Código: | EM0095 | Sigla: | IM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Automação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Automação, Instrumentação e Controlo |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEM | 200 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
O ensino da Instrumentação para Medição deve ser encarado nas vertentes da instrumentação para certificação, medição laboratorial e industrial, controlo e informação. São objetivos desta unidade curricular (UC) trabalhar os conceitos, princípios e metodologias da instrumentação para medição laboratorial e industrial, incluindo as funções de diversos blocos de condicionamento de sinal, dos variados tipos de sinais de saída de transdutores, de características de funcionamento de equipamentos genéricos de medição e registo; será fomentada a utilização e exploração de experimentação online e de sistemas de interação háptica como complemento aos aspetos teóricos; variados materiais temáticos estarão disponíveis em plataforma e-learning, segundo estruturação e metodologia definida como apoio ao ensino presencial. Serão utilizadas algumas estratégias de ensino para uma aprendizagem aprofundada. Será dado enfase à análise de problemas baseados em aspetos práticos da medição.
Resultados de aprendizagem esperados no âmbito dos temas abordados nas aulas teóricas: Listar e clarificar os termos mais comuns do Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM) no âmbito da Instrumentação para Medição; Analisar os princípios de funcionamento dos diferentes blocos de sistemas de medição e suas características mais relevantes na perspetiva da aplicação; Avaliar metodologias de minimização de erros nas medições e identificar as componentes de incerteza nas medições de grandezas físicas; Sensibilizar os estudantes para o uso de tecnologias emergentes hoje tão na base da experimentação online e, em linha com recursos da IoT.
Resultados de aprendizagem esperados no âmbito dos temas abordados nas aulas teórico-práticas: Adquirir familiaridade com detalhes de utilização de equipamentos genéricos de laboratório (multímetros, osciloscópios, geradores de funções, fontes de corrente/tensão, pontes de medição) na perspetiva dos erros a minorar nas medições, das resoluções possíveis, das limitações acarretadas no processo de amplificação; Interpretar e distinguir os princípios básicos de funcionamento de diferentes sistemas de medição de deslocamento, deformação, força, pressão, velocidade, temperatura e deteção de proximidade utilizados tradicionalmente em ambiente industrial e nos laboratórios de I&D e adequabilidade de características, através da resolução específica de exemplos numéricos; Identificar, avaliar e minorar as causas de erro na medição de grandezas físicas e avaliar os resultados obtidos; Familiarizar os estudantes com a experimentação online e sua utilização.
Competências adquiridas nesta Unidade Curricular: Conhecimento técnico-científico na área da Medição e da Instrumentação associada, a nível teórico e em aspetos de caráter prático; Espírito crítico, capacidade de análise e de argumentação, a discussão em grupo.
1 - Conceitos Básicos de Metrologia. 2 - Erros e Incertezas associados às medições. 3 - Princípios físicos gerais utilizados em sensores. 4 - Condicionamento e transmissão de sinal. 5 - Medição de grandezas físicas.
Nas aulas teóricas serão clarificados conceitos e princípios, aprofundados tópicos selecionados, discutida a análise e resultados de problemas tipo, realizadas demonstrações, mostradas e discutidas soluções tecnológicas.
Nas aulas teórico-práticas será dado relevo a detalhes inerentes à utilização de equipamentos genéricos e dispositivos para realização de tarefas experimentais procurando trabalhar numericamente com resultados ou formulações que os evidenciem; ao desenvolvimento da capacidade de análise, à interpretação e crítica de resultados, à capacidade de discussão em grupo, à familiarização com métodos de medição de grandezas físicas com interesse para a Engenharia Mecânica. Existirão recursos vários de experimentação online para exploração e treino.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 30,00 |
Teste | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 95,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho laboratorial | 15,00 |
Total: | 162,00 |
Qualquer estudante desta Unidade Curricular deve cumprir o previsto no Regulamento Específico de Avaliação de Discentes da FEUP, de Junho 2012. Um estudante cumpre a assiduidade à unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas. Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade referidas os casos previstos na lei, nomeadamente os trabalhadores estudantes.
Avaliação distribuída (AD) é composta por duas componentes, a saber: a classificação final obtida pela participação nas aulas teórico-práticas (TPF) e a classificação obtida na avaliação distribuída baseada em 3 testes (TEF).
A classificação (TPF) é a média aritmética das Classificações em cada sessão Teórico-Prática (TPi). Esta é composta por respostas individuais a questões colocada em cada aula TP no contexto dos tópicos trabalhados na aula anterior. Esta componente tem um peso na classificação final de 30%. TPF deverá ser superior ou igual a 8,0 valores.
A classificação (TEF) é a média ponderada das Classificações obtidas nos 3 testes (TE1 - 30%, TE2 - 35%, TE3 – 35%) e terá um peso na classificação final de 70%. A classificação Final da componente TEF deverá ser superior ou igual a 8,0 valores (em 20), e a nota de cada teste ser superior ou igual a 6,0 valores (em 20).
Assim, a classificação da componente TEF será:
TEF = 30% TE1 + 35% TE2 + 35% TE3
A Classificação Final da Avaliação Distribuída (AD) será:
AD = 0.3 * TPF + 0.7 * TEF
Se alguma das componentes não tiver atingido a classificação mínima de 8,0 valores, a classificação final (AD) assumirá o valor dessa componente.
Opção pelo regime normal (estudantes ordinários) ou um Exame Escrito na correspondente época de exames.
Exame escrito na correspondente época de exames.
A componente TPF não é passível de recurso.
Na época de recurso o estudante poderá realizar prova de recurso a um dos testes TP1, TP2 ou TP3.
Considerando a presente situação de ensino à distância, não foi possível cumprir a avaliação programada.
Assim, a avaliação decorrerá com apenas exame final e recurso a este, se necessário