Código: | EEC0089 | Sigla: | MPNE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Automação, Controlo e Sistemas de Produção Indust. |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEEC | 45 | Plano de estudos oficial | 5 | - | 6 | 56 | 162 |
A unidade curricular tem por objetivos introduzir os conceitos de modelo de negócio e de processo de negócio e apresentar um conjunto de ferramentas de análise, de modelação e de gestão que permitam aos estudantes, com base na análise de processos, desenvolver modelos de negócio e especificar os sistemas de gestão e de informação que suportam esses modelos.
Através do conhecimento veiculado, pretende-se que, no final da disciplina, o aluno seja capaz de: a - descrever e explicar o contexto que sustenta o desenvolvimento de novos modelos e processos de negócio suportados por tecnologias de informação e comunicação. b - Explicar as vantagens da gestão das organizações orientada aos processos e descrever os principais referenciais normativos e modelos de referência c - Identificar e desenhar os processos de uma organização, a partir do modelo de negócio dessa organização. d - Enumerar, explicar e aplicar as principais metodologias, técnicas e ferramentas de suporte à modelação e análise dos processos numa organização. e – Especificar sistemas de informação de suporte à execução e gestão de processos de negócio a partir dos respectivos modelos.
I - Conceitos e Fundamentos. Modelos e processos: enquadramento e importância estratégica; II - Descrição de Modelos de Negócio: quadro conceptual; Modelo de Negócio e os Processos de Negócio; III- Identificação e modelação de processos e serviços. Métodos de representação e de documentação dos processos. Exemplos de casos de aplicação. Modelo 'as-is' e 'to-be'. IV - Especificação de sistemas de informação de suporte à execução e à gestão dos processos e serviços. V - Gestão de processos: modelos, técnicas e ferramentas. Alinhamento, melhoria e gestão de performance.Modelos de Gestão.
- Aulas teóricas: exposição dos assuntos a tratar, acompanhados pela apresentação e discussão de aplicações práticas reais. - Extra-aula: Realização regular de trabalhos individuais de dimensão e complexidade limitadas relativos à matéria leccionada nas aulas téoricas. - Aulas teórico-práticas: Realização de um projecto relativo à análise e desenho dos processos de negócio de uma organização, e à especificação do respectivo sistema de informação de suporte. O projecto, realizado em equipa, será de complexidade média/elevada e de duração longa.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 66,00 |
Estudo autónomo | 48,00 |
Frequência das aulas | 48,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência das aulas de acordo com as normas gerais de avaliação da UP
Classificação Final = 0.5*EF + 0.1*PP + 0.4*TP
EF: exame final
PP: presença e participação nas aulas
TP: trabalho prático em grupo de 3 a 5 elementos
A aprovação na disciplina também pressupõe a obtenção das seguintes classificações mínimas:
- exame final: mínimo de 40%
- presença e participação: mínimo de 50%
- trabalho prático em grupo: mínimo de 40%
No caso de haver uma diferença superior a 3 valores (numa escala 0 a 20) nas classificações obtidas no exame final e no trabalho prático, a classificação superior será diminuída até que a diferença seja de 3 valores.
Estudantes com estatutos e condições especiais (dirigentes associativos, atletas de alto rendimento, necessidades educativas especiais) são avaliados de acordo com o definido para os estudantes ordinários.
Apenas a componente relativa ao exame escrito pode ser melhorada através de provas de melhoria.
Os Estudantes que se candidatem a exame de conclusão de curso não serão dispensados da realização de um conjunto de os trabalhos práticos a definir, caso a caso, pelos docentes.