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Modelos e Processos de Negócios

Código: EEC0089     Sigla: MPNE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Automação, Controlo e Sistemas de Produção Indust.

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 45 Plano de estudos oficial 5 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular tem por objetivos introduzir os conceitos de modelo de negócio e de processo de negócio e apresentar um conjunto de ferramentas de análise, de modelação e de gestão que permitam aos estudantes, com base na análise de processos, desenvolver modelos de negócio e especificar os sistemas de gestão e de informação que suportam esses modelos.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Através do conhecimento veiculado, pretende-se que, no final da disciplina, o aluno seja capaz de: a - descrever e explicar o contexto que sustenta o desenvolvimento de novos modelos e processos de negócio suportados por tecnologias de informação e comunicação. b - Explicar as vantagens da gestão das organizações orientada aos processos e descrever os principais referenciais normativos e modelos de referência c - Identificar e desenhar os processos de uma organização, a partir do modelo de negócio dessa organização. d - Enumerar, explicar e aplicar as principais metodologias, técnicas e ferramentas de suporte à modelação e análise dos processos numa organização. e – Especificar sistemas de informação de suporte à execução e gestão de processos de negócio a partir dos respectivos modelos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I - Conceitos e Fundamentos. Modelos e processos: enquadramento e importância estratégica; II - Descrição de Modelos de Negócio: quadro conceptual; Modelo de Negócio e os Processos de Negócio; III- Identificação e modelação de processos e serviços. Métodos de representação e de documentação dos processos. Exemplos de casos de aplicação. Modelo 'as-is' e 'to-be'. IV - Especificação de sistemas de informação de suporte à execução e à gestão dos processos e serviços. V - Gestão de processos: modelos, técnicas e ferramentas. Alinhamento, melhoria e gestão de performance.Modelos de Gestão.

Bibliografia Obrigatória

Sharp, Alec; Workflow modeling. ISBN: 1-58053-021-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teóricas: exposição dos assuntos a tratar, acompanhados pela apresentação e discussão de aplicações práticas reais. - Extra-aula: Realização regular de trabalhos individuais de dimensão e complexidade limitadas relativos à matéria leccionada nas aulas téoricas. - Aulas teórico-práticas: Realização de um projecto relativo à análise e desenho dos processos de negócio de uma organização, e à especificação do respectivo sistema de informação de suporte. O projecto, realizado em equipa, será de complexidade média/elevada e de duração longa.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 10,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 66,00
Estudo autónomo 48,00
Frequência das aulas 48,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência das aulas de acordo com as normas gerais de avaliação da UP


Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final = 0.5*EF + 0.1*PP + 0.4*TP

EF: exame final
PP: presença e participação nas aulas
TP: trabalho prático em grupo de 3 a 5 elementos

Na avaliação individual de cada estudante na componente TP, serão tidos em conta os seguintes fatores:
  • apreciação global pelos docentes do trabalho realizado pelo grupo
  • apreciação do desempenho individual de cada estudante pelos seus colegas de grupo
  • apreciação do desempenho individual de cada estudante pelos docentes


A aprovação na disciplina também pressupõe a obtenção das seguintes classificações mínimas:
- exame final: mínimo de 40%
- presença e participação: mínimo de 50%
- trabalho prático em grupo: mínimo de 40%

No caso de haver uma diferença superior a 3 valores (numa escala 0 a 20) nas classificações obtidas no exame final e no trabalho prático, a classificação superior será diminuída até que a diferença seja de 3 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes com estatutos e condições especiais (dirigentes associativos, atletas de alto rendimento, necessidades educativas especiais) são avaliados de acordo com o definido para os estudantes ordinários.

Melhoria de classificação

Apenas a componente relativa ao exame escrito pode ser melhorada através de provas de melhoria.

Observações

Os Estudantes que se candidatem a exame de conclusão de curso não serão dispensados da realização de um conjunto de os trabalhos práticos a definir, caso a caso, pelos docentes.

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