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Tecnologias e Sistemas de Tratamento de Resíduos Sólidos I

Código: EA0037     Sigla: RS I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Tecnológicas

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEA 18 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-09-18.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Avaliação especial, Melhoria de classificação, Obtenção de frequência, Programa, Provas e trabalhos especiais

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  1. Compreender os elementos funcionais de um sistema de gestão de resíduos, a sua interação e integração com o ambiente e a sociedade;

  2. Otimizar os sistemas de recolha e gestão de resíduos, tendo em consideração os requisitos técnicos e legais aplicáveis;

  3. Projetar e gerir tecnologias de tratamento, valorização e eliminação de resíduos.

Resultados de aprendizagem e competências


  1. Identificar e analisar os elementos funcionais da gestão de resíduos: geração, recolha, transporte, valorização e eliminação;

  2. Explicar e aplicar a hierarquia dos resíduos;

  3. Conhecer a principal legislação aplicável à gestão de resíduos;

  4. Conceber e gerir sistemas de recolha;

  5. Projetar e gerir estações de triagem com vista a maximizar a reciclagem multimaterial;

  6. Analisar sistemas de gestão de resíduos urbanos e estratégias associadas;

  7. Descrever e comparar tecnologias de tratamento mecânico e mecânico-biológico, suas vantagens e desvantagens;

  8. Projetar e gerir tecnologias de valorização orgânica tais como compostagem e digestão anaeróbia, com vista à valorização dos resíduos biodegradáveis;

  9. Projetar e gerir instalações de incineração de resíduos por combustão;

  10. Identificar os requisitos técnicos de projeto de aterros e sua operação de acordo com a respetiva classe.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Resíduos: Revisão de conceitos, classificação de resíduos, enquadramento legal e definições.

  2. Gestão de Resíduos Sólidos: Geração de resíduos, elementos funcionais de um sistema de gestão de resíduos, gestão integrada de resíduos, princípios da gestão de resíduos, o conceito de economia circular e sua relação com a gestão de resíduos, gestão de resíduos sólidos urbanos em Portugal.

  3. Tecnologias de tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos: Tecnologias de valorização orgânica: compostagem e digestão anaeróbia; Tratamento térmico e valorização energética: incineração por combustão com recuperação de energia.

  4. Deposição de Resíduos em Aterro: Conceitos, riscos potenciais associados a aterros, restrições de localização de aterros (critérios para seleção de local); Características dos aterros de acordo com a respetiva classe e processos associados.

Bibliografia Obrigatória

George Tchobanoglous, Hilary Theisen, Samuel Vigil; Integrated solid waste management. ISBN: 0-07-112865-4
Paul T. Williams; Waste treatment and disposal. ISBN: 0-471-98149-4

Observações Bibliográficas

Bibliografia Complementar

DL 73/2011 – Altera e republica o DL 178/2006 – regime geral da gestão de resíduos - Portugal
DL 183/2009 – Legislação Nacional relativa à deposição em aterro
Diretiva 2008/98/CE - Diretiva Quadro de Resíduos
Decisão 2014/955/UE – LER – Lista Europeia de Resíduos
Diretiva 1999/31/CE - Diretiva Aterros

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino passará pela apresentação oral dos conceitos em aula teórica expositiva, acompanhada de projeção de slides onde será promovida a discussão com os alunos dos aspetos inerentes às componentes abordadas. Serão abordados casos práticos concretos e os estudantes realizarão visitas técnicas a unidades de gestão/tratamento de resíduos.

O processo de ensino-aprendizagem estará centrado no trabalho autónomo e tutorado do estudante assim como no trabalho em grupo, acompanhado em reuniões individuais.

A metodologia de ensino focará também numa perspetiva de dinâmica de estudo e apreensão de conceitos práticos integrados nos conhecimentos teóricos adquiridos e na promoção da discussão de conceitos dentro dos grupos.

Será realizada uma atividade no Moodle – Wiki, desde o início do semestre, cobrindo exemplos de diferentes tecnologias e suas descrições, feitas pelos alunos. A participação dos alunos é promovida e considerada para avaliação.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia ambiental
Ciências Naturais > Ciências do ambiente

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 21,00
Prova oral 9,00
Trabalho prático ou de projeto 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 30,00
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com o Regulamento em vigor na FEUP.

Para obtenção de Frequência, é necessário realizar o caso de estudo e é obrigatória a presença nas visitas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final (NF) da Unidade Curricular será calculada de acordo com a seguinte expressão:
NF = 0,6 T + 0,3 CE + 0,1 AM em que,
T – Nota do exame teórico
CE – Caso de estudo, que resulta da avaliação de um trabalho escrito e uma apresentação oral a realizar em grupo pelos alunos.
AM – Atividade do Moodle

Nota: Os estudantes têm que obter a classificação mínima de 8 valores no exame teórico

Provas e trabalhos especiais

Os alunos irão desenvolver, em grupo, 1 trabalho escrito e uma apresentação oral relacionados com sistemas de gestão de resíduos urbanos. Adicionalmente, os estudantes realizarão, individualmente, uma atividade no moodle.

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame Final

Melhoria de classificação

Exame Final, ficando cativa a nota do caso de estudo e da atividade no moodle.

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