Código: | EC0034 | Sigla: | VCOM1 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Vias de Comunicação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Vias de Comunicação e Transportes |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEC | 123 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 4 | - | 5,5 | 60 | 145 |
JUSTIFICAÇÃO:
O transporte de pessoas e bens é realizado com recurso a diferentes meios, destacando-se, dada a sua relevância, o meio rodoviário. As estradas são infraestruturas de transporte que devem ser concebidas, projetadas, construídas e exploradas tendo em consideração quer a sua tipologia (rural, urbana, de acesso local, coletora, duas vias, autoestrada…), quer o terreno em que se desenvolvem quer ainda o serviço que se pretende que cumpram. Esta unidade curricular, em conjunto com Vias de Comunicação 2, permitirá desenvolver os conhecimentos fundamentais da engenharia rodoviária, presentes na conceção, projeto, construção e exploração das infraestruturas rodoviárias de transporte.
OBJETIVOS:
Os objetivos de Vias de Comunicação 1 devem ser estabelecidos em conjunto com os de Vias de Comunicação 2, unidade curricular igualmente dedicada às infraestruturas rodoviárias de transporte. Especificamente, em Vias de Comunicação 1, pretende-se:
- Promover o conhecimento dos fundamentos da engenharia rodoviária;
- Assegurar o desenvolvimento de competências que permitam a realização, leitura e interpretação de projetos geométricos rodoviários;
- Proporcionar o conhecimento das metodologias que permitem avaliar o serviço que as estradas oferecem aos utentes.
CONHECIMENTO
Conhecer as características principais dos veículos automóveis (ligeiros e pesados), particularmente as relacionadas com o movimento. Descrever os principais fundamentos da engenharia rodoviária, com particular enfoque na geometria do traçado das estradas.
COMPREENSÃO
Relacionar as características dos veículos automóveis com as características geométricas das estradas. Interpretar o traçado geométrico das estradas, nas suas três dimensões: planta, perfil longitudinal e perfil transversal.
APLICAÇÃO
Dimensionar os elementos geométricos que constituem o traçado das estradas, nomeadamente retas, curvas compostas em planta, traineis e concordâncias verticais. Elaborar projetos geométricos rodoviários. Determinar a capacidade e os níveis de serviço e respetivos débitos de serviço de estradas e autoestradas.
ANÁLISE
Comparar traçados geométricos de estradas, identificando os pontos críticos. Avaliar o serviço que a estradas oferece aos utentes, identificando eventuais medidas de melhoria.
Conhecimentos básicos de física e matemática, especialmente geometria e trigonometria.
VEÍCULO AUTOMÓVEL
Relação entre as capacidades dos veículos automóveis e as características geométricas das estradas. Equação geral do movimento. Aderência e distância de frenagem. Estudo do fenómeno da derrapagem em curva.
GEOMETRIA DO TRAÇADO
Alinhamentos retos, curvas circulares e clotóides de transição. Determinação da sobreelevação e da sobrelargura em curva. Dimensionamento e implantação das curvas de transição. Características da curva composta. Normas do Traçado em planta.
Perfil Longitudinal: Estudo dos elementos geométricos que constituem a rasante - traineis e concordâncias. Normas do Traçado em perfil longitudinal.
Características do perfil transversal tipo de estradas de faixa de rodagem única e estradas de faixas de rodagem separadas.
CAPACIDADE E NÍVEIS DE SERVIÇO
Capacidade e níveis de serviço segundo a metodologia do Highway Capacity Manual. Indicadores de desempenho. Metodologia de cálculo para estradas de duas vias e dois sentidos e para autoestradas.
Conteúdo Científico - 80%
Conteúdo Tecnológico - 20%.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Com os conteúdos programáticos da unidade curricular de Vias de Comunicação 1 os estudantes serão capazes de interpretar e realizar um projeto rodoviário, na sua componente geométrica, bem como de avaliar o serviço que a estrada oferece aos utentes.
Nas aulas teóricas recorrer-se-á sobretudo ao método da exposição oral, acompanhada pela projeção de diapositivos. Nas aulas teórico-práticas os estudantes realizarão exercícios de aplicação, recorrendo os conceitos lecionados quer nas aulas teóricas quer nas teórico-práticas.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
As metodologias de ensino adotadas baseiam-se na apresentação das temáticas e seus fundamentos e na exemplificação com problemas-tipo usando os conceitos lecionados, enquadrados nas normas portuguesas e com referência às melhores práticas internacionais. Assim, através do conhecimento dos fundamentos da engenharia rodoviária é assegurado o desenvolvimento de competências que permitam a realização, leitura e interpretação de projetos geométricos rodoviários bem como o conhecimento das metodologias que permitem avaliar o serviço que as estradas oferecem aos utentes.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Teste | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 52,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
CF = Máx {0,75*EX + 0,125*TI1+ 0,125*TI2; EX}
em que:
CF – Classificação final;
EX – Classificação obtida no exame normal e/ou recurso;
TI1 – Classificação obtida no trabalho individual 1 (a realizar numa aula teórica);
TI2 – Classificação obtida no trabalho individual 2 (a realizar numa aula teórico-prática);
Os trabalhos individuais são opcionais. Caso o estudante não realize estas provas, as componentes de avaliação associadas aos TI serão integradas no exame.