Código: | EIG0029 | Sigla: | GP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Gestão de Operações |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEGI | 97 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
O objetivo deste curso é proporcionar aos alunos uma visão integrada de conceitos importantes, técnicas e estratégias da Gestão da Produção. Espera-se que os alunos adquiram uma visão global dos conceitos, problemas e ferramentas disponíveis, permitindo-lhes tomar melhores decisões. Os estudantes são treinados para analisar melhor as situações de produção, reconhecendo "trade-offs" entre custo, tempo, qualidade e flexibilidade na concepção de soluções para sistemas competitivos.
Compreender a importância da GP para obter vantagens competitivas; Conhecer métodos para lidar com problemas da organização da produção.
Os alunos irão compreender melhor as conexões entre produto e concepção de processos, tendo em conta o volume de produção e as implicações económicas das decisões tomadas no início do projeto.
O uso de simulações durante as sessões práticas e do "simulador de produção digital" (opcional) fornece experiência na resolução de problemas de produção.
Conhecimento de Distribuições Estatísticas (lecionadas na Unidade Curricular de Estatística do MIEGI) e Programação Linear (lecionada na Unidade Curricular Investigação Operacional I do MIEGI)
Parte 1 – Conceitos Introdutórios:
Introdução ao campo de estudos: Estratégia e Pilares da Competitividade: Custo, Qualidade, Tempo e Flexibilidade.
Estudo do trabalho (Tempos & Métodos).
Análise de processos industriais.
Implantações Industriais (incluindo balanceamento de linhas de montagem).
Células de fabrico.
TPS (Toyota Production System), com referência especial a técnicas de redução de tempos de “setup” (SMED) e VSM.
Parte 2 – Planeamento Hierárquico:
Planeamento Agregado da Produção.
Plano Mestre de Produção;
MRP. MRP II;
Dimensionamento de lotes de produção. Sequenciamento de Operações. Regras de despacho.
Parte 3 – Planeamento Integrado:
Produção Sincronizada e Teoria das Restrições (Goldratt).
Integração do Planeamento e Escalonamento da Produção.
Os conceitos teóricos e as técnicas serão transmitidos recorrendo a apresentações durante as aulas teóricas, promovendo-se algum debate e discussão de temas relacionados com o âmbito da cadeira.
A aplicação prática dos conhecimentos será promovida através de exercícios, casos práticos e resolução de problemas em simuladores informáticos. São utilizados como meios de apoio computadores, "datashow" e muito quadro branco.
O caso de trabalho final exige uma articulação dos vários conhecimentos adquiridos na cadeira e a experimentação de soluções alternativas. A escrita do relatório referente a este caso de trabalho final treina competências de comunicação estruturada. Promove-se a capacidade de trabalho em equipa.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 80,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
i) não exceder nº limite de faltas;
i)Caso: 20%. ii)2 Testes (1º teste cobrindo a Parte 1 do programa; 2º teste cobrindo as Partes 2 e 3 do programa; cada teste 40%) : 80% Nota mínima em cada Teste: 6,0 ; Média Testes >= 9,0 valores. Para obter nota final >=18, terá de realizar uma oral.
Workshop Produção (2 dias=16h) (simulação em computador - opcional; não conta para avaliação )
Será realizado um exame final (100%).
Pode ser obtida uma única vez:
1) no mesmo ano lectivo, no exame de recurso (80%), avaliando globalmente a cadeira (não há permanência da nota dos testes e não pode realizar só uma das partes da avaliação) mais a nota obtida na resolução do caso final (20%);
2) no ano lectivo seguinte (se não tiver ainda utilizado a sua oportunidade de melhorar a nota):
(a) realizando os 2 testes intermédios (40% + 40%) mais a nota obtida na resolução do caso final (20%)
OU
(b) através de um exame final global, no calendário de exames de recurso proposto pela FEUP (80%) mais a nota obtida na resolução do caso final (20%)