Código: | EA0049 | Sigla: | IICC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Tecnologias Ambientais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEA | 23 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 4 | - | 6 | 56 | 162 |
Objectivos Numa etapa terminal da formação em Eng.ª do Ambiente, os objectivos da disciplina são : - No plano das competências desenvolver a capacidade de formular problemas, o entendimento de sistemas, o pensamento crítico, atitudes profissionais, a contextualização externa e o impacto da construção na sua profissão e o entendimento dos processos. - No plano dos conhecimentos e relativamente ao acto de construir, tanto nas etapas a montante da como durante a execução físicas das obras: - Tomar contacto com a actividade construção, perceber os vários enquadramentos das construções e instalações industriais na prática da Engenharia do Ambiente e a necessidade da gestão desses processos construtivos; - Familiarizar os alunos com as diferentes fases do processo do empreendimento construtivo - promoção, estudos e projectos, materiais, construção, utilização e manutenção; - Perceber que todo o processo do empreendimento construtivo se desenvolve sob um enquadramento legislativo/normativo; O planeamento na construção - Importância das várias tecnologias construtivas na execução de instalações industriais nomeadamente: estrutura, fundações, coberturas, paredes, pavimentos, portas, janelas e revestimentos - Importâncias das várias instalações e equipamentos e o seu enquadramento na indústria; - Importâncias da análise de risco e da fiscalização no processo construtivo; - Reflectir sobre a qualidade e sustentabilidade de todo o processo e sobre as acções de melhoria que devem ser empreendidas.
Finalidades esperadas: Conhecimentos dos vários aspectos legais e técnicos na construção de instalações industriais, assim como as suas instalações e equipamentos. Análise de risco. Competências esperadas: Ética; Utilização dos conhecimentos adquiridos; Integração de conhecimentos; Experimentação e simulação; Interpretação de resultados; Comunicação escrita; Formulação de problemas. Pretende-se alertar os alunos para uma vertente não projectista do engenheiro do ambiente dando-lhes informação complementar em relação à prática de construção dos engenheiros civis. Tem como principal objectivo introduzir os temas mais importantes relacionados com a actividade de construção dos Engenheiros Civis e em particular nas instalações industriais. Atendendo multidisciplinaridade e à reduzida escolaridade da disciplina entendeu-se ser necessário dividi-la em três módulos leccionados por dois/três docentes tirando o maior partido do conhecimento de cada um deles nas três componentes: Concepção projecto, análise legislativa e de risco, planeamento da construção; Tecnologias construtivas e Instalações e Equipamentos. Competências que se esperam alcançar na disciplina: Estruturar informação; Integração de conhecimentos; Estudo auto-orientado; Ética; Pensamento e acção sobre pressão; Comunicação escrita; Comunicação oral; Interacção em grupo; Liderança; Formulação de problemas; Gestão do tempo; Projecto (análise, especificação, projecto e validação). Resolução de problemas.
Os temas a abordar na disciplina estão organizados em 6 grandes capítulos: Introdução e apresentação da disciplina Capítulo I – Elementos construtivos - Tecnologias construtivas I.1 - Estruturas dos edifícios industriais I.2 - Fundações I.3 - Coberturas I.4 - Paredes divisórias I.5 - Pavimentos industriais I.6 - Portas e janelas I.7 - Revestimentos de paredes Capítulo II – Introdução e Enquadramento – Aspectos gerais e Processo Construtivo II.2 - Actividade da construção na indústria e instalações industriais II.2.1 -Actividade da Construção II.2.2 -Actividade Industrial II.3 - Ciclo de vida da construção, intervenientes e responsabilidades Capítulo III – Análise detalhada da etapa concepção/ projecto III.1 - Objectivos, tipos, conteúdos e formas de encomenda de serviços de concepção de obras de construção III.2 – Ante-projecto ; III.3 – Projecto ; III.4 - Localização da Fábrica III.4.1 - Funções do Engenheiro III.4.2 - Considerações físicas III.4.3 - Localização III.5 - Arranjo físico da fábrica Capítulo IV – Análise de Risco, Coordenação e Fiscalização das obras, Planeamento da construção. IV.1 - Análise de risco IV.2 – Fiscalização da obra Capítulo V – Instalações e Equipamentos V.1 – Sistemas de distribuição de água V.2 – Sistemas de drenagem de águas residuais V.3 - Energia V.4 - AVAC V.5 – Outros Capítulo VI – Licenciamento Industrial VI.1 – Aspectos gerais; VI.2 – Processo de licenciamento; VI.3 – Legislação; Procurar-se-á, sempre que aplicável, ligar os assuntos tratados à construção, particularmente nas concretizações do ponto de vista tecnológico. Em cada capítulo serão dadas pistas de aprofundamento.
Exposição. Palestras nas aulas teóricas. Apresentação dos conceitos recorrendo a exemplificação com situações da construção. Procura-se desenvolver o conhecimento das tecnologias da construção. Apresentação de formulários e resolução de problemas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 162,00 |
Total: | 162,00 |
As estipuladas nas Regras de Avaliação em vigor.
CF=CAD1
CAD1=Nota obtida no exame final.
A obtenção de classificação superior a 18 valores implica a realização de uma prova oral
Não aplicável
REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE: Domínio da Língua Portuguesa e/ou Inglesa (a validar previamente pelo docente); Frequência de disciplinas de graduação introdutórias à temática científica versada na presente disciplina; Avaliação através de exame e/ou trabalho(s) especialmente definidos em face do perfil do estudante. Domínio da Língua Portuguesa; frequência de disciplinas de graduação introdutórias à temática científica versada na presente disciplina; avaliação através de exame final
Segundo as regras estabelecidas
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 20 horas.