Código: | EM0026 | Sigla: | SHP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Automação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Automação, Instrumentação e Controlo |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEM | 209 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 3 | - | 6 | 58,5 | 162 |
Estudo dos sistemas de acionamento, transmissão de energia e comando através de fluidos:pneumática e hidráulica convencional.
No final da disciplina o aluno deverá:
-conhecer as tecnologias envolvidas nos sistemas hidráulicos e pneumáticos,
-conhecer as funções desempenhadas por cada órgão,
-dimensionar sistemas
-selecionar componentes para uma aplicação.
-saber conceber sistemas hidráulicos e pneumáticos, mediante uma especificação.
No final da disciplina o aluno deverá:
-conhecer as tecnologias envolvidas nos sistemas hidráulicos e pneumáticos,
-conhecer as funções desempenhadas por cada órgão,
-dimensionar sistemas
-selecionar componentes para uma aplicação.
-saber conceber sistemas hidráulicos e pneumáticos, mediante uma especificação.
Eletricidade
Instrumentação para medição
mecânica dos fluidos
mecânica: cinemática
Sistemas hidráulicos e pneumáticos: energia, potência, grandezas. Aplicações. Sistemas de acionamento de potência.
Tecnologia de sistemas pneumáticos:
Ar comprimido: produção, tratamento, regulação
Atuadores: tipos, seleção, construção, dimensionamento
Comando de sistemas: válvulas
Representação simbólica de sistemas pneumáticos: ISO 1219.
Análise de circuitos pneumáticos
Conceção de circuitos. Seleção de equipamento.
Tecnologia de sistemas hidráulicos:
Topologia de sistemas hidráulicos
Geradores e motores. Atuadores. Tipos, tecnologias e dimensionamento. Caraterísticas. Rendimento
Válvulas hidráulicas direcionais, manométricas e fluxométricas.
Representação simbólica
Equipamento auxiliar.
Circuitos hidráulicos: classificação. Estudo de circuitos. Cálculo de sistemas hidráulicos.
Caraterísticas funcionais: análise experimental.
Conceção de circuitos.
O ensino na disciplina é realizado através dos seguintes tipos de aulas:
a) aulas Teórico-Práticas de exposição e de realização de exercícios numéricos (TP)
b) aulas de Prática Laboratorial (PL)
As aulas teórico-práticas são suportadas a 100% por meios de apoio audio visual ajudados por computador havendo ainda lugar a resolver problemas de cálculo numérico
A prática laboratorial inclui em cada aula um ojetivo, por grupo de alunos, com avaliação continuada. Nestas aulas os alunos dispõem de amplas condições laboratoriais em equipamento e meios informáticos de apoio.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 45,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Teste | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 35,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 59,00 |
Frequência das aulas | 68,00 |
Trabalho laboratorial | 35,00 |
Total: | 162,00 |
Um aluno obtém frequência à disciplina se não exceder o limite legal de faltas a nenhum dos tipos de aulas da disciplina (>25%)
A classificação final à disciplina é composta pelas seguintes componentes:
A) classificação por Avaliação Distribuida, na sala da aula e durante o semestre letivo, igual a 55% da avaliação final
Esta ponderação de 55% é composta por:
A1) "Mini-fichas" individuais realizadas durante as aulas teórico-práticas, perfazendo 10% da avaliação final (serão realizadas 6 mini-fichas, das quais somente as 5 com maior cotação serão consideradas)
A2) Avaliação individual de desempenho, tendo em consideração as presenças e a pontualidade de presença nas aulas práticas, perfazendo 10% da avaliação final. Esta componente da avaliação corresponderá à media ponderada da classificação das provas laboratoriais realizadas, acrescida de um bónus de 2 valores para os alunos que tenham assiduidade e pontualidade excelente. Esse bónus será de 1 valor para os alunos de assiduidade e pntualidade boa, e de 0 valores para os alunos de assiduidade e pontualidade fraca.
A3) Prova prática laboratorial individual realizada a meio do período letivo, perfazendo 15% da avaliação final
A4) Prova prática laboratorial individual realizada no final do período letivo, perfazendo 20% da avaliação final
B) classificação do exame final igual a 45% da avaliação final
A classificação final na disciplina é igual à soma ponderada das componentes A) e B), podendo o aluno efetuar recurso a qualquer destas componentes de acordo com as regras fixadas para Melhoria de Classificação. Caso o aluno não obtenha em alguma das componentes A) ou B) a classificação mínima de 8,5 valores, a classificação máxima final na disciplina não poderá ser superior a 9 valores.
como descrito anteriormente relativo a avaliação distribuida
Os alunos que reunam condições para requererem uma avaliação especial realizarão uma prova laboratorial individual, escrita e oral, e um exame escrito, sendo ambas as provas de igual ponderação.
O aluno poderá realizar uma prova para melhoria de classificação quer da avaliação correspondente à Avaliação Distribuida (componente A) quer ao Exame Final (componente B).
A prova de melhoria de classificação da Avaliação Distribuida compreenderá uma metodologia de avaliação equivalente à realizada na avaliação distribuída normal.
A prova de melhoria de classificação do exame final será realizada através de um exame escrito na época de recurso da disciplina.