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Gestão da Qualidade Total

Código: EM0126     Sigla: GQT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.fe.up.pt
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEM 6 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 6 45,5 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos


  • Objetivo 1: compreender os princípios fundamentais do controlo, garantia e gestão da qualidade;

  • Objetivo 2: compreender os princípios, organização e requisitos da norma ISO 9001;

  • Objetivo 3: ser capaz de analisar e documentar procedimentos e processos de trabalho de acordo com a norma ISO 9001;

  • Objetivo 4: conhecer as ferramentas fundamentais de melhoria da qualidade e compreender a metodologia de resolução de problemas;

  • Objetivo 5: utilizar a resolução estruturada de problemas e os métodos  estatísticos de controlo de qualidade com recurso a programas de software específicos;

  • Objetivo 6: utilizar ferramentas de controlo estatístico do processo para reduzir a variabilidade dos processos e melhorar a sua capacidade.

  • Objetivo 7: conhecer outros referenciais, metodologias e ferramentas no âmbito da gestão da qualidade.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular o aluno deve:

  • compreender os princípios fundamentais de controlo, da garantia e da gestão da qualidade;
  • ser capaz de desenvolver sistemas de gestão da qualidade segundo a norma ISO9001;
  • ser capaz de analisar e documentar procedimentos e processos de trabalho;
  • conhecer as ferramentas fundamentais de qualidade e compreender a metodologia de resolução de problemas;
  • utilizar a metodologia estruturada de resolução de problemas e os métodos estatísticos de controlo de qualidade com recurso a programas de software específicos;
  • utilizar ferramentas de controle estatístico do processo para reduzir a variabilidade dos processos e melhorar a sua capacidade.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Frequência de uma unidade curricular de Estatística:
• Estatística descritiva e tenteoria elemar de probabilidade;
• Variáveis aleatórias e distribuições de probabilidade;
• Amostragem aleatória e distribuições amostrais;
• Inferência estatística: intervalos de confiança e teste de hipóteses;
• Análise de variância: modelo com um fator com efeitos fixos.

Programa

PRIMEIRA PARTE – CONCEITOS E FUNDAMENTOS DE GESTÃO DA QUALIDADE

  • Definições de qualidade de produtos, processos, serviços e organizações;
  • Conceitos de controlo, garantia e gestão da qualidade;
  • Princípios da gestão da qualidade (controlo dos processos, orientação ao cliente, melhoria contínua, envolvimento e liderança, gestão baseada em factos)
  • Custos da qualidade.
  • Análise de casos.

SEGUNDA PARTE - REFERENCIAIS PARA A GESTÃO DA QUALIDADE

  • Apresentação e análise os princípios, organização e requisitos da família das normas ISO 9000, com ênfase na norma ISO 9001.
  • Análise e documentação de procedimentos de trabalho no contexto da norma ISO 9001;
  • Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) de acordo com a norma ISO 9001. Análises de casos práticos.
  • Processos de auditoria e de certificação de Sistemas de Gestão.
  • Referência a outros referenciais de gestão no âmbito ambiental da higiene e segurança e da responsabilidade social.

TERCEIRA PARTE - MÉTODOS E FERRAMENTAS DA QUALIDADE

  • Resolução estruturada de problemas: apresentação de diversas abordagens e introdução à metodologia Six Sigma;
  • Evolução histórica dos métodos estatísticos para a melhoria da qualidade: amostragem, controlo estatístico do processo, desenho de experiências;
  • Ferramentas básicas da Qualidade - fluxogramas, folhas de registo de dados, histogramas, diagrama de Pareto, diagrama de causa-efeito, diagrama de dispersão;
  • Controlo estatístico de processos: cartas de controlo Shewart para atributos e variáveis;
  • Análise da capacidade dos processos;
  • Amostragem: desenho de planos de amostragem. Norma ISO 2859;
  • Análise de sistemas de medida;
  • Evolução das metodologias de melhoria contínua: da gestão da qualidade total à metodologia Lean Six Sigma. Uma visão integrada das metodologias de melhoria contínua.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teóricas: exposição dos conceitos relativos aos capítulos do programa.
- Aulas práticas: resolução de problemas e casos, análise de textos incluídos em manuais ou artigos científicos.
- Seminários com palestrantes convidados.
- Realização de trabalhos práticos individuais e em grupo (reduzida dimensão e complexidade) de apoio às aulas teóricas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Frequência das aulas (em conformidade com as normas gerais de avaliação).

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada das seguintes componentes:
- avaliação contínua (presença e participação nas aulas teóricas e práticas): 10%
- prova escrita: 50%
- trabalhos práticos (individuais e grupo): 40%

A aprovação na disciplina também pressupõe a obtenção das seguintes classificações mínimas:
- avaliação contínua (presença e participação nas aulas teóricas e práticas): mínimo de 50%
- prova escrita: mínimo de 40%
- trabalhos práticos (individuais e grupo): mínimo de 40%

No caso de haver uma diferença superior a 3 valores (numa escala 0 a 20) nas classificações obtidas nos trabalhos práticos e na prova escrita, então, a classificação superior será diminuída até que a diferença seja de 3 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

No caso dos Estudantes que usufruam de um estatuto especial que os dispense da presença nas aulas, a componente de avaliação "participação em aula", será substituída por uma prova oral. Essa prova será realizada durante o mês de janeiro e terá o mesmo peso (10%) e estará sujeita à mesma nota mínima (50%). Os Estudantes nestas condições, podem também optar pelo regime de avaliação dos Estudantes ordinários. Nesse caso, devem comunicar a sua opção aos Docentes, o mais tardar, até ao final da 3ª semana de aulas (dia 28 de setembro).

Melhoria de classificação

Apenas a componente relativa ao exame escrito pode ser melhorada através de provas de melhoria.

Observações

Os Estudantes que se candidatem a exame de conclusão de curso não serão dispensados da realização de um conjunto de trabalhos práticos a definir, caso a caso, pelos docentes.

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