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Sistemas de Qualidade e Fiabilidade

Código: EEC0090     Sigla: SQFI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Automação, Controlo e Sistemas de Produção Indust.
OFICIAL Electrónica e Sistemas Digitais

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.fe.up.pt
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 45 Plano de estudos oficial 4 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-02-09.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

•    Objetivo 1: compreender os princípios fundamentais de controle de qualidade, garantia da qualidade e gestão da qualidade;

•    Objetivo 2: ser capaz de identificar, modelar e analisar processos de negócio;

•    Objetivo 3: ser capaz de desenvolver sistemas de gestão da qualidade segundo a norma ISO9001;

•    Objetivo 4: conhecer as ferramentas fundamentais de qualidade e compreender a metodologia de resolução de problemas;

•    Objetivo 5: utilizar a metodologia estruturada de resolução de problemas e os métodos  estatísticos de controlo de qualidade com recurso a programas de software específicos;

•    Objetivo 6: utilizar ferramentas de controle estatístico do processo para reduzir a variabilidade dos processos e melhorar a sua capacidade.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular o aluno deve:
• compreender os princípios fundamentais de controle de qualidade, garantia da qualidade e gestão da qualidade;

• ser capaz de identificar, modelar e analisar processos de negócio;
• ser capaz de desenvolver sistemas de gestão da qualidade segundo a norma ISO9001;
• conhecer as ferramentas fundamentais de qualidade e compreender a metodologia de resolução de problemas;
• utilizar a metodologia estruturada de resolução de problemas e os métodos estatísticos de controlo de qualidade com recurso a programas de software específicos;
• utilizar ferramentas de controle estatístico do processo para reduzir a variabilidade dos processos e melhorar a sua capacidade.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Frequência de uma unidade curricular de Estatística:

• Estatística descritiva e tenteoria elemar de probabilidade;
• Variáveis aleatórias e distribuições de probabilidade;
• Amostragem aleatória e distribuições amostrais;
• Inferência estatística: intervalos de confiança e teste de hipóteses;
• Análise de variância: modelo com um fator com efeitos fixos.

Programa

PRIMEIRA PARTE – CONCEITOS E FUNDAMENTOS DE GESTÃO DA QUALIDADE Definições de qualidade de produtos, processos, serviços e organizações; custos de qualidade; controlo e garantia da qualidade.

SEGUNDA PARTE - ANÁLISE E MODELAÇÃO DE PROCESSOS Identificação, análise e representação de processos de negócio; principais ferramentas e técnicas; exemplos práticos. 

 TERCEIRA PARTE - REFERENCIAIS PARA A GESTÃO DA QUALIDADE Apresentação e análise das normas ISO9000. Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ). Exemplos de SGQ. Processos de auditoria e de certificação.

QUARTA PARTE - MÉTODOS E FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Controlo estatístico de processos - Recolha e análise de dados, folhas de registo, análise de Pareto, diagramas de causa-efeito, histogramas de frequência, correlação e análise de regressão, inferência estatística, cartas de controle Shewart. O conceito e a análise da capacidade de um processo. Qualidade no projeto: Análise Modal de Falhas e Efeitos (AMFE).

Bibliografia Obrigatória

Américo Azevedo - José Faria; Material de Apoio à Disciplina
José António Cabral - Henriqueta Nóvoa; Slides de Apoio à Disciplina

Bibliografia Complementar

Douglas C. Montgomery; Introduction to statistical quality control. ISBN: 0-471-66122-8
J. M. Juran, Frank M. Gryna, Jr; Quality planning and analysis. ISBN: 0-07-099385-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teóricas: exposição dos conceitos relativos aos capítulos do programa.
- Aulas práticas: resolução de problemas e casos, análise de textos incluídos em manuais ou artigos científicos. 
- Seminários com palestrantes convidados. 
- Realização de trabalhos práticos individuais e em grupo (reduzida dimensão e complexidade) de apoio às aulas teóricas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 76,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência das aulas (em conformidade com as normas gerais de avaliação).

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada das seguintes componentes: 
- avaliação contínua (presença e participação nas aulas teóricas e práticas): 10% 
- prova escrita: 50% 
- trabalhos práticos (individuais e grupo): 40% 

A aprovação na disciplina também pressupõe a obtenção das seguintes classificações mínimas: 
- avaliação contínua (presença e participação nas aulas teóricas e práticas): mínimo de 50% 
- prova escrita: mínimo de 40% 
- trabalhos práticos (individuais e grupo): mínimo de 40% 

No caso de haver uma diferença superior a 3 valores (numa escala 0 a 20) nas classificações obtidas nos trabalhos práticos e na prova escrita, então, a classificação superior será diminuída até que a diferença seja de 4 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

No caso dos Estudantes que usufruam de um estatuto especial que os dispense da presença nas aulas, a componente de avaliação "participação em aula", será substituída por uma prova oral. Essa prova será realizada durante o mês de junho e terá o mesmo peso (10%) e estará sujeita à mesma nota mínima (50%). Os Estudantes nestas condições, podem também optar pelo regime de avaliação dos Estudantes ordinários. Nesse caso, devem comunicar a sua opção aos Docentes, o mais tardar, até ao final da 3ª semana de aulas.

Melhoria de classificação

Apenas a componente relativa ao exame escrito pode ser melhorada através de provas de melhoria.

Observações

Os Estudantes que se candidatem a exame de conclusão de curso não serão dispensados da realização de um conjunto de trabalhos práticos a definir, caso a caso, pelos docentes.

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