Código: | EA0064 | Sigla: | ACT |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Área Complementar |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEA | 32 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 5 | - | 6 | 56 | 162 |
Sensibilização para as características, problemas e intervenções específicos das zonas costeiras como sistemas de interface muito dinâmicos, abertos e fortemente polarizadores de ocupações, usos e transformações. Tipos de ambientes costeiros. Problemas ambientais. Iniciação a metodologias de ordenamento. Iniciação às tipologias de intervenção de defesa costeira. Alterações climáticas, variabilidade climática e alterações globais. Cenários. Adaptação e mitigação.
Exemplos e análise de Casos de Estudo.
1. Tipos de ambientes e sistemas costeiros. Problemáticas atuais. Atracção demográfica pelo litoral. Usos, ocupações e intervenções. Conflitos de usos.
2. Agentes fisiográficos: ventos, marés astronómicas e meteorológicas, agitação marítima, correntes.
3. Interacção entre agentes naturais e entre agentes e fronteiras sólidas naturais e artificiais. Evolução morfológica de praias, dunas e estuários. Balanços sedimentares. Regressão generalizada da linha de costa.
4. Erosões. Causas das erosões. Capacidade de previão. Vulnerabilidade e Riscos de exposição.
5. Variabilidade climática, ações antropogénicas locais e alterações climáticas (ações antropogénicas globais).
6. Figuras de Ordenamento territorial. Planos. Estratégias adaptativas de gestão costeira. A opção "Protecção". Cenários e modelos de expansão de frentes urbanas ribeirinhas.
7. Redução de acções antrópicas específicas. Possibilidades de "manutenção" da linha litoral. Intervenções de defesa costeira: proteção de dunas, defesas aderentes, esporões, recifes e quebramares destacados, alimentação artificial de praias com areias, transposição de barras portuárias, defesas soft. Exemplos. Funcionamento. Concepção. Construção. Minimização de impactes. Soluções mistas. Monitorização. Exemplos e Casos de Estudo.
8. Impactos ambientais associados a portos, canais de navegação e frentes edificadas costeiras.
A bibliografia é apresentada para cada temática lecionada
Apresentação das matérias recorrendo a uma grande variedade de exemplos práticos nacionais e internacionais. Divulgação de conceitos e terminologias específicos. A importância do ordenamento de frentes ribeirinhas, da redução de factores antrópicos e das intervenções de requalificação e de defesa costeira.
A interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade das abordagens. Aspectos ambientais.
Visitas de estudo. Análise de Casos de Estudo. Aplicações.
A presença nas aulas será incentivada e o acompanhamento das matérias ao longo do período lectivo é fundamental.
As aulas assumem um caráceter teórico-prático.
Sempre que estejam a decorrer trabalhos experimentais no tanque de ondas da FEUP, haverá visitas de curta duração dentro dos períodos lectivos.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | |
Trabalho escrito | |
Total: | 0,00 |
A classificação final resulta da soma das classificações de duas avaliações:
Trabalho T : 0 - 20 valores (peso 8/20)
Exame Final E : 0 - 20 valores (peso 12/20)
Classificação Final = (Tx 8/20) + (P x12/20), escala 0 a 20 valores
O Trabalho que integra a avaliação e a classificação final será desenvolvido por cada aluno fora dos tempos letivos. Será produzido e entregue ao docente (até 13 de Dezembro de 2019) um Relatório individual ou em grupo de dois alunos.
REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE:
Domínio da Língua Portuguesa e/ou Inglesa;
Frequência de disciplinas de graduação introdutórias à temática científica versada na presente disciplina;
Avaliação através de exame e/ou trabalho(s) especialmente definidos em face do perfil do estudante.
A melhoria de classificação será possível mediante nova comparência a exame escrito ou, a solicitação do aluno, a uma prova oral.
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 2 horas