebidas, projetadas, construídas e exploradas tendo em consideração quer a sua tipologia (rural, urbana, de acesso local, coletora, duas vias, autoestrada…), quer o terreno em que se desenvolvem quer ainda o serviço que se pretende que cumpram. Esta unidade curricular, em conjunto com Vias de Comunicação 2, permitirá desenvolver os conhecimentos fundamentais da engenharia rodoviária, presentes na conceção, projeto, construção e exploração das infraestruturas rodoviárias de transporte.


OBJETIVOS:

Os objetivos de Vias de Comunicação 1 devem ser estabelecidos em conjunto com os de Vias de Comunicação 2, unidade curricular igualmente dedicada às infraestruturas rodoviárias de transporte. Especificamente, em Vias de Comunicação 1, pretende-se:

- Promover o conhecimento dos fundamentos da engenharia rodoviária;

- Assegurar o desenvolvimento de competências que permitam a realização, leitura e interpretação de projetos geométricos rodoviários;

- Proporcionar o conhecimento das metodologias que permitem avaliar o serviço que as estradas oferecem aos utentes.

Resultados de aprendizagem e competências

CONHECIMENTO

Conhecer as características principais dos veículos automóveis (ligeiros e pesados), particularmente as relacionadas com o movimento. Descrever os principais fundamentos da engenharia rodoviária, com particular enfoque na geometria do traçado das estradas.

COMPREENSÃO

Relacionar as características dos veículos automóveis com as características geométricas das estradas. Interpretar o traçado geométrico das estradas, nas suas três dimensões: planta, perfil longitudinal e perfil transversal.  

APLICAÇÃO

Dimensionar os elementos geométricos que constituem o traçado das estradas, nomeadamente retas, curvas compostas em planta, traineis e concordâncias verticais. Elaborar projetos geométricos rodoviários. Determinar a capacidade e os níveis de serviço e respetivos débitos de serviço de estradas e autoestradas.

ANÁLISE

Comparar traçados geométricos de estradas, identificando os pontos críticos. Avaliar o serviço que a estradas oferece aos utentes, identificando eventuais medidas de melhoria.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de física e matemática, especialmente geometria e trigonometria.

Programa

VEÍCULO AUTOMÓVEL

Relação entre as capacidades dos veículos automóveis e as características geométricas das estradas. Equação geral do movimento. Aderência e distância de frenagem. Estudo do fenómeno da derrapagem em curva.

GEOMETRIA DO TRAÇADO

  • Diretriz

Alinhamentos retos, curvas circulares e clotóides de transição. Determinação da sobreelevação e da sobrelargura em curva. Dimensionamento e implantação das curvas de transição. Características da curva composta. Normas do Traçado em planta.

  • Rasante

Perfil Longitudinal: Estudo dos elementos geométricos que constituem a rasante - traineis e concordâncias. Normas do Traçado em perfil longitudinal.

  • Perfil Transversal Tipo

Características do perfil transversal tipo de estradas de faixa de rodagem única e estradas de faixas de rodagem separadas.

CAPACIDADE E NÍVEIS DE SERVIÇO

Capacidade e níveis de serviço segundo a metodologia do Highway Capacity Manual. Indicadores de desempenho. Metodologia de cálculo para estradas de duas vias e dois sentidos e para autoestradas.


Conteúdo Científico - 80%
Conteúdo Tecnológico - 20%.


DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:

Com os conteúdos programáticos da unidade curricular de Vias de Comunicação 1 os estudantes serão capazes de interpretar e realizar um projeto rodoviário, na sua componente geométrica, bem como de avaliar o serviço que a estrada oferece aos utentes.

Bibliografia Obrigatória

J.A.E.; Normas do Traçado

Bibliografia Complementar

A.A.S.H.T.O.; A Policy on Geometric Design of Highways and Streets, 2001

Observações Bibliográficas

São disponibilizados no SIGARRA textos de apoio bem como exercícios de aplicação a realizar nas aulas teórico-práticas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas recorrer-se-á sobretudo ao método da exposição oral, acompanhada pela projeção de diapositivos. Nas aulas teórico-práticas os estudantes realizarão exercícios de aplicação, recorrendo os conceitos lecionados quer nas aulas teóricas quer nas teórico-práticas.


DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
As metodologias de ensino adotadas baseiam-se na apresentação das temáticas e seus fundamentos e na exemplificação com problemas-tipo usando os conceitos lecionados, enquadrados nas normas portuguesas e com referência às melhores práticas internacionais. Assim, através do conhecimento dos fundamentos da engenharia rodoviária é assegurado o desenvolvimento de competências que permitam a realização, leitura e interpretação de projetos geométricos rodoviários bem como o conhecimento das metodologias que permitem avaliar o serviço que as estradas oferecem aos utentes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Teste 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 52,00
Total: 52,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = Máx {0,75*EX + 0,125*TI1+ 0,125*TI2; EX}

em que:

CF – Classificação final;

EX – Classificação obtida no exame normal e/ou recurso;

TI1 – Classificação obtida no trabalho individual 1 (a realizar numa aula teórica);

TI2 – Classificação obtida no trabalho individual 2 (a realizar numa aula teórico-prática);

 

Os trabalhos individuais são opcionais. Caso o estudante não realize estas provas, as componentes de avaliação associadas aos TI serão integradas no exame.


 

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