Código: | EEC0090 | Sigla: | SQFI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Automação, Controlo e Sistemas de Produção Indust. |
OFICIAL | Electrónica e Sistemas Digitais |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.fe.up.pt |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEEC | 45 | Plano de estudos oficial | 4 | - | 6 | 56 | 162 |
• Objetivo 1: compreender os princípios fundamentais de controle de qualidade, garantia da qualidade e gestão da qualidade;
• Objetivo 2: ser capaz de identificar, modelar e analisar processos de negócio;
• Objetivo 3: ser capaz de desenvolver sistemas de gestão da qualidade segundo a norma ISO9001;
• Objetivo 4: conhecer as ferramentas fundamentais de qualidade e compreender a metodologia de resolução de problemas;
• Objetivo 5: utilizar a metodologia estruturada de resolução de problemas e os métodos estatísticos de controlo de qualidade com recurso a programas de software específicos;
• Objetivo 6: utilizar ferramentas de controle estatístico do processo para reduzir a variabilidade dos processos e melhorar a sua capacidade.
No final da unidade curricular o aluno deve:
• compreender os princípios fundamentais de controle de qualidade, garantia da qualidade e gestão da qualidade;
• ser capaz de identificar, modelar e analisar processos de negócio;
• ser capaz de desenvolver sistemas de gestão da qualidade segundo a norma ISO9001;
• conhecer as ferramentas fundamentais de qualidade e compreender a metodologia de resolução de problemas;
• utilizar a metodologia estruturada de resolução de problemas e os métodos estatísticos de controlo de qualidade com recurso a programas de software específicos;
• utilizar ferramentas de controle estatístico do processo para reduzir a variabilidade dos processos e melhorar a sua capacidade.
Frequência de uma unidade curricular de Estatística:
• Estatística descritiva e tenteoria elemar de probabilidade;
• Variáveis aleatórias e distribuições de probabilidade;
• Amostragem aleatória e distribuições amostrais;
• Inferência estatística: intervalos de confiança e teste de hipóteses;
• Análise de variância: modelo com um fator com efeitos fixos.
PRIMEIRA PARTE – CONCEITOS E FUNDAMENTOS DE GESTÃO DA QUALIDADE Definições de qualidade de produtos, processos, serviços e organizações; custos de qualidade; controlo e garantia da qualidade.
SEGUNDA PARTE - ANÁLISE E MODELAÇÃO DE PROCESSOS Identificação, análise e representação de processos de negócio; principais ferramentas e técnicas; exemplos práticos.
TERCEIRA PARTE - REFERENCIAIS PARA A GESTÃO DA QUALIDADE Apresentação e análise das normas ISO9000. Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ). Exemplos de SGQ. Processos de auditoria e de certificação.
QUARTA PARTE - MÉTODOS E FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Controlo estatístico de processos - Recolha e análise de dados, folhas de registo, análise de Pareto, diagramas de causa-efeito, histogramas de frequência, correlação e análise de regressão, inferência estatística, cartas de controle Shewart. O conceito e a análise da capacidade de um processo. Qualidade no projeto: Análise Modal de Falhas e Efeitos (AMFE).
- Aulas teóricas: exposição dos conceitos relativos aos capítulos do programa.
- Aulas práticas: resolução de problemas e casos, análise de textos incluídos em manuais ou artigos científicos.
- Seminários com palestrantes convidados.
- Realização de trabalhos práticos individuais e em grupo (reduzida dimensão e complexidade) de apoio às aulas teóricas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 30,00 |
Estudo autónomo | 76,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência das aulas (em conformidade com as normas gerais de avaliação).
Média ponderada das seguintes componentes:
- avaliação contínua (presença e participação nas aulas teóricas e práticas): 10%
- prova escrita: 50%
- trabalhos práticos (individuais e grupo): 40%
A aprovação na disciplina também pressupõe a obtenção das seguintes classificações mínimas:
- avaliação contínua (presença e participação nas aulas teóricas e práticas): mínimo de 50%
- prova escrita: mínimo de 40%
- trabalhos práticos (individuais e grupo): mínimo de 40%
No caso de haver uma diferença superior a 3 valores (numa escala 0 a 20) nas classificações obtidas nos trabalhos práticos e na prova escrita, então, a classificação superior será diminuída até que a diferença seja de 4 valores.
No caso dos Estudantes que usufruam de um estatuto especial que os dispense da presença nas aulas, a componente de avaliação "participação em aula", será substituída por uma prova oral. Essa prova será realizada durante o mês de junho e terá o mesmo peso (10%) e estará sujeita à mesma nota mínima (50%). Os Estudantes nestas condições, podem também optar pelo regime de avaliação dos Estudantes ordinários. Nesse caso, devem comunicar a sua opção aos Docentes, o mais tardar, até ao final da 3ª semana de aulas.
Apenas a componente relativa ao exame escrito pode ser melhorada através de provas de melhoria.
Os Estudantes que se candidatem a exame de conclusão de curso não serão dispensados da realização de um conjunto de trabalhos práticos a definir, caso a caso, pelos docentes.