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Física I

Código: EA0019     Sigla: FI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas (Física)

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/feup/pt/conteudos_adm.list?pct_pag_id=249640&pct_parametros=pv_ocorrencia_id=436006
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Física
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEA 54 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 1 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-05-08.

Campos alterados: Observações, Obtenção de frequência, Melhoria de classificação, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação, Obtenção de frequência, Melhoria de classificação, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1.Apresentar uma discussão detalhada dos conceitos básicos da Mecânica Clássica, com ênfase nos aspetos essenciais, procurando desenvolver a intuição e a capacidade de pensar em termos físicos;

2.Introduzir as ferramentas matemáticas necessárias sempre com motivação física;

3.Desenvolver a capacidade de aplicar a matemática a problemas do mundo real da física e da engenharia;

4. Incluir exemplos de aplicação não triviais para ilustrar o alcance dos resultados obtidos e fazendo referência, sempre que possível, a tópicos de interesse atual.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de

-Descrever os principais conceitos e fenómenos físicos básicos da Mecânica Clássica usando o vocabulário apropriado.


-Enunciar as leis de Newton, e leis de conservação de: quantidade de movimento, energia e momento angular.


-Identificar as grandezas, leis e conceitos envolvidos na resolução dos problemas propostos.

- Desenhar um diagrama  ilustrativo da situação física descrita no enunciado do problema e, em particular, indicar as forças e os momentos da forças.


-Reconhecer as grandezas e leis relevantes nas experiências de laboratório.


-Usar as leis e conceitos para resolver problemas de escolha múltipla.


-Aplicação: calcular grandezas físicas relevantes em situações novas.

-Explicar, hierarquizando as grandezas e leis físicas envolvidas, fenómenos que ocorrem na natureza ou que estão presentes em aplicações tecnológicas e na engenharia.

-Trabalhar em grupo, na resolução de problemas e na execução, análise 


-Desenvolver a atitude de respeito pelas leis da natureza.

Desenvolvimento de competências e atitudes pessoais e profissionais

Ao longo desta unidade curricular os estudantes devem:

-Desenvolver competências na resolução autónoma de problemas.

-Desenvolver o espírito crítico, testando as soluções através de ferramentas como a análise dimensional, previsões das ordens de grandeza e estimativas, e comparação com casos limite.

-Desenvolver o sentido de responsabilização na própria aprendizagem.

-Desenvolver o sentido de ética através da prática da experimentação.

-Desenvolver competências de comunicação oral e de escrita.

3. Competências interpessoais

Ao longo desta unidade curricular os estudantes devem

-Adquirir capacidades de trabalho em grupo.

-Desenvolver competências na comunicação oral.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

 Os estudantes devem dominar as ferramentas básicas de cálculo diferencial e integral adquiridas nas disciplinas de Análise Matemática I e Análise Matemática II.

Programa

1. Mecânica. Medidas e unidades. Vectores. Cinemática. Leis de Newton do movimento. Trabalho e energia. Leis de conservação. Sistemas de partículas. Colisões. Dinâmica da rotação de um corpo rígido em torno de um eixo fixo. Equilíbrio estático do corpo rígido.

Bibliografia Obrigatória

Tipler, Paul A.; Física para cientistas e engenheiros. ISBN: 85-216-1462-4 ((Vol. 1))

Bibliografia Complementar

Hugh D. Young; University physics. ISBN: 0-201-84769-8
Herch Moysés Nussenzveig; Curso de física básica. ISBN: 85-212-0046-3 (vol.1)
António Jorge Silvestre; Mecânica. ISBN: 978-989-689-295-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas (TP): (2 aulas de 1h30 por semana) Nas aulas teórico-práticas introduzem-se os conceitos e fundamentos físicos, com resolução de bastantes exemplos de aplicação. 

Aulas práticas (P): (1 aula de 1h00 por semana) Para cada aula prática os estudantes devem preparar com antecedência problemas que foram indicados nas aulas TP. Uma importante parte das aulas práticas consiste na resolução de problemas pelos estudantes

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Teste 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 104,00
Frequência das aulas 58,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para estudantes na 1ª inscrição: Regime de faltas segundo o regulamento da UP.

Para estudantes com duas ou mais inscrições: Para estes estudantes não há critério de assiduidade, isto é, não há marcação de faltas.

Com frequência no ano anterior:  realizar o exame para 20 valores.

Sem frequência no ano anterior:
comparecem ao exame (época normal ou recurso), realizando o exame para 20 valores.

 

Fórmula de cálculo da classificação final



CN = Max(0,70*E + 0,30*AD, E)
CN – Classificação na época normal;
E – Exame
AD – Avaliação Distribuída: realização de três testes.


Classificação mínima no exame: 8 valores em 20.

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Por exame, nas épocas previstas (Normas Gerais de Avaliação).

Melhoria de classificação

CM = MAX (CN, 0,30*AD + 0,70*R, R)


CM: Classificação Melhoria
CN: Classificação Época Normal
R - Classificação no exame da época de recurso.

Observações

Devido à situação atual do COVID-19, a avaliação desta UC passa a envolver a realização de um exame final, não existindo avaliação distribuída.





Em todas as provas só é permitido o uso de máquina calculadora científica e do formulário da disciplina. Não são permitidas máquinas calculadoras alfanuméricas.

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